Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, agosto 27, 2017

Desfrutando de alegria plena

Conexão com Jesus capítulo 6.

DESFRUTANDO DE ALEGRIA PLENA

Quando estamos conectados a Jesus podemos desfrutar de alegria plena. 

“Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.”
‭‭(João‬ ‭15:11‬ ‭NVI‬‬).


Jesus nos oferece a sua alegria plena, uma alegria que não pode ser roubada por causa das circunstâncias adversas, problemas e obstáculos que enfrentamos. É claro que podemos enfrentar alguns momentos difíceis na vida em que nos sentimos tristes, mas essa não deve ser a nossa essência. A nossa essência é de verdadeira alegria e felicidade que repousa no fato de estarmos conectados a Jesus. Isso é resultado da segurança que temos em Cristo. 

Nós sabemos que por mais que enfrentamos adversidades, Jesus está conosco. E porque ele estar conosco temos a convicção que iremos vencer e no final tudo ficará bem. 

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito". (Romanos 8: 28).

Para nós, que amamos a Deus, todas as coisas estão cooperando para o nosso bem (do ponto de vista da eternidade, Deus não desperdiça nada, até mesmo as coisas que vieram para nos destruir ele aproveita e transforma-as, para que no final nós sejamos abençoados dentro do seu plano eterno).

Por isso fique em paz, mesmo se você estiver enfrentando tempos difíceis, experimente a alegria do Senhor. 

A palavra de Deus diz: “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem que falte a vocês coisa alguma.”
(‭‭Tiago‬ ‭1:2-4‬ ‭NVI‬‬). 

O Senhor nos ensina através do apóstolo Tiago que devemos nos alegrar quando passamos por provações. Ele também nos ensina que devemos nos considerar felizes quando somos perseguidos por causa do Evangelho de Cristo.

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.”
(‭‭Mateus‬ ‭5:10-12‬ ‭NVI‬‬)

Nesse texto, Jesus nos mostra que o motivo para o regozijo e exultação é porque há recompensa para quem é perseguido por causa de Cristo.

O apóstolo Pedro também nos ensina que nós, discípulos de Cristo, pela graça de Deus, podemos suportar com alegria períodos de provação. 

Veja o que ele diz: “Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.”
‭‭1 Pedro‬ ‭4:12-13‬ ‭NVI‬‬

Em atos 16, a Bíblia também nos fala de Paulo e Silas, eles estavam presos injustamente por pregar o evangelho de Cristo, com a suas costas feridas, por causa da chicotadas dos seus algozes, mas a meia-noite eles começaram a cantar ao Senhor, por estarem felizes em Sua Presença, embora as suas circunstâncias naquele momento não eram animadoras. Porém eles preferiram tirar o foco de suas circunstâncias e colocá-lo no Senhor Jesus. Por isso em meio a injustiça, eles se alegraram na presença de Jesus e receberam graça para cantar. Você sabe qual foi o resultado disso? O Senhor enviou um terremoto que quebrou todas as celas e Paulo e Silas foram libertos (atos 16). 

Esse é um dos textos que muitos de nós, usamos para declarar: "o louvor liberta". Mas na verdade eles foram libertos pela presença do Senhor Jesus. 

Como Paulo e Silas venceram suas circunstâncias adversas? Eles se alegraram em Jesus, tiraram os olhos das suas circunstâncias (o fato de estarem presos e feridos injustamente), louvaram ao Senhor e foram libertos. 

O Senhor me ensinou a importância de alegrar-me independente das circunstâncias

Quando meu pai partiu para o Senhor, eu e minha família tivemos uma experiência muito dolorosa. Era domingo, dia dos pais, 9 de agosto de 2009. Passei a manhã e parte da tarde tentando ligar para ele, para desejar-lhe um feliz dia dos pais, mas o celular dele só indicava "fora de área", pois ele estava viajando a trabalho e não tinha chegado ainda à sua casa. Mas as 18h, enquanto eu me preparava para ir ao culto, minha irmã me ligou avisando-me que ele havia sofrido um acidente grave e que não estava bem (na verdade ele já havia falecido, mas ela ainda não sabia). Terminei de me arrumar e viajei para Jequié, minha cidade natal, onde ele morava. Quando lá cheguei a casa já estava cheia de pessoas. Meu coração começou a acelerar, pois eu sabia que pela quantidade de pessoas ali, algo sério havia acontecido. Assim que consegui entrar em casa a patroa dele veio chorando ao meu encontro e mim informou o que havia acontecido. Ela disse: "infelizmente seu pai sofreu um acidente e não resistiu. Sua mãe e suas irmãs ainda não sabem do falecimento dele, apenas que houve um acidente grave, e nós estávamos esperando você, na qualidade de irmão mais velho, para avisá-las. Naquele momento difícil eu busquei forças no Senhor e ele me concedeu a sua graça. Reuni minha família, demos as mãos em um grande círculo, e antes de avisá-las o que de fato havia acontecido, convidei-as a cantar comigo: "… Te louvarei não importam as circunstâncias, adorarei somente a ti Jesus…" (Ministério Apascentar de Nova Iguaçu). Enquanto cantávamos, apesar da dor intensa, o Senhor encher o nosso coração de paz e de consolo do Espírito Santo. Esse foi um testemunho poderoso entre aqueles que ainda não conheciam  Senhor Jesus. Uma pessoa que ainda não era cristã, me procurou naquela noite e disse: "eu vejo Deus aqui nesta casa". 

Aleluia! Pela graça do Senhor Jesus podemos nos alegrar na presença dele e até cantar, mesmo quando passamos as piores provações. Não posso dizer para você que foi fácil, que não houve sofrimento ou dor. Mas o que posso afirmar é que a graça de Deus foi (e é) maior que a nossa dor ou sofrimento. Por causa da alegria de Jesus em nós, mesmo quando passamos provações, podemos cantar e louvar ao Senhor. 

Foi isso que aconteceu com Jó. Depois de ter sido informado de todas as suas perdas, inclusive a mais difícil de todas elas, a perda de todos os seus filhos, num único dia. Ele adorou ao Senhor dizendo: "Nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!" (Jó 1:21). 

Quando a nossa fé está firmada em Cristo, nós podemos louvá-lo mesmo quando passamos provações e a nossa fé é testada. A alegria do Senhor é plena, quem está conectado com Jesus desfruta de felicidade completa que as adversidades não podem roubar. 

Que a alegria do Senhor Jesus esteja em seu coração e que ela seja a sua força. Que você se regozije e seja fortalecido por meio da alegria de Jesus. 

Você pode erguer as mãos ao céus agora e dizer: "Senhor eu te louvo porque a sua felicidade está em meu coração e toda luta, adversidade, problema e obstáculo vão passar. Essas circunstâncias não vão roubar a minha alegria em Jesus".  

Portanto, foque em Jesus e no seu relacionamento com ele, pois as suas circunstâncias são passageiras, mas alegria do Senhor é para sempre.