Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sexta-feira, maio 31, 2019

SUPERANDO AS CRISES NO CASAMENTO – Josivaldo Oliveira

Dois jovens decidiram se casar, eles estavam muito apaixonados; e depois de um tempo se conhecendo e conhecendo também a família um do outro (esse tempo pareceu uma eternidade pelo tanto que estavam apaixonados) eles marcaram a data do casamento. Eles fizeram todos os preparativos com muito cuidado, cada detalhe é pensado minunciosamente: as testemunhas, o local da celebração, quem seria o celebrante, as damas de honra, a festa, os “comes e bebes”, enfim, tudo é preparado com muita antecedência e com muito cuidado. 

Então, o grande dia chega (na cerimônia eles fizeram algo que não estamos acostumados), é a noiva que vai esperar o noivo no altar. O noivo chegou à porta, a marcha nupcial tocando, ele vai entrando lentamente enquanto a noiva aguarda no altar com grande expectativa, mãos transpirando e o coração acelerado. Então o noivo chegou ao altar e segurou a mão da sua noiva enquanto o celebrante começava a cerimônia. Um rito cerimonial lindo, perfeito, cada detalhe pensado com muito carinho, cada palavra escolhida a dedo para ser dita na hora certa. 

Após um breve tempo discursando sobre o amor, o celebrante conclui dizendo: “eu os declaro marido e mulher”. Logo após a cerimônia começou uma festa muito bonita, bem preparada, com muita música, muita dança, muita comida (todos os tipos, para todos os gostos) e claro, um excelente vinho. 

A festa estava acontecendo e a medida que a noite avançava ia ficando cada vez mais divertida, mas, de repente, uma surpresa aconteceu, a primeira crise se instalou na vida desses jovens recém-casados, o vinho (que simboliza a alegria do casamento) acabou. Então, alguém anunciou, em alto e bom som, ao responsável pela festa: O VINHO ACABOU.

Felizmente, aquele casal havia se lembrado de convidar alguém muito especial para estar presente naquele casamento. Eles convidaram ao Senhor Jesus. Quando a primeira crise aconteceu na vida daquele casal, Jesus estava presente e por isso Ele pode fazer um grande milagre. A pedido de sua mãe, o Senhor fez algo extraordinário, transformou água em vinho e devolveu a alegria para este casamento. Essa história está baseada no capítulo 2 do Evangelho de João, e com base nesse texto eu gostaria de fazer três considerações para vencer a crise no casamento.

Primeira consideração: Convide o Senhor Jesus para o seu casamento (Jo 2:2), o milagre só é possível se Ele estiver presente (Jo 15:5). Nessa história os noivos lembraram de convidar Jesus e porque Ele estava presente fez um grande milagre, transformando água em vinho e devolvendo a alegria do casamento. Se o Senhor Jesus estiver presente em nosso casamento, mesmo diante das adversidades, crises, lutas, obstáculos etc… haverá milagres. O Senhor Jesus sempre nos surpreenderá com grandes milagres e as crises não poderão nos vencer, por causa da Sua doce Presença.

Segunda consideração: Nós precisamos fazer tudo o que o Senhor Jesus disser. Foi exatamente isso que Maria disse para os serventes em João 2:5: “Faça tudo que Ele vos disser”. Por isso o casal precisa estar disposto a fazer tudo que Jesus disse em sua Palavra (obediência), isso significa que precisamos aplicar em nosso casamento os princípios que Jesus nos ensinou. Não é apenas conhecer os princípios que torna o nosso casamento um sucesso, mas é aplicá-los que nos dá a possibilidade de vencer as crises. 

O Senhor Jesus nos conta uma história interessante em Mateus 7:24-27: “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda”.

Qual a distinção entre essas duas casas? Uma estava edificada sobre a rocha e a outra, sobre a areia. Jesus nos ensina que a diferença entre cair e estar de pé diante das adversidades é a aplicação da Palavra em nossa vida. Por isso quando você aplica os ensinamentos do Senhor Jesus em seu casamento, mesmo diante das adversidades e crises, você vence porque está aplicando os ensinos de Jesus sobre o seu casamento.

Terceira consideração: Você precisa crer que o vinho de Jesus é melhor. Quando o responsável pela festa provou a água que o Senhor Jesus transformou em vinho, disse ao noivo: Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora” (João 2:10).

Embora o vinho que tinha sido servido antes era excelente, o vinho feito por Jesus era muito melhor. Por isso creia que o vinho de Jesus é sempre melhor. Sabe o que isso significa? O Senhor Jesus pode fazer transformações no seu casamento que levariam anos para acontecer. Por meio de um milagre, grande mudanças podem acontecer em um dia (como por exemplo, a salvação do seu cônjuge)

De acordo com os estudiosos, o vinho pode demorar décadas para ter excelente qualidade. Você entendeu? O vinho que levaria décadas para ficar excelente, Jesus fez em um dia. Se o Senhor Jesus estiver presente, Ele pode fazer grandes milagres em seu casamento hoje. Ele pode fazer em um dia o que levaria anos para acontecer. Creia nisso! 

Que o Bom Deus abençoe o seu casamento, que o seu lar seja um pedacinho do céu, que você e o seu cônjuge desfrutem de um vinho novo (vinho de Jesus) em seu matrimônio.

Por Josivaldo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário