Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sexta-feira, outubro 28, 2016

FESTA DOS TABERNÁCULOS

FESTA DOS TABERNÁCULOS 
LEVÍTICO 23:33-44 

JOSIVALDO OLIVEIRA

A festa dos tabernáculos é uma das três maiores festas bíblicas, juntamente com a Páscoa e Pentecostes. Foi o próprio Deus quem a instituiu. As festas bíblicas tem um propósito didático, Deus estava ensinando ao seu povo de modo bem tangível e prático lições sociais, morais e espirituais. Além disso a festa dos tabernáculos (como as demais festas bíblicas) aponta para Cristo (o Messias). Cl 2:16,17. 
"… Os dias de festa (…) São sombra das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo". (A realidade é Cristo). 

Quais lições o povo de Deus aprende na festa dos tabernáculos?

1) lição da dependência de Deus

O Tabernáculo era tenda, uma habitação portátil. Durante 40 anos no deserto o povo habitava em tendas e dependia do Senhor para tudo: comer, beber, ter proteção, saber para aonde deveria se mudar etc… 

Durante a festa dos tabernáculos o Senhor Deus ordenou o povo que construisse cabanas e habitasse nelas durante sete dias, isso ativaria a memória do tempo de peregrinação no deserto e de que eles deveriam permanecer dependente de Deus. 

Nós dependemos do Senhor nosso Deus não somente para as coisas dessa terra, mas para maior de todas as bênçãos que é a salvação eterna em Cristo Jesus. A salvação é um dom um presente de Deus (Efésios 2:8,9).

2) Lição da proteção de Deus

Os rabinos falam da sucá (tenda) como símbolo da proteção divina. Em momento de aflição pedimos ao Senhor que nos abrigue no "oculto do seu tabernáculo" (Salmo 27:5). E o Senhor nos promete: "nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à sua tenda ". (Salmo 91:10). 

3) Lição de humildade 

Mesmo os mais poderosos dos homens deveriam viver durante sete dias numa tenda (sucá) rústica e primitiva e conscientezando-se que as posses materiais são transitórias e passageiras. E ainda, deveriam compartilhar essa moradia com os desprivilegiados ao seu redor: "seus servos, o estrangeiro, o órfão e a viúva que estiverem dentro dos seus portões " (Deuteronômio 16:14). Jesus nos disse que deveríamos aprender com a sua humildade (Mt 11:29). Jesus foi tão humilde que mesmo sendo o Senhor, lavou os pés dos seus discípulos (João 13).

4) Lição da unidade/união da família

Por ser pequena a sucá (tenda) obrigava seus moradores a se aproximarem física e afetivamente e poderiam influenciá-los a permanecer unidos nos outros dias do ano. 

E como vai a unidade sua casa? Cumprir os princípios de Deus para família mantém o lar Unido. O Marido deve amar a esposa; a esposa deve ser submissa ao marido; os pais devem criar os filhos no temor do Senhor; os filhos devem honrar aos obedeçê-los (Ef 5:22-6:4). 

A presença de Cristo mantém a unidade da família. Para permanecer unida a família deve pôr o seus olhos no céu. 

A tenda era construída de maneira que dava para ver o céu e as estrelas através do seu telhado. "O lar cristão deve ter uma vista para o céu". 

5) Lição da alegria (Lv 23:40)

 "Por sete dias vos alegrareis perante o Senhor". Mesmo quando habitava no deserto eles deveriam se alegrar perante o Senhor. O Senhor é a nossa fonte de alegria. 

Gostaria de compartilhar uma experiência pessoal. Quando meu pai faleceu e eu recebi a notícia do acidente que ele sofreu, eu tive a dura missão de reunir a minha família e dar a notícia do seu falecimento, principalmente para minha mãe e para as minhas irmãs, pois elas ainda não sabiam. Então reunir minha a mãe e minhas irmãs, nós demos as mãos e antes de dar aquela difícil notícia, eu comecei a cantar "... te louvarei, não importam as circunstâncias, adorarei somente a ti Jesus...". A presença de Jesus em nossas vidas nos faz cantar mesmo nos momentos mais difíceis e turbulentos. 

6) Lição de descanso (v.39)

No primeiro e no oitavo dia havia descanso solene, um Shabat especial. No Novo Nestamento a Bíblia nos ensina que Jesus é o nosso descanso. Quem aceita o convite de Jesus encontra nele descanso para sua alma (Mateus 11:28).

 7) Lição de adoração(V. 36)

Havia adoração pública (santa convocação, reunião solene) e havia adoração em pequenos grupos (nas tendas, na sucá). "Uma benção era recitada imediatamente antes de comer e dormir na sucá" (tenda). 

Aplicação: adoração pública (templo) e adoração em pequenos grupos (célula) na casa (tenda - sucá). (At 2:42, At 2:46).
 
Havia uma célula na casa de Áquila e Pricila (Romanos 16:3-5), A igreja também se reunia na casa de Filemon (Filemon 1:1-2). Igualmente na casa da irmã Ninfa o povo de Deus congregava para adorar ao Senhor (Colossenses 4:15). Portanto, de acordo com o Novo Testamento, a igreja adorava publicamente e também nas casas (Atos 20:20) Tal como na festa dos tabernáculos que havia adoração na tenda (sucá) e também havia adoração pública (santa convocação, reunião solene). 

8) Lição profética

A festa dos tabernáculos como já dissemos anteriormente aponta para Cristo (o Messias). 

João 1:14 diz que "o verbo se fez carne e habitou (tabernaculou) entre nós." Nos tempos do Novo Testamento, os sacerdotes iam em procissão buscar água numa bilha de ouro, à fonte de Siloé. Esta água era misturada com vinho (êx 29:40) e ofereciam-se libações (Levítico 23:36-37) cantando o povo as palavras de Isaías "com alegria tirareis águas das fontes da salvação" e derramava-se a água no sacrifício da tarde com alegres aclamações (João 7:37). O sacerdote dava voltas no altar citando o Salmo 118:25-26: "Oh Senhor, salva-nos, nós pedimos (…). Bendito o que vem em nome do Senhor". "No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva! " João 7: 37,38). No último dia da festa do tabernáculo Jesus declarou ser a fonte da água da salvação. Em Jesus a nossa sede espiritual (sede de Deus) é saciada. E agora todo aquele que bebe dessa água (Cristo) torna-se também um tabernáculo do Senhor, um templo do Espírito Santo, uma morada de Deus. 

Conclusão: 

Através da festa dos tabernáculos nos lembramos da importância de depender sempre de Deus desfrutando da sua proteção, somos instruídos a permanecer humildes e em comunhão com a nossa família e com os nossos irmãos. Aprendemos, também, que a presença de Cristo nos alegra independentemente das nossas circunstâncias, pois é nele que encontramos descanso, somos ensinados a continuar adorando ao Senhor no templo e nas casas e sobretudo, aprendemos que Jesus é a nossa fonte de água da vida. Ele é único que pode saciar a nossa sede de Deus. 

Você tem sede de Deus? Gostaria de saciar a sua sede espiritual? Jesus o convida a ir a Ele e beber! Você aceita o convite de Jesus?