Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, agosto 02, 2021

6 PRINCÍPIOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM GRANDE SONHO – NEEMIAS 3

 

MINISTÉRIO SHALLOM – Uma Igreja em Células no Modelo dos 12 – Uma Família Especial para Você! Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. CEP 45345-000. PASTORES Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA!

 

6 PRINCÍPIOS PARA CONSTRUÇÃO DE UM GRANDE SONHO – NEEMIAS 3

 

Você tem um grande sonho? Um sonho que é maior do que você mesmo? Um sonho que você sabe que seria impossível de ser realizado a não ser que experimentasse uma intervenção de Deus? (Lucas 1: 37).

 

Deus colocou um sonho extraordinário no coração de Neemias, o sonho de reconstruir os muros de proteção de Jerusalém. O povo de Israel havia passado um período de 70 anos como cativos na Babilônia (isso havia acontecido por causa dos seus pecados, principalmente o de idolatria) e quando eles voltaram para sua Pátria Natal, a terra estava devastada, havia pobreza e miséria por todos os lados, o templo que havia sido construído por Salomão estava completamente destruído e os muros de proteção que circundavam Jerusalém estavam em completa ruína.

 

Por isso Deus colocou no coração de Neemias o sonho de reconstrução dos muros de Jerusalém. Era totalmente impossível realizar esse sonho no tempo recorde de 52 dias (como eles realizaram) a não ser que eles experimentassem a intervenção sobrenatural de Deus e estivessem dispostos a trabalhar arduamente sobre a direção do Senhor para realizá-lo.

 

No capítulo 3 de Neemias, encontramos pelo menos seis princípios para realização de grandes sonhos. Vejamos:

 

1. DIVIDA SEU GRANDE SONHO EM PEQUENAS METAS E ALVOS

 

Metas e alvos diários, mensais, trimestrais, semestrais, anuais etc... Até que você alcance seu grande sonho. Por exemplo, se você tem um sonho de ler a Bíblia toda em um ano, você pode dividir esse grande sonho em pequenas metas de leituras diárias, para isso você deve ler cerca de 3 a 4 capítulos da Bíblia diariamente.

 

Isso pode ser aplicado em qualquer outra área da sua vida. Qual é o seu grande sonho? Comece com pequenas metas e alvos. Uma grande jornada começa com pequenos passos. 

 

Valorize os pequenos começos (Zacarias 4:10).

 

2. COMPARTILHE O SEUS GRANDES SONHOS COM OUTRAS PESSOAS E DEIXE QUE ELAS SE APROPRIEM DELES COMO SE FOSSEM OS PRÓPRIOS SONHOS DELAS

 

Por exemplo, na construção do nosso templo, um sonho que Deus me deu (no início era somente meu) eu compartilhei com cada discípulo e então o sonho se tornou nosso. Por isso, a maioria dos discípulos estava envolvida por este sonho.

 

Outro exemplo, o sonho de ganhar uma multidão de pessoas para Jesus. Temos compartilhado esse sonho com cada discípulo e temos visto o Senhor movendo seus corações, para evangelizar, liderar células, consolidar os novos na fé, interceder etc... Tudo com propósito de alcançar as multidões para Jesus.

 

O sonho que antes era apenas meu agora se tornou nosso, porque os compartilhei.

 

3. ORGANIZE O TRABALHO PARA REALIZAÇÃO DOS SONHOS EM VOLTA DE RELACIONAMENTO NATURAIS E SAUDÁVEIS (NEEMIAS 3:1-2, 12-13)

 

Nós não conquistamos sozinhos nenhum grande sonho. Na verdade, sozinhos, não realizamos nada relevante. Esses versículos nos mostram que a obra de reconstrução do muro foi feita através de pessoas próximas e que tinham um relacionamento entre si (familiares, parentes, amigos etc...).

 

Você sabia que cerca de 70% das pessoas que aceitaram a Jesus como seu Salvador e Senhor e que agora estão na igreja vieram através de alguém que fazia (faz) parte do seu círculo de relacionamento?

 

Em Neemias 3 havia famílias inteiras envolvidas na obra de reconstrução dos muros de Jerusalém. Eu quero profetizar que você e sua família estarão envolvidos na obra do Senhor.

“... eu e a minha família serviremos a Deus, o SENHOR” (Josué 24:15).

 

4. DESENVOLVA UM ESPÍRITO DE EQUIPE

 

O foco deve estar na cooperação mútua e não na competição.

 

Trabalho em equipe = êxito

 

A visão do mundo é: “para um conquistar, o outro tem que perder”. Essa é uma visão de escassez, de recursos limitados. Por isso a pessoa com uma visão mundana pensa assim: "se ele ganhar eu vou perder".  Mas o Reino de Deus tem a visão da abundância. O Reino de Deus é um Reino de vida abundante (João 10:10).

 

Abundância de paz, alegria, bênçãos espirituais, amor, recursos sobrenaturais, suprimentos, vida etc. Por isso, precisamos trabalhar em cooperação, para que juntos, como igreja, possamos conquistar os sonhos do Reino de Deus.

 

Por exemplo, Jesus disse que se uma casa estiver dividida contra si mesma esta casa não pode prevalecer. Por isso é tão importante quando a família está unida. Marido e mulher, pais e filhos orando juntos, trabalhando juntos, servindo juntos, congregando juntos (desculpe a redundância) etc... em torno de um sonho comum. Isso é o poder da sinergia.

 

1 Coríntios 3:9 NTLH

“Porque nós somos companheiros de trabalho no serviço de Deus, e vocês são o terreno no qual Deus faz o seu trabalho. Vocês são também o edifício de Deus”.

 

Eclesiastes 4:9-12 NTLH

“É melhor haver dois do que um, porque duas pessoas trabalhando juntas podem ganhar muito mais. Se uma delas cai, a outra a ajuda a se levantar. Mas, se alguém está sozinho e cai, fica em má situação porque não tem ninguém que o ajude a se levantar. Se faz frio, dois podem dormir juntos e se esquentar; mas um sozinho, como é que vai se esquentar? Dois homens podem resistir a um ataque que derrotaria um deles se estivesse sozinho. Uma corda de três cordões é difícil de arrebentar”.

 

Deus não quer que você tente construir sozinho, os grandes sonhos que Ele lhe deu.

Filipenses 1:27 NTLH

“Agora, o mais importante é que vocês vivam de acordo com o evangelho de Cristo. Desse modo, tanto se eu puder ir visitar vocês como se não puder, eu saberei que vocês continuam firmes e unidos. E saberei também que vocês, por meio da fé que se baseia no evangelho, estão lutando juntos, com um só desejo”.

 

5. AME A TODOS, MAS INVISTA EM QUEM QUER

Neemias 3:5

 

Essa foi a estratégia de Jesus. Ele amou a todos (Ele ama a todos). Não existe ninguém que Jesus não ame. Ele alimentou mais de 5.000 pessoas, pregou para grandes multidões, curou cegos, aleijados, paralíticos, ressuscitou mortos, mas treinou 70, discipulou 12 e foi o Mentor apenas de três. Jesus investiu o máximo de tempo naqueles que gerariam o máximo de frutos.

 

Deus nos recompensará por aquilo que fazemos  (Provérbios 14:14) e por aquilo que doamos (Provérbios 22:9). Ninguém será honrado por ser uma pessoa egoísta ou centrada em si mesma.

 

Em Neemias 3 está o registro do nome de pessoas que serviram e trabalharam para obra de Deus há mais de 3.000 anos atrás. Nenhuma pessoa preguiçosa e negligente com o trabalho do Senhor teve o seu nome registrado aqui. Mas as pessoas que trabalharam para a obra do Senhor deixaram um legado para sua posteridade.

 

6. SEJA SEMPRE GRATO

 

Seja sempre grato a todas as pessoas que ajudaram você a realizar os sonhos que Deus colocou no seu coração. (Neemias 3:6,2; 3:4,21).

 

Em Neemias 3, encontramos três tipos de pessoas em relação ao trabalho do Senhor: I - Aquelas que não fizeram nenhum trabalho; II - aquelas que fizeram algum trabalho III - e aquelas que fizeram um trabalho entusiasmado, excelente, dedicado e esforçado.

 

E cada uma delas será recompensada de acordo com tipo de trabalho que fizeram para realização do sonho de Deus. Qual desses tipos de trabalho descreve aquele que você está fazendo?

 

Qual a parte do muro você está construindo em sua família, em sua igreja, etc? É claro que Deus não pediu que você construísse um muro literal, mas Deus quer que você esteja envolvido com o trabalho de tornar os sonhos Dele realidade na terra. 

 

Muitos trabalhos que as pessoas fazem não tem importância alguma para eternidade, mas trabalhar para que os sonhos de Deus sejam realizados da terra, tem relevância eterna.

 

1Coríntios 15:58 NTLH

“Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito”.

 

Hebreus 6:10 NTLH

“Deus não é injusto. Ele não esquece o trabalho que vocês fizeram nem o amor que lhe mostraram na ajuda que deram e ainda estão dando aos seus irmãos na fé”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário