Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, outubro 03, 2016

A GRAÇA DE PADECER POR CRISTO

Ministério Shallom - ESTUDO PARA CÉLULA - Pr. Josivaldo Oliveira.

A GRAÇA DE SOFRER POR CRISTO Filipenses 1:29.

"Porque vos foi concedida a graça de padecerdes por Cristo e não somente de crerdes nele" (Filipenses 1: 29). 

Nesse estudo eu gostaria de abordar duas coisas importantes. Em primeiro lugar quero falar sobre o CONCEITO: o que (não) é sofrer por Cristo. E segundo lugar abordar as RECOMPENSAS do sofrer por Cristo. Entender estes dois pontos é importante, pois nos ajuda a permanecer firmes quando sofremos por Cristo e também nos permite evitar sofrimentos desnecessários. 

O sofrimento por Cristo sempre terá um propósito Redentivo. Por exemplo: Quando alguém deixa sua terra, sua família, seu conforto e vai pregar o Evangelho entre outros povos (as vezes sob o risco de morrer) esse sofrimento tem um propósito Redentivo. 

1) Sofrer por Cristo é sofrer perseguição por amor a Cristo. (Mateus 5: 10-12). 

"Bem aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e mentindo, disserem todo mal contra vós". (Mateus 5: 11). 

As pessoas mentem a teu respeito, caluniam você, falam mal, ridicularizam a sua fé pelo simples fato de você ser de Cristo? (Isso é sofrer por Cristo). 

2)Sofrer por Cristo é sofrer por praticar a justiça 

"Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus ". (Mateus 5: 10). É sofrer por fazer o que é certo, correto, honesto e justo por causa da sua consciência cristã. Por exemplo: você é despedido do emprego, pois não quis mentir, nem se envolver em negócios errados (desonestos). Uma irmã em Cristo certa vez foi despedida do seu emprego, pois se recusou a continuar fazendo jogo do bicho para o seu patrão. 

Sofrer por Cristo é sofrer por pregar o evangelho (atos 16: 19-26). Exemplo: Paulo e Silas (Atos 16); Os apóstolos (Atos 5: 17-42). 

"Chamando os apóstolos, açoitaram- nos  e, ordenando-lhes que não falasse em nome de Jesus os soltaram. E eles se retiraram do sinédrio regozijando-se por terem sido considerados dignos de sofrer afrontas por esse Nome" (Atos 5: 40-41). 

• O que NÃO é sofrer por Cristo? 

1) Sofrer por ignorância não é sofrer por Cristo. 

"O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta conhecimento… " (Oseias 4:6). 

Às vezes a pessoa está sofrendo por desconhecer os princípios de Deus. Por exemplo a Bíblia nos ensina a não ficar por fiador de ninguém, mas suponhamos que alguém desconhece esse princípio bíblico e fica por fiador e acaba contraindo a dívida que não é sua e que não tem condição de pagar. Isso certamente vai lhe causar sofrimentos e dores, mas este sofrimento não é por Cristo, É por ignorância. Como evitar esse tipo de sofrimento? Conhecer a Palavra de Deus e o seus princípios e aplicá-los. 

2) Sofrer por desobediência à Palavra não é sofrer por Cristo. 

Por exemplo: o rei Saul foi destituído do Reino, pois desobedeceu a uma ordem expressa do Senhor (I Samuel 15). 

3)Sofrer as consequências dos nossos pecados não é sofrer por Cristo. 

Por exemplo: uma irmã começa namorar com homem ímpio, o pastor aconselha, mostrando a Palavra de Deus a consequência desse namoro (II Coríntios 6: 14-18) mesmo assim ela ignora advertência do Senhor e continua nesse relacionamento . Então ela casa e depois de algum tempo o marido começa a traí-la, espancá-la, humilhá-la, beber etc… Isso certamente vai causar muito sofrimento, mas este sofrimento não é sofrer por Cristo. 

• O sofrer verdadeiramente por Cristo traz recompensas. 

Jesus disse que deveríamos nos alegrar quando sofremos por Ele, pois a nossa recompensa será grande. (Mateus 5: 10-12). Os apóstolos se alegraram quando sofreram por Cristo, pois creram nesta palavra e acreditaram que seriam recompensados pelo Senhor Atos 5:41). 

Aqueles que participam do sofrimento de Cristo também participaram da sua glória.  "… Se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados". (Romanos 8: 17). 

Em apocalipse ( nos capítulos dois e três) está repleto de promessa de recompensas para aqueles que, mesmo diante do sofrimento e das perseguições por Cristo, permaneceram fiéis. 

Conclusão: Não é todo sofrimento que é sofrer por Cristo porém quando sofremos verdadeiramente por Cristo nós somos grandemente recompensados nesta vida, e principalmente na eternidade. Por isso se você está sofrendo por Cristo permaneça firme, pois a sua recompensa será extremamente grande.