Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, janeiro 13, 2016

VIVENDO PELO ESPÍRITO

VIVENDO PELO ESPÍRITO
Gálatas 5:16-26

Andar com Deus implica tanto morte quanto vida. É a morte da velha natureza e a vida do Espírito habitando dentro de nós: Jesus descreve esse processo como “nascer de novo” (Jo 1:3-8).  Porém mesmo depois do novo nascimento a carne (a velha natureza) deseja ressuscitar e se manifestar. Neste texto Paulo nos ensina lições sobre viver no Espírito.

VIVER PELO ESPÍRITO É A ÚNICA MANEIRA DE VENCER OS DESEJOS DA CARNE (Vv. 16-18)
Se quisermos deixar de satisfazer os nossos desejos carnais devemos viver pelo Espírito. Isso significa deixar que Ele assuma o controle da nossa vida e viver em profunda comunhão com ele. Há um conflito entre a carne e o Espírito, a carne quer uma coisa e o Espírito quer outra, por isso as nossas ações nunca são neutras ou a gente faz o que a carne quer ou a gente faz o que o Espírito quer.

A MANIFESTAÇÃO DAS OBRAS DA CARNE (Vv. 19-21)
Paulo cita várias obras da carne (não de forma conclusiva e completa) Como exemplo da maneira como a carne pode se manifestar. Podemos ver aqui pelo menos quatro (4) áreas em que a carne pode se manifestar:
o        Na área da sexualidade (imoralidade sexual, impureza, etc.)
o        Na área da Espiritualidade (idolatria, feitiçaria, etc.)
o        Na área dos relacionamentos (ira, discórdia, ódio, inveja, ciúme, etc.)
o        Na área física (embriaguez, glutonaria, etc.)

Paulo deixa bem claro que os que praticam as obras da carne não podem herdar o Reino de Deus. Isso não significa que aqueles que as praticaram no passado não podem herdar o Reino, pois se assim fosse todos nós estaríamos excluídos do Reino de Deus. Mas por meio do arrependimento e abandono dessas práticas e da verdadeira conversão a Cristo qualquer um de nós está habilitado para herdar o Reino. Mas aqueles que insistem em praticar habitualmente as obras da carne, além de provar que não nasceram de novo ainda se excluem a si mesmos do Reino de Deus.

O FRUTO DO ESPÍRITO (Vv. 22-23)

Nos Versículos 22-23. Paulo cita nove virtudes que o Espírito produz no interior daquele que nasceu de novo (o discípulo de Jesus). Novamente essas nove virtudes não são conclusivas ou completas, mas mostradas aqui como um exemplo. Podemos perceber como o fruto do Espírito contrasta com a obra da carne (por exemplo, amor versus ódio).

As obras da carne são produzidas pelo esforço humano, por sugestão de satanás. Os frutos do Espírito são produzidos quando permanecemos na Videira Verdadeira – Jesus (JO 15: 1- 8). Podemos ilustrar da seguinte maneira: Uma máquina (que não tem vida) pode produzir objetos (igualmente sem vida), mas só uma árvore viva pode produzir frutos. Paulo diz que não há lei contra o fruto do Espírito. Por quê? Porque os que verdadeiramente produzem o fruto do espírito já estão vivendo a lei de Cristo escrita em seus corações pelo Espírito Santo. “Pois os que pertencem a Cristo já crucificaram a carne com suas paixões e com os seus desejos” (v.24).

CONCLUSÃO:
Nós já temos a vida que o Espírito Santo dá. Quando aceitamos a Jesus como Senhor e Salvador das nossas vidas, nascemos de novo, nos tornamos filhos de Deus, os nossos pecados foram perdoados e passamos a ser uma nova criatura em Cristo. Agora o que Deus quer de nós é que vivamos essa nova vida e a manifestemos em nosso cotidiano. Pois quem vive pelo Espírito deve andar também no Espírito.

Por Josivaldo Oliveira