Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, julho 25, 2021

APRENDENDO COMO USAR SEUS DONS ESPIRITUAIS

 MINISTÉRIO SHALLOM – Uma Igreja em Células no Modelo dos Doze! Uma Família Especial para Você! Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara – Ba. Pastores Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA.

 

 

APRENDENDO COMO USAR SEUS DONS ESPIRITUAIS – 1 CORÍNTIOS 12

 

O que é um dom espiritual? Dom espiritual é uma habilidade especial única dada por Deus a cada crente em Jesus com o propósito de edificar a igreja e glorificar a Deus.

 

Hoje falaremos sobre 8 princípios a respeito de dons espirituais

 

1. Há diferentes tipos de dons espirituais

“Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo”. (1 Coríntios 12:4)

 

2. Cada cristão recebeu um dom espiritual

“Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”. (1 Coríntios 12:11)

 

3. Seu dom espiritual deve ser usado para edificar os outros (não para si mesmo)

“A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum”.

(1 Coríntios 12:7).

 

4. Você não escolhe seus próprios dons espirituais

 

“Porém é um só e o mesmo Espírito quem faz tudo isso. Ele dá um dom diferente para cada pessoa, conforme ele quer”. (1 Coríntios 12:11 NTLH).

 

5. Seu dom espiritual é necessário e essencial para o Corpo de Cristo

 

“O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. Se o pé disser: "Porque não sou mão, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. E se o ouvido disser: "Porque não sou olho, não pertenço ao corpo", nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se todo o corpo fosse olho, onde estaria a audição? Se todo o corpo fosse ouvido, onde estaria o olfato? De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo”. (1 Coríntios 12:14-20)

 

6. Seu dom espiritual não é mais valioso e importante que os dos outros

 

“O olho não pode dizer à mão: "Não preciso de você! Nem a cabeça pode dizer aos pés: "Não preciso de vocês! "Pelo contrário, os membros do corpo que parecem mais fracos são indispensáveis” (1 Coríntios 12:21,22).

 

Você já deu uma topada com o dedinho do pé. Mesmo sendo uma parte tão pequena, que a gente não dá tanta importância (como o rosto), quando é ferida, o corpo todo sente.

 

7. Dons espirituais devem ser encorajados, apoiados e celebrados

 

Não deve haver competição ou ciúmes no corpo de Cristo. Se um membro sofre todos sofrem, mas se um é honrado todos são honrados.

 

“...Deus estruturou o corpo dando maior honra aos membros que dela tinham falta, a fim de que não haja divisão no corpo, mas, sim, que todos os membros tenham igual cuidado uns pelos outros. Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele”. (1 Coríntios 12:24-26)

 

8. Seremos responsabilizados pela maneira como administramos nossos dons espirituais

 

"E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens. A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem. O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco.

 

Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois. Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor. "Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles. O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco.

 

O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel. Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’

"Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’. "O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’ "Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.

 

Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence. O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei? Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.

 

Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez. Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes.  (Mateus 25:14-30).

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário