Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, agosto 01, 2023

A LOUCURA DE DEUS - 1 CORÍNTIOS 1:18-31

MINISTÉRIO SHALLOM - ESTUDO PARA CÉLULA

A LOUCURA DE DEUS - 1 CORÍNTIOS 1:18-31


Esta expressão “ a loucura de Deus” foi extraída do versículo 25. Paulo usa esta expressão, pois o meio que Deus escolheu para salvar o pecador, que é a CRUZ DE CRISTO, parece uma loucura para os que estão se perdendo. Mas para os que creem no evangelho é o poder de Deus. Paulo também usa esta expressão para “provocar” aqueles que estão se perdendo na tentativa de chamar a atenção deles para a fé em Cristo Jesus. Infelizmente o símbolo da Cruz se tornou tão familiar para nós, que hoje acabamos perdendo o significado que a cruz  tinha para os cristãos do primeiro século. A Cruz era um objeto de tortura, de exucação de bandidos. o Equivalente em nossos dias seria uma cadeira elétrica. Foi ali na Cruz que o Nosso Senhor Jesus pagou o mais alto preço pela penalidade de nossos pecados, para que nós ao depositarmos nossa fé nele pudéssemos ser salvos da condenação eterna. “Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados”. (1 Pedro 2:24). “Deus tornou pecado por nós aquele que não tinha pecado, para que nele nos tornássemos justiça de Deus”. (2 Coríntios 5:21).



QUAIS SÃO AS LIÇÕES DO TEXTO:

O MUNDO ESTÁ DIVIDIDO ENTRE DOIS TIPOS DE PESSOAS: Aqueles que vêem a cruz como loucura, e aqueles cuja visão da cruz é o poder de Deus. “Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus”. (1 Coríntios 1:18)




DEUS DESAFIA A SABEDORIA HUMANA E APRESENTA A FORMA ESCOLHIDA POR ELE PARA SALVAR O HOMEM PECADOR: A CRUZ DE CRISTO.

“Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes". Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que creem por meio da loucura da pregação. (1 Coríntios 1:19-21). A pregação a que Paulo se refere é a do “Cristo crucificado” (V.23).


ESCÂNDALO E LOUCURA - 1 Coríntios 1:22-25


A cruz era um escândalo para os judeus, pois não compreendiam como o Messias poderia ser amaldiçoado de Deus (Gálatas 3:13, Deuteronômio 21:22-23), enquanto para os gentios, era uma loucura, pois não entendem como Deus poderia morrer numa cruz. No entanto, para nós que cremos, a cruz é poder de Deus e sabedoria de Deus, pois nela encontramos a salvação e o perdão dos nossos pecados. A cruz nos força a tomar uma decisão. Ou nos comprometemos com a verdade ou com o erro.


“Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria;  nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios, mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem.  (1 Coríntios 1:22-25)




A ESCOLHA DE DEUS - 1 Coríntios 1:26-29


Paulo ressalta que Deus escolheu as coisas loucas, fracas e humildes do mundo para envergonhar os sábios, poderosos e orgulhosos. A graça divina alcança a todos, independentemente de sua origem social, intelectual ou financeira.  Até a forma que Deus escolhe o seu povo parece loucura.



“Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, para que ninguém se vanglorie diante dele. 

(1 Coríntios 1:26-29).


NOSSA RESPOSTA - 1 Coríntios 1:30,31



Diante da loucura da pregação da cruz, temos a oportunidade de reconhecer nossa total dependência da graça de Deus. Nossa resposta não pode ser outra senão humildade e gratidão por tudo que Deus fez por nós. Não podemos nos gloriar em nós mesmos, mas apenas em Deus, que nos chamou para sermos seus filhos por meio da fé em Cristo.

“É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor".  (1 Coríntios 1:30,31).


A LOUCURA DE DEUS (VÍDEO)

A Conexão Com Jesus: A chave para uma vida plena e realizada eBook Kindle

Filipenses: Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa eBook Kindle

O CHAMADO: Conhecendo a vocação de Deus para a sua vida eBook Kindle

Vivendo em Santidade (Livro Capa comum )

Os Fundamentos da Familia (Livro Capa comum)

Oito Fatos que Você Precisa Saber Sobre a Oracao (Livro Capa comum )


Nenhum comentário:

Postar um comentário