Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, agosto 10, 2021

POR QUE CELEBRAMOS A CEIA DO SENHOR?

MINISTÉRIO SHALLOM – Uma Igreja em Células no Modelo dos 12 – Uma Família Especial para Você! Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. CEP 45345-000. PASTORES Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA!

POR QUE CELEBRAMOS A CEIA DO SENHOR? 1 CORÍNTIOS 11:17-34

É importante que entendamos a razão pala qual fazemos o que fazemos. É necessário compreender que não inventamos os ritos e as cerimônias celebrados na igreja por conta própria. Não!  Mas o fazemos porque é um mandamento do Senhor. Na verdade nós, a igreja, reconhecemos dois sacramentos:  O batismo e a Ceia do Senhor. E o Senhor Jesus nos ordenou que celebrássemos a Ceia de acordo com o modelo que ele nos mostrou em Mateus 26:26-30, Marcos 14:22-26, Lucas 22:14-20 e 1 Coríntios 11:23-25. Por isso é importante que entendamos o porquê celebramos a ceia e o como devemos celebrá-la.  Em 1 Coríntios 11:17-34, recebemos instruções preciosas que orientam e normatizam a celebração da Ceia do Senhor. Neste estudo veremos 5 orientações:  

1. QUANDO A CEIA DO SENHOR COMEÇOU A SER CELEBRADA?

Em Mateus 26:26-27, Lucas 22:19-20 e I Coríntios 11:23-25  fica claro que foi o próprio Jesus quem instituiu a Ceia, isso aconteceu quando ele celebrava a Páscoa junto aos seus discípulos, na mesma noite em que ele seria traído (noite que antecederia a sua crucificação). A partir dali ele ordenou que os seus discípulos celebrassem a ceia em memória dele.

2. QUEM DEVE PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR?

A ceia do Senhor é celebrada junto com a família espiritual (Igreja) daqueles que creem no Senhor Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal. Não é uma celebração para aqueles que ainda não creem em Jesus. Também não é um ritual secreto, mas no ato público significando que não há nada do que se envergonhar. 1 Coríntios 11:26 diz que quando comemos o pão e bebemos o cálice estamos proclamando a morte do Senhor Jesus até que ele venha. A Ceia, portanto, é uma proclamação da morte do Senhor Jesus.

Por isso, a não ser em casos excepcionais (como doenças), a ceia do Senhor não deve ser celebrada individualmente, mas na reunião do Povo de Deus. Em 1 Coríntios 11:17, 18, 20, 33 e 34 o apóstolo Paulo nos mostra (nestes cinco versículos) que a Ceia do Senhor deve ser celebrada quando estivermos reunidos como Igreja do Senhor Jesus. 

3.  QUAIS SÃO OS ELEMENTOS FÍSICOS DA CEIA DO SENHOR?

A ceia do Senhor não é uma refeição suntuosa com muitos pratos. Ao contrário, são necessários apenas dois elementos: o pão (que simboliza o corpo de Cristo) e o cálice (que simboliza o sangue de Jesus). É muito simples!  (Mateus 26:29).

Porque o significado e o propósito espiritual não é nos satisfazer fisicamente, mas espiritualmente. A Ceia tem o propósito de celebramos à morte Redentora do Nosso Senhor Jesus Cristo. E por que é tão importante celebrarmos a morte do Senhor Jesus? Porque foi através da sua morte (e não dos seus milagres ou sermões) que fomos salvos (João 3:16).

4. QUAL DEVE SER NOSSA ATITUDE MENTAL AO PARTICIPARMOS DA CEIA DO SENHOR?

1 Coríntios 11: 24-25

Nossa mente não deve estar passiva ou neutra. Nós devemos, conscientemente, voltar a nossa mente para Cristo, sua encarnação, crucificação e ressurreição. Nós devemos nos lembrar... Voltar a nossa mente para Jesus e tudo que ele fez por nós na cruz do calvário, para glória do Pai. Nossa vida depende daquele exato momento quando o Senhor Jesus Cristo foi crucificado e morreu por nós (Hebreus 9:27-28). 

5. QUAL O SIGNIFICADO ESPIRITUAL DA CEIA DO SENHOR?

“Não é verdade que o cálice da bênção que abençoamos é uma participação no sangue de Cristo, e que o pão que partimos é uma participação no corpo de Cristo?

Por haver um único pão, nós, que somos muitos, somos um só corpo, pois todos participamos de um único pão. Considerem o povo de Israel: os que comem dos sacrifícios não participam do altar? Portanto, que estou querendo dizer? Será que o sacrifício oferecido a um ídolo é alguma coisa? Ou o ídolo é alguma coisa? É claro que não! Quero dizer que o que os pagãos sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham comunhão com os demônios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. Porventura provocaremos o ciúme do Senhor? Somos mais fortes do que ele?” (1 Coríntios 10:16-22).

O que significa participar do altar? Quando você participa da Ceia do Senhor, se apropria pela fé de tudo aquilo que Jesus conquistou na cruz (Altar). Por exemplo, o perdão dos pecados e a restauração da nossa comunhão com Deus. Quando você come o pão e bebe do cálice, sua fé deve se estender e alcançar tudo o que Jesus fez por você, quando ele morreu na cruz . 

“Jesus respondeu: — Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede”. (João 6:35 NTLH)

“Então Jesus disse: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é a comida verdadeira, e o meu sangue é a bebida verdadeira. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue vive em mim, e eu vivo nele. O Pai, que tem a vida, foi quem me enviou, e por causa dele eu tenho a vida. Assim, também, quem se alimenta de mim terá vida por minha causa. Este é o pão que desceu do céu. Não é como o pão que os antepassados de vocês comeram e mesmo assim morreram. Quem come deste pão viverá para sempre. (João 6: 53- 58 NTLH).

Ali na cruz Jesus comprou para nós todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais: (Efésios 1:3) Paz com Deus, alegria em Cristo, esperança para o futuro, libertação do pecado, do medo e da culpa, segurança e orientação na adversidade, cura das doenças, vitória sobre as tentações etc... 2 Coríntios 1:20  diz que todas as promessas de Deus para nós tem “o sim” e “o amém” em Cristo Jesus.

“Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, todas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por intermédio dele, o “Amém” é proclamado por nós para a glória de Deus” (2 Cor 1:20).

Isso porque ele derramou Seu Precioso Sangue para remover todo obstáculo entre nós e as promessas de Deus. Quando participamos da Ceia temos o fundamento para todas as bênçãos em Jesus. Todas as bênçãos foram compradas pela morte de Cristo na cruz que é representada na Ceia do Senhor. Compreender essas verdades espirituais é o que significa “discernir o corpo do Senhor” (1 Coríntios 11:29)

É por isso que não  podemos participar da ceia do Senhor de modo descuidado. 1 Coríntios 11:27-32 nos mostra que participar da Ceia indignamente é o mesmo que participar sem discernir o corpo de Cristo na ceia do Senhor. E isso incorre em juízo sobre aquele que assim procede.

CONCLUSÃO:

A Ceia do Senhor tem todo um significado espiritual.  Ao participar da ceia creia que você está recebendo mediante a fé, cada uma dessas bênçãos espirituais conquistadas por Cristo Jesus na sua cruz. Isso não significa que você terá qualquer sensação física ou emocional, mas que você se apropria de todas essas bênçãos pela fé. 

Jesus é o Senhor da sua vida?  Você O reconhece como seu Salvador pessoal? Você já entregou o seu coração e a sua vida ao Senhor Jesus? Se já o fez, você está apto a participar da Ceia em memória do Senhor. Se ainda não fez isso, você pode nesta hora tomar decisão de crer em Jesus Cristo com seu coração e confessá-lo com seus lábios. 

“Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para justiça, e com a boca se confessa para salvação”. (Romanos 10:9,10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário