Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, outubro 31, 2016

Família salva pela graça de Deus

FAMÍLIA SALVA PELA GRAÇA DE DEUS
 Josué 2:18-19, Hebreus 11:31

Raabe era uma prostituta que vivia em Jericó e ajudou os israelitas na conquista da cidade. Ela ouviu falar da grandeza do Senhor se converteu a ele. Ela ajudou os espiões israelitas hospedando-os em sua casa. Por causa disso ela e toda a sua família foram poupadas da morte. Ela havia combinado com os espiões israelitas que colocaria em sua casa um sinal, uma marca, que era um cordão vermelho, que indicaria que aquela família tinha uma aliança com Senhor, o Deus de Israel, e assim ela e a sua família foram livres da condenação que alcançaria Jericó. Após a destruição de Jericó Raabe habitou entre os israelitas, casou-se com Salmom. Ela tornou-se a mãe de Boaz, que foi o bisavô do rei Davi. Em Mateus 1:5 vemos que Raabe fez parte da genealogia não apenas de Davi, mas também do Senhor Jesus. 

Porque rabi foi salva com a sua família? 

A) Por causa da sua fé 

"Pela fé, Raabe, a prostituta, não morreu com todos os outros da sua cidade quando eles recusaram a obedecer a Deus, mas deu uma acolhida amigável aos espiões " (Hebreus 11:31 NBV). 

B) Por causa da promessa que Deus fez (Josué 2:14

C) Por que escondeu os espiões israelitas (Josué 6:25) ou seja, ela combinou a fé com ações/Obediência. (Tiago 2:25). quando Deus salva uma pessoa pecadora, lava-a e purifica-a totalmente, fazendo dela um instrumento em sua mão. Ele esquece o seu passado e construi um novo futuro. 

A história de Raabe nos ensina que: 

A) Ela habitava numa cidade condenada, mas passou habitar no meio do povo de Deus com segurança. (Josué 6: 22 a 25). Nós também habitávamos em um mundo condenado pelo pecado, mas por meio da graça e da nossa fé em Cristo fomos resgatados do pecado e agora temos uma nova pátria, a celestial. 

B) Ela tinha um caráter pecaminoso (prostituta, mentirosa), mas por causa da sua fidelidade a Deus ela foi redimida. 

C) O sinal usado era um cordão vermelho amarrado a janela de sua casa e isso permitiu que toda sua família fosse salva. Como disse anteriormente, esse cordão vermelho nos faz lembrar do sangue de Jesus que nos limpa de todo pecado (João 1:7). 

Na minha casa precisa haver um sinal que a identifique como aliançada com Senhor. 

Em êxodo no capítulo 12, as famílias dos hebreus foram poupadas da morte por causa da aliança que o Senhor fez com elas selada através do sangue do cordeiro. 

O desejo de Deus é salvar não apenas a nós, mas a toda nossa família (Atos 10:31). 

Deus fez uma aliança com Abraão e com a família dele;
Deus fez uma aliança com Noé e com a família dele;
Deus fez uma aliança com Raabe e com a família dele;
Deus fez uma aliança com o carcereiro e com a família dele;

Deus quer fazer uma aliança com você e com a sua família. 

Deus deu a Raabe um futuro digno e honroso. Ela se casou com Salmom (Mt 1:5) e tornou-se a mãe de Boaz que foi o bisavô de Davi e o ancestral de Jesus. Deus usou uma mulher pecadora e prostituta, depois de arrependida, para ser a ancestral do Salvador do mundo. 

A salvação de Deus é grandiosa e maravilhosa e salva o mais vil pecador que se arrepende dos seus pecados e se volta para Cristo. E não somente o salva, como também o transforma e o inclui em seus planos (II Coríntios 5:17). 

Conclusão: 

Não importa como foi o seu passado, Deus deseja dar a você e a sua família um futuro digno e um honroso através de Jesus Cristo. Se você crê, é isso que ele fará. Deus quer que a sua família seja salva pela graça de Cristo. "Creia no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa" (Atos 16:31).