Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, agosto 31, 2020

O CHAMADO DE DEUS

MINISTÉRIO SHALOM - Uma Igreja em Células no modelo dos 12 -  Uma Família Especial para Você! Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Bahia.  Pastores Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA! 


O CHAMADO DE DEUS


“Ele os chamou para isso por meio do nosso evangelho, a fim de tomarem posse da Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo" (II Tessalonicenses 2:14).


 "Portanto, Santos irmãos, participantes do chamado Celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, Apóstolo e Sumo Sacerdote que confessamos" (Hebreus 3:1).


“Portanto, irmãos, empenhem-se ainda mais para consolidar o chamado e a eleição de vocês, pois se agirem dessa forma, jamais tropeçarão!" (2 Pedro 1:10). 


Todos nós fomos chamados por Deus com um propósito específico.  A ordem de Deus é que vivamos o Seu Chamado intensamente.  O QUE É O CHAMADO?  É a vocação de Deus.  É o Senhor nos convidando e convocando para participarmos dos seus propósitos.


“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor” (Provérbios 19:21).


A Bíblia nos fala sobre diferentes aspectos do Chamado de Deus.  Vejamos alguns deles:


1)  CHAMADOS PARA SER SALVOS

 Esse é o primeiro aspecto. É o chamado universal de Deus para todas as pessoas.  

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso”

(Mateus 11:28).  


"Venham, todos vocês que estão com sede, venham às águas; e, vocês que não possuem dinheiro algum, venham, comprem e comam! Venham, comprem vinho e leite sem dinheiro e sem custo. Por que gastar dinheiro naquilo que não é pão e o seu trabalho árduo naquilo que não satisfaz? Escutem, escutem-me, e comam o que é bom, e a alma de vocês se deliciará na mais fina refeição.

Dêem ouvidos e venham a mim; ouçam-me, para que sua alma viva. Farei uma aliança eterna com vocês, minha fidelidade prometida a Davi”. (Isaías 55:1-3).

 

Esse texto nos ensina através de uma metáfora sobre o chamado para salvação totalmente com base na graça de Deus.

O chamado de Deus altera completamente o curso da nossa vida, quando nós o aceitamos. Veja o Exemplo do Apóstolo Paulo.


2)  CHAMADO PARA SERMOS SANTOS E IRREPREENSÍVEIS


Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença” (Efésios 1:4).

Isso significa que pela graça de Deus, fomos chamados para viver uma vida piedosa, digna do Evangelho.  


“Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou”. (I João 2:6).

 Ser discípulos de Jesus, é ter a implantação do caráter dele em nós.


3)  CHAMADOS PARA FRUTIFICAR NO REINO DE DEUS


“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome”. (João 15:16)


Deus deseja que possamos frutificar em seu Reino, servindo com os dons, talentos e habilidades que ele nos deu.


Frutifique no reino! Lidere uma célula, ganhe almas, cuide de vidas, sirva com seus dons, evangelise, atue no ministério de louvor, sirva na ornamentação e limpeza do templo, trabalhe no ministério infantil, distribua alimentos e agasalhos em bairros carentes, visites os doentes, contribua financeiramente para a expansão do Reino, transcreva as mensagens dos seus pastores, para serem distribuídas na forma de texto escrito, etc… Há incontáveis maneiras de você servir e frutificar no Reino de Deus.


4)  O CHAMADO É ANTERIOR AO SEU NASCIMENTO


Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça. Quando lhe agradou” (Gálatas 1:15).


"Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações". (Jeremias 1:5).


“Assim diz o Senhor, aquele que o fez, que o formou no ventre, e que o ajudará: Não tenha medo, ó Jacó, meu servo, Jesurum, a quem escolhi”. (Isaías 44:2).


 O seu trabalho pode mudar durante a sua vida, mas o Seu Chamado é permanente.


5) NÃO PODEMOS COLOCAR DESCULPAS PARA CUMPRIR O NOSSO CHAMADO

 Deus refuta todas as nossas desculpas! Veja alguns exemplos bíblicos: 


A DESCULPA DE JEREMIAS:  “...Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem". O Senhor, porém, me disse: "Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. (Jeremias 1:6 - 7).


A DESCULPA DE MOISÉS: “Moisés Disse, porém, Moisés ao Senhor: "Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! " Disse-lhe o Senhor: "Quem deu boca ao homem? (...) Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer". (Êxodo 4: 10-12)


A DESCULPA DE GIDEÃO:  “O Senhor se voltou para ele e disse: "Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?” "Ah, Senhor", respondeu Gideão, "como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família". Eu estarei com você", respondeu o Senhor, "e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem". (Juízes 6: 14-16). 


DEUS NOS USA APESAR DAS NOSSAS LIMITAÇÕES

Moisés tinha dificuldade para falar, Jeremias era melancólico, Elias tinha tendências depressivas, João era explosivo, Pedro era inconstante, Gideão se achava pobre, Jefté era filho de uma prostituta, José era rejeitado pelos seus irmãos, Rute era moabita, Paulo tinha um passado horrível, tendo sido um assassino de cristãos, Davi cometeu adultério, Mateus era cobrador de impostos, a Mulher Samaritana já havia tido cinco maridos, Abraão era velho demais (quase 100 anos). Todos esses exemplos nos mostram que apesar das nossas limitações o Senhor quer nos usar. Ele usa pessoas comuns (com defeitos e limitações) para que a Glória seja sempre dEle.


Como descobrir o seu chamado?

Comece servindo em todas as áreas que você puder, até descobrir aquilo que “queima” em seu coração.


6) NO CHAMADO HÁ SACRIFÍCIOS, MAS TAMBÉM HAVERÁ RECOMPENSAS


Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão-somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus” (Atos 20:24).


sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo”. (Colossenses 3:24).


 CONCLUSÃO:

Deus nos chamou para cumprir em nós os seus propósitos. Por isso, não podemos dar desculpas para o chamado de Deus, mas identificar a nossa vocação e nos entregar a ela, certos de que do Senhor receberemos a recompensa.  


Josivaldo Oliveira


Nenhum comentário:

Postar um comentário