Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, novembro 09, 2016

Protegendo a família contra os perigos do adultério

Protegendo a família contra os perigos do adultério 

Josivaldo Oliveira

Provérbios 6: 20-35. 

Provérbios é o livro da sabedoria. É a sabedoria de Deus para que tenhamos uma vida abençoada em todos os aspectos. Aqui, Salomão traz orientações preciosas, sob inspiração do Espírito Santo, de como nós podemos vencer as tentações do adultério. 

A infidelidade conjugal não afeta somente aquele que a pratica, mas pode afetar negativamente toda a família. Famílias podem ser desmoralizadas, adoecidas, enfraquecidas e destruídas por causa do adultério. 

Quanta dor e sofrimento podem ser evitados se tão somente atentarmos para essas palavras. 

O que nos ajuda a evitar o adultério?

1) Guardar a Palavra de Deus (Vv. 20-24)

Guardar a Palavra de Deus no coração (e não apenas da mente) nos ajuda muito na hora da tentação. Não estou dizendo que alguém cheio da Palavra está isento de cair, mas quanto mais da Palavra tivermos dentro de nós, mais resistentes à tentação nós seremos. 

"Guardei a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti " (Sl 119:11). 

"Habite ricamente a palavra de Cristo em vosso coração… " (Colossenses 3:16).

Quando obedecemos a Palavra de Deus temos: (v.22). 
Orientação: "quando caminhares, isso te guiará"; 
Proteção: "quando te deitares, te guiará "; 
instrução: "quando acordares, falará contigo ". 

Enquanto mantivermos atada em nosso coração a Palavra de Deus (v.21), enquanto mantivermos o nosso foco na Palavra, isso nos guardará da pessoa vil e das suas lisonjas (v.24). 

2) Não se iluda apenas com aspecto físico (Vv.25,26).

"Não cobice em seu coração a sua beleza nem se deixe seduzir pelos seus olhares " (v.25). 

A Bíblia diz que a mulher adúltera (imoral) se veste de forma sensual e provocante (Pv 7:10) "com vestes de prostituta". Já o homem adúltero vai tentar atrair a mulher alheia com lisonjas, elogios. 

Porque devemos fugir do adultério? Porque a infidelidade conjugal pode levar a miséria " pedi um bocado de pão " e a perder a vida. " a adúltera anda à caça de vida preciosa". 

Ainda que o adúltero não perca a vida física de imediato, com certeza  perderá a verdadeira vida, a vida de Deus. 

"A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme o Senhor será elogiada"  (Pv. 31:30). 

3) Lembrar-se das consequências (versículos 27 31) 

Não podemos brincar com fogo sem nos queimar. Assim quem comete adultério terá que arcar com as consequências. Até o ladrão se for apanhado (ainda que tenha roubado para matar a fome) será desprezado e terá que restituir sete vezes mais do que roubou. 

Cometer adultério é como colocar fogo nas próprias roupas e andar sobre brasas. Ninguém pode fazer isso sem se queimar. Em outras palavras não se pode cometer adultério sem sofrer as consequências. O resultado do adultério é: Auto destruição; mágoa; vergonha; desgraça; ódio implacável das partes lesadas. 

Ainda que alguém consiga manter o seu pecado oculto durante toda sua vida terrena e não sofra, aparentemente, nenhuma consequência aqui na terra, ele não deve se esquecer que não ficará impune na eternidade.

"Vocês não sabem que os perversos não herdarão o reino de Deus? Não se deixe enganar: nem morais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos; nem ladrões, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus ". (I coríntios 6:9-11). 

4) Entender que o adultério faz a pessoa perder o bom senso (v.32)

A pessoa perde o juízo e age como um tolo. Ela fica fora de si e se auto destrói. A pessoa age como se não tivesse cérebro. Ela começa a ter atitudes como se fosse uma criança ou um adolescente irresponsável, ainda que seja uma pessoa de meia idade. 

5) Compreender que o adultério leva a pessoa perder a paz (Vv. 33-35) 

Os versículos 33 a 35 falam de algumas coisas que sobrevirão àqueles que cometem adultério: ferimentos; vergonha; humilhação; ciúme; fúria; e vingança. E tudo isso vem para roubar a paz… 

Por isso, o adultério não vale a pena, por mais tentador que seja devemos, com ajuda de Deus, nos manter afastados dele. 

E para que eles que em algum momento cederam à tentação do adultério, o caminho é o arrependimento sincero (Pv. 28:13). 

Quando nos arrependemos, Deus perdoa os nossos pecados e nos purifica de toda injustiça (1 João 1: 9; Atos 2:38).

O arrependimento não nos impedirá de colher as consequências do nosso pecado, mas nos fará receber o perdão de Deus e sermos restaurados em sua presença. 

Conclusão: 

A nossa família é o bem mais precioso que Deus nos deu aqui nesta terra, o adultério pode afetá-la de modo terrível e as vezes irreversível, por isso por meio da Palavra de Deus e com ajuda do Espírito Santo devemos evitá-lo a todo custo.