Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, agosto 20, 2023

A SABEDORIA DO MUNDO VERSUS A SABEDORIA DE DEUS - 1 CORÍNTIOS 3:18-23

 MINISTÉRIO SHALLOM - ESTUDO PARA CÉLULA 

A SABEDORIA DO MUNDO VERSUS A SABEDORIA DE DEUS - 1 CORÍNTIOS 3:18-23


Não se enganem. Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se "louco" para que se torne sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus. Pois está escrito: "Ele apanha os sábios na astúcia deles"; e também: "O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são fúteis". Portanto, ninguém se glorie em homens; porque todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro, seja o mundo, a vida, a morte, o presente ou o futuro; tudo é de vocês, e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus. (1 Coríntios 3:18-23).


ilustração: Um comerciante inglês, crente, tinha um sócio descrente. Um dia seu sócio lhe comunicou e solicitou que participasse de um grande negócio de algodão, com o objetivo de ter um grande lucro. O crente ponderou: “Vou pedir sabedoria ao meu Senhor; o que Ele me responder, eu direi”. “Quem é esse senhor”? – retorquiu o sócio descrente.

“Meu Senhor é Deus; eu nada faço sem primeiro buscar a sabedoria dele”. O descrente falou: “Ora, você está enganado; Deus não sabe nada acerca de algodão; nós vamos ganhar o negócio”. 

Depois de orar buscando sabedoria, a resposta do crente foi taxativa: “Deus me respondeu que não devo fazer o negócio”.

O outro sócio, quando ouviu isto, retirou-se triste e nervoso. No dia subsequente receberam um aviso que o algodão sofreu uma grande baixa. Portanto, se tivessem feito o negócio teriam sofrido grande prejuízo.

O crente comentou com o sócio: “Veja, meu amigo, Deus nos livrou de um grande prejuízo e você disse que Ele não sabia sobre algodão”. Portanto, é muito melhor apoiar-se na sabedoria de Deus do que na sabedoria do mundo.

Nesse texto (1 Coríntios 3:18-23) Paulo nos alerta para a diferença entre a sabedoria do mundo e a sabedoria de Deus. Vejamos as lições do texto:


“Não se enganem". Essa é a frase inicial do V.18 com a qual o apóstolo Paulo começa esta sessão. Todos nós corremos o risco de nos enganar, achando-nos mais sábios do que realmente somos.


“Se algum de vocês pensa que é sábio segundo os padrões desta era, deve tornar-se "louco" para que se torne sábio”. (V.18). Ser sábio  segundo os padrões desta era é possuir a sabedoria deste mundo ( ou a inteligência adquirida por meio dos estudos e da observação). Esse tipo de Sabedoria geralmente pode nos levar ao orgulho (O conhecimento leva ao orgulho, mas o amor edifica - 1 Coríntios 8:1).


Tornar-se "louco" para que se torne sábio. (v.18). Significa valorizar a sabedoria de Deus, que escolheu a cruz de seu filho como um meio de salvação para aquele que crê.  Quando alguém escolhe a sabedoria de Deus se torna louco aos olhos do mundo, mas sábio aos olhos de Deus.


PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

Você valoriza mais a sabedoria de Deus ou a sabedoria deste mundo? Você avalia a sua vida pelo padrão de Deus ou com base em critérios mundanos? Quando você pensa nas mais distintas áreas da sua vida ( família, finanças, estudos, criação de filhos, amizades, vida espiritual…) Quais são os  princípios que lhe dirigem, os de Deus (revelados na Palavra) ou os do mundo?


Não há meio termo, teremos que  escolher viver pela sabedoria de Deus ou pela sabedoria do mundo. “Porque a sabedoria deste mundo é loucura aos olhos de Deus.” (V.19). 


Por exemplo:

Buscar a vingança é a sabedoria do mundo,  perdoar é a sabedoria de Deus (Ef. 4:32).

Procurar levar vantagem sobre os outros é sabedoria do mundo,  servir as pessoas é sabedoria de Deus (1 Pedro 4:10).

Viver uma vida egoísta é a sabedoria do mundo, viver para amar as pessoas é a sabedoria de Deus (1 João 3:16).

Viver para os prazeres carnais é sabedoria do mundo, negar-se a si mesmo é sabedoria de Deus (Lc 9:23). 

Viver para fazer a própria vontade é sabedoria do mundo, viver para a glória de Deus é sabedoria de Deus (1 Cor 10:31). 


Viver para acumular riquezas apenas para si mesmo é sabedoria do mundo,  ser generoso e doador e sabedoria de Deus (Lucas 6:38).


A sabedoria deste mundo é contrária à sabedoria de Deus. 


A sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus, porque esse tipo de sabedoria mundana nos afasta da verdadeira vida. “Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8:36).



Agora Paulo faz duas citações do Antigo Testamento: Jó 5:13 e Salmo 94:11.


“Pois está escrito: "Ele apanha os sábios na astúcia deles” (V.19, Cf. Jó 5:13).


Exemplos:


Deus pegou Hamã na própria astúcia dele. “Assim Hamã morreu na forca que tinha preparado para Mardoqueu…” ( Ester 7:10).


Deus também confundiu a sabedoria de Nabucodonosor, de Faraó,  das autoridades romanas e judaicas etc…


As autoridades romanas e judaicas do tempo de Jesus. Por meio da sabedoria humana eles acreditavam que ao crucificarem o Senhor Jesus eles estariam acabando com ele, mas na verdade eles estavam apenas cumprindo o plano de Deus. “... livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a criação do mundo”. (Apocalipse 13:8).


“O Senhor conhece os pensamentos dos sábios e sabe como são fúteis” (V.20, Cf. Salmo 94:11).


A sabedoria do mundo só se interessa com futilidades (coisas que não tem valor nem relevância eterna).  Quando você assiste a programas de TV, por exemplo, você percebe que muitos dos que são aclamados como sábios e celebridades deste mundo só se importam com futilidades.


Por isso, o apóstolo Paulo orienta aos Coríntios: “ninguém se glorie em homens” (V.21).  Como já foi dito em estudos anteriores, esse era um costume que eles haviam trazido da filosofia grega.  Muitos deles se gloriavam em seus “sábios preferidos". Alguns acabaram trazendo esse costume para a igreja e se gloriavam em seus “ministros preferidos" (Paulo, Apolo, Cefas-Pedro).


Agora Paulo vai falar porque é tolice se gloriar em homens…

Pois… 

“…Todas as coisas são de vocês, seja Paulo, seja Apolo, seja Pedro…”.(Vv.21-22). Todos os ministros pertencem à igreja para servi-la. São presentes de Deus para a igreja (Ef 4:11). Paulo, Apolo e Pedro pertenciam à igreja e não à igreja a eles.


O mundo -  O planeta Terra, o universo físico, o verdadeiro conhecimento (ciência). Deus criou para nós e em Cristo somos co-herdeiros. 


 A vida ( a verdadeira vida, eterna, abundante…)

 A morte ( Cristo conquistou a morte) -  A morte não tem mais domínio sobre nós.  Até quando morremos somos do Senhor.

O presente ou o futuro; o presente ou o futuro; (Todas as coisas servem ao homem que serve a Deus). Ex:  Jesus mandou os seus discípulos trazerem jumentinho quando ele precisou (Lucas 19:28-35).


“...e vocês são de Cristo, e Cristo, de Deus. (V.23).

Somos de Cristo ( todos os cristãos o são) E temos tudo o que precisamos para viver uma vida piedosa (1 Pd 1:3),  por isso não precisamos nos gloriar nos homens.


Por sermos servos de Cristo, também pertencemos a Deus. Nós estamos ligados a Cristo que está ligado ao Pai.


LIVROS: A Conexão Com Jesus: A chave para uma vida plena e realizada (eBook Kindle) https://a.co/d/cuNoJZD

Filipenses: Um modelo bíblico para uma vida vitoriosa (eBook Kindle) https://a.co/d/2mWMHLU

O CHAMADO: Conhecendo a vocação de Deus para a sua vida (eBook Kindle) https://a.co/d/gEJjkFE

Vivendo em Santidade (Livro capa comum) https://a.co/d/8eJLw3F

Os Fundamentos da Família (Livro capa comum) https://a.co/d/6Xo7VTW

Oito Fatos que Você Precisa Saber Sobre a Oração (Livro capa comum) https://a.co/d/hvfsyxs


Nenhum comentário:

Postar um comentário