Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, maio 14, 2019

SABEDORIA PARA UM CASAMENTO FELIZ! JOSIVALDO OLIVEIRA


SABEDORIA PARA UM CASAMENTO FELIZ! JOSIVALDO OLIVEIRA

A Bíblia nos ensina a importância de adquirirmos sabedoria para cada área da vida. Sabedoria para as finanças, trabalho, saúde, relacionamento, casamento e família. É necessário que marido e mulher sejam sábios, buscando a sabedoria de Deus para que o seu casamento seja abençoado, próspero e feliz. A Bíblia nos ensina em provérbios 24:3 que “Com sabedoria se constrói a casa,
e com discernimento se consolida.” Quando buscamos a sabedoria de Deus o nosso matrimônio é edificado. Por isso é tão importante que cada cônjuge busque a sabedoria divina para a resolução dos problemas e conflitos que possam surgir no relacionamento do casal.

Em provérbios 14:1 a Bíblia diz que A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua.. A esposa precisa ver o Senhor como a sua fonte de sabedoria para fazer do seu lar um lugar maravilhoso para se viver, para aonde o esposo deseja sempre voltar (Pv 21:9,19).

Mas, infelizmente, alguns homens aproveitam-se desses textos para impor um fardo quase insuportável sobre a mulher. Eles dizem: “olha o que a Bíblia diz: é a mulher que tem a responsabilidade de edificar a casa, se você não for uma mulher sábia o nosso casamento não ficará em pé”. Eles atormentam suas esposas exigindo apenas delas uma postura de sabedoria. Mas a Bíblia nos diz que esta responsabilidade não é apenas da esposa, esta é uma responsabilidade conjunta. Marido e mulher precisam buscar a sabedoria de Deus para um casamento feliz. Veja, por exemplo, o que a Bíblia diz sobre a necessidade de o homem ser prudente (sábio).


Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”. (Mateus 7:24-27).
O que o homem prudente (sábio) faz? Ele constrói a sua casa (o seu casamento, a sua família) sobre a rocha (fundamento sólido gerado pela aplicação da Palavra de Deus à vida). Isso dará muito trabalho (o homem sábio é trabalhador), pois ele terá que cavar profundadas valas até encontrar lugar seguro, para lançar os alicerces de sua casa (casamento, família -Lc 6:48). Mas o resultado valerá a pena, pois em tempos de adversidade (chuva, rios transbordantes e ventos fortes) a casa permanecerá firme. Qualquer casamento pode enfrentar tempos de adversidades, mas o que definirá se ele permanece em pé ou cairá são os seus fundamentos. O seu casamento está edificado sobre a rocha ou sobre a areia? O homem sábio deve avaliar qual é o fundamento do seu matrimônio.

Portanto, percebemos nesses textos que não é apenas a mulher que deve ser sábia, mas o marido deve sê-lo também. Deus deu ao homem a responsabilidade de colocar os alicerces de seu casamento sobre a rocha, por meio da aplicação da Palavra de Deus. Por isso, ambos devem buscar a sabedoria de Deus para um casamento feliz.

Nessa longa jornada (mais de 20 anos) de aconselhamento com casais, o que percebo, é que muitas crises conjugais acontecem simplesmente por falta de sabedoria. E se tão somente eles buscarem ampliar a sabedoria, experimentarão, sem sobra de dúvidas, um casamento muito feliz, vivo, harmonioso e satisfatório.

Talvez nesse ponto, você esteja me perguntando: “Josivaldo, como buscar a sabedoria e onde eu posso encontrá-la?” E vou lhe responder da maneira que a Bíblia nos ensina.
Em primeiro lugar, tema a Deus. Provérbios 1:7 diz: O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” Temer ao Senhor, neste texto, não significa ter pavor ou pânico de Deus, ao ponto de tentar fugir dele e se esconder para não ser achado pelo Senhor, como fez o primeiro casal, após sua desobediência ao Senhor (Gn 3:8-10). Neste texto, “temor ao Senhor” significa uma santa reverência, um profundo respeito por Deus, por sua Palavra e por tudo aquilo que estiver relacionado a Ele. Portanto, esse é o primeiro passo para sermos sábios.

Em segundo lugar, para aumentar a nossa sabedoria devemos nos expor contínua e repetidamente a Palavra de Deus. A medida que nos expomos aos ensinos da Palavra, vamos absorvendo a sabedoria de Deus em nosso coração. Veja o que diz o salmista: “Os teus mandamentos me tornam
mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo.
Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos” (Sl 119:98-99).

Quem medita na Palavra de Deus e aplica os seus ensinos à vida será mais sábio do que aqueles que não têm esse hábito. Por isso é tão importante que marido e mulher aprendam a meditar na Palavra de Deus tanto individualmente, como quando estiverem juntos. falando entre vocês com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor” (Ef 5:19 grifo meu).

Olha que maravilha! Você medita na Palavra, absorve a sabedoria de Deus e a aplica em seu casamento e ele vai se tornando melhor a cada dia. Simples assim! Mas isso é poderoso! Por isso, crie o HÁBITO de meditar na Palavra de Deus diariamente. Isso fará uma diferença absurda em seu casamento.

Em terceiro lugar, podemos adquirir sabedoria ao pedi-la com fé a Deus. Em sua carta, o apóstolo Tiago nos ensina esse princípio. Veja o que ele nos diz: “… vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento” (Tg 1:5-6). Por isso, se você acredita que precisa de sabedoria (e para falar a verdade todos nós precisamos de uma dose bem alta dela), ore ao Senhor com fé e peça-a a Ele, e Ele lhe dará.

A esposa pode pedir a Deus: “ Senhor, dê-me sabedoria para lidar com o meu esposo, compreender seus temores, sua debilidades, saber a hora certa de falar, estar ao lado dele para apoiá-lo e auxiliá-lo na condução da nossa família”. Veja o que diz a Palavra de Deus: “Do mesmo modo, mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, a fim de que, se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês” (1 Pd 3:1-2 grifo meu).

O marido pode orar a Deus: “ Senhor, conceda-me sabedoria e prudência para lidar com a minha esposa, ser compreensivo, calmo e delicado com ela, tratando-a com a devida honra. Ajuda-me, Senhor, a ser um sábio construtor para que eu aprenda a construir diariamente o meu casamento sobre a rocha”.

É isso o que nos ensina a Palavra de Deus: “... vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas orações” (1 Pd 3:7). “Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura” (Cl 3:19).

Portanto, sabedoria é uma base necessária para que você tenha um casamento edificado, harmonioso e feliz. Um casamento que expressa a glória de Deus, e que sinaliza a união espiritual ente Cristo e a sua Noiva, a igreja (Ef 5:31-33). Que o seu casamento seja assim…
Por isso, sabedoria!


Por Josivaldo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário