Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

A perseguição da Igreja e a Expansão do Evagelho Parte III

3º) Pedro e João foram enviados a Samaria (Vv.14-25)
Consolidando os novos discípulos
O versículo 14 deixa claro que Pedro e João foram enviados pelos demais apóstolos para consolidar os novos convertidos de Samaria. O nosso ministério aos não crentes não é apenas de evangelizá-los, mas também de consolidar na Palavra de Deus aqueles que, dentre eles, se converterem a Jesus. Não podemos apenas ganhar os perdidos para Cristo, mas, também, consolidá-los em Cristo. É preciso ensinar, doutrinar, ministrar, consolidar e discipular o novo convertido, pois a fé dele não deve ser fundamentada apenas em milagres, mas principalmente sobre a Palavra de Deus.
Filipe chegou à Samaria primeiro, e evangelizou os samaritanos ganhando muitos deles para Cristo. Mas ele sozinho não conseguiria consolidar com qualidade todos os novos discípulos, pois agora havia uma multidão deles. Por isso, Pedro e João foram enviados àquela cidade, para ajudar a Filipe no processo de consolidação dos novos discípulos.
Consolidando no Poder do Espírito Santo
Quando ambos os apóstolos chegaram à Samaria, impuseram as mãos sobre os discípulos e eles foram cheios do Espírito Santo. Pois, “até aquele momento, eles tinham sido batizados apenas no nome do Senhor Jesus – o Espírito Santo ainda não tinha vindo sobre eles” (V.16 AM).
Essa é uma maneira maravilhosa de consolidar nossos discípulos, orar para que eles sejam cheios do Espírito Santo. Não basta apenas batizá-los com água, eles precisam ser cheios do Espírito de Deus. Isso é um verdadeiro desafio para o consolidador, pois ninguém pode liberar sobre os outros aquilo que não tem. Isto significa que se eu quero que os discípulos de Cristo que estão sob os meus cuidados sejam cheios do Espírito Santo, eu preciso transbordar a presença do glorioso Espírito de Deus.
Liberar do Espírito que está dentro de nós
Um dia Moisés chegou diante de Deus sentindo-se cansado, ele disse para o Senhor que não conseguiria conduzir sozinho o povo de Israel à terra prometida, que aquela responsabilidade era grande demais para ele. A resposta de Deus veio imediatamente, “e o Senhor disse a Moisés: ‘Reúna setenta autoridades de Israel, que você sabe que são líderes e supervisores entre o povo. Leve-os a Tenda do Encontro, para que estejam ali com você. Eu descerei e falarei com você, E TIRAREI DO ESPÍRITO QUE ESTÁ SOBRE VOCÊ E O POREI SOBRE ELES. Eles o ajudarão na árdua responsabilidade de conduzir o povo, de modo que você não tenha que assumir tudo sozinho’” (Nm 11:14-16 NVI). Deus disse que do mesmo Espírito que estava sobre Moisés colocaria sobre os setenta anciãos que o ajudaria a conduzir o povo. Moisés tinha o Espírito Santo em sua vida, por isso quando Deus compartilhou daquele Espírito com os setenta eles também foram cheios do Espírito de Deus. Porque se libera sobre os outros do Espírito que está em nós. É por isso que orientamos a igreja a não permitir que qualquer pessoa imponha as mãos sobre a sua cabeça. Porque a pessoa libera do espírito que está dentro dela.
Os apóstolos Pedro e João estavam cheios do Espírito Santo, e por isso quando impuseram as mãos sobre os novos discípulos em Samaria e por eles oraram, imediatamente eles receberam o Espírito Santo.
Uma proposta indecente
Simão, o “ex-feiticeiro”, que era fascinado por qualquer ação sobrenatural, quando viu que pela imposição das mãos dos apóstolos, os discípulos recebiam o Espírito Santo, ofereceram-lhes dinheiro visando comprar o dom de impor as mãos sobre as pessoas e elas receberem o Espírito Santo.
Diante de uma proposta tão indecente, Pedro se levantou e disse a Simão: “Para o inferno você e seu dinheiro! Como ousa pensar que pode comprar o dom de Deus? Você nunca vai tomar parte da obra de Deus com suborno e barganha. Trate já de mudar de vida! Peça a Deus que o perdoe por querer usar Deus para ganhar dinheiro. Vejo que não deixou o velho hábito. Sua ganância está acabando com você!”. (Vv.20-23 AM).
O dom de Deus não se compra com dinheiro. O Espírito Santo não é um objeto que pode ser comprado. Para receber o Espírito de Deus é preciso entregar a vida a Jesus, arrepender-se, renunciar o pecado e mudar de vida.
Não use o dinheiro manipular o sagrado
Simão se tornou o precursor daqueles que desejam comercializar as coisas sagradas. Infelizmente até em nossos dias existem pessoas querendo usar o dinheiro para comprar o favor de Deus. Quantas são as pessoas que querem usar a moeda da terra para “negociar” os recursos do céu. Infelizmente, existem alguns que por terem muitas riquezas se consideram donos da igreja, e querem a todo custo usar o poder que possuem (por causa da sua condição financeira elevada) para manipular seus pastores. Alguns acreditam que os profetas de Deus estão à venda. Estas pessoas tentam comprar a mensagem dos profetas do Senhor, querem que os ungidos do Senhor proclamem apenas mensagens que lhes favoreçam, que acalentem as suas almas, que mimem os seus caprichos e os seus egos.
Certa vez dois homens chegaram para o pastor deles e disseram: Pastor, os nossos dízimos juntos pagam o seu salário, por isso todos os meses nós iremos pagar o seu salário com o dinheiro do nosso dizimo. O senhor não precisa se preocupar, pois ainda que a igreja venha a passar por alguma dificuldade financeira, nós iremos pagar o seu salário, nós iremos lhe sustentar. Embora essa proposta parecesse muito piedosa, o pastor a rejeitou, pois percebeu que por trás dessa aparente piedade havia a intenção de manipulação. Era como se eles quisessem intimidar o pastor, e forçá-lo a pregar apenas o que eles queriam ouvir. Ou como se eles quisessem que o pastor comesse nas mãos deles. Por isso, aquele pastor sabiamente orientou aqueles homens a entregarem seus dízimos, como os demais irmãos, no altar do Senhor.
Infelizmente, existem pessoas dentro das igrejas (principalmente aquelas que são mais abastadas financeiramente) que se o pastor não fizer o que elas querem, ou não pregar o que elas desejam ouvir, deixam de entregar os dízimos, as ofertas e as primícias. Muitas vezes essas pessoas conseguem – por causa do espírito de manipulação que agem em suas vidas – até mesmo influenciar outras pessoas dentro da igreja a fazer o mesmo. A intenção é maligna, tem o objetivo de deixar o líder sem suprimento a fim de forçá-lo a tomar uma das duas decisões: Comer nas mãos delas ou deixar a igreja e sair da cidade.
Essas pessoas se esquecem de duas coisas: Em primeiro lugar, quem sustenta o profeta é o Senhor (I Rs 17), em segundo lugar, os dízimos, as ofertas e as primícias não pertencem a elas, pertencem ao Senhor e deixar de entregá-los é entrar em desobediência contra Deus. Vejamos o que diz o Livro Sagrado:
Semear no Reino, uma doutrina bíblica
“...Abraão deu o DÍZIMO DE TUDO”. (Hebreus 7:2)
“...O dízimo será santo ao SENHOR”. (Levítico 27:32)
“Trazei TODOS OS DÍZIMOS à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”. (Malaquias 3:10)
“E, depois que se divulgou esta ordem, os filhos de Israel TROUXERAM MUITAS PRIMÍCIAS de trigo, mosto, azeite, mel, e de todo o produto do campo; também OS DÍZIMOS DE TUDO trouxeram em abundância”. (2 Crônicas 31:5)
“Dar-lhe-ás as primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas”. (Deuteronômio 18:4)
“Honra ao SENHOR com os teus bens, e com as primícias de todos os teus ganhos”. (Provérbios 3:9)
“E as primícias de todos os primeiros frutos de tudo, e toda a oferta de tudo, de todas as vossas ofertas, serão dos sacerdotes; também AS PRIMÍCIAS DAS VOSSAS MASSAS DAREIS AO SACERDOTE, PARA QUE FAÇA REPOUSAR A BÊNÇÃO SOBRE A TUA CASA”. (Ezequiel 44:30).
Portanto, não podemos agir como Simão, tentar manipular a Deus ou seus profetas com dinheiro. Não podemos comprar Deus, que é o dono da prata e do ouro, com o nosso dinheiro. Aquele que faz o asfalto da cidade celestial de ouro puro, não se impressiona com o quanto de riqueza nós possuímos.
Tudo no Reino de Deus é alcançado por graça, pura e simplesmente por graça. Não podemos comprar nenhum favor de Deus. Se você der um milhão de dízimo não será melhor do que aquele que dizima apenas um real. Na verdade não existe ninguém que seja o maior dizimista, porque quem entrega o seu dízimo fielmente o faz proporcional a sua renda. O dízimo é décima parte (10%) de toda a sua renda, portanto, se o seu salário é mil reais e você entrega cem reais de dízimo, você é tão dizimista quanto aquele que ganha dez mil reais e entrega mil reais. É assim que funciona no Reino de Deus.
Se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração
Deus não fica estupefato com o nosso dinheiro. O que o Senhor deseja realmente ver em nós, é um coração quebrantado, contrito e disposto a honrar e obedecer a Sua Santa Palavra. Isso, sim, é o que faz o Senhor sorrir para nós. “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. (Salmos 51:17)
Deus deseja prosperar a sua vida, mas quando isso acontecer não fique orgulhoso, achando que você conseguiu prosperar na força do seu braço, apenas com o seu trabalho ou esforço. Deus é soberano, Ele levanta a quem quer, e abate a quem quer. O Senhor levanta o pobre do meio do lixo e o faz assentar entre os príncipes (I Sm 2:6-8), mas também pode fazer um rei extremamente rico como Nabucodonosor pastar como animal e comer capim durante sete tempos (Dn 4:29-33).
“...Se as suas riquezas aumentam, não ponham nelas o coração”. (Salmos 62:10)
Consolidar para romper as cadeias do pecado
Simão quis comprar o dom do Espírito Santo com a moeda desta terra e foi duramente repreendido por Pedro (Vv.20-24). O apóstolo mostrou para Simão que ele ainda estava enredado com o pecado e insistiu com ele para que se arrependesse e buscasse o perdão de Deus. Todavia, a resposta de Simão não foi sábia, pois pediu aos apóstolos que fizessem por ele, aquilo que, naquele momento, somente ele poderia fazer por si próprio. Aquele não era um momento para pedir a outros que orassem por ele, aquele era o momento para Simão se quebrantar e ir pessoalmente diante do Senhor em oração e arrependimento e buscar o seu perdão.
Infelizmente, existem discípulos que quando cometem um pecado específico querem que seus discipuladores se tornem mediadores entre eles e Deus. Eles pedem ao discipulador para orar em favor deles, mas eles mesmos não querem orar. Querem que o líder interceda, porém não estão dispostos a mudar de vida e abandonar o pecado. Mas, não é assim que funciona no reino de Deus. Quando um discípulo comete um pecado deve ir pessoalmente ao Senhor em oração, com atitude de quebrantamento e arrependimento, buscar o perdão de Deus e assim encontrar a Graça divina (I Jo 1:9).
Missão cumprida (V.25)
Depois que Pedro e João cumpriram sua missão em Samaria, voltaram para Jerusalém e espalharam o evangelho em cada aldeia samaritana que encontraram pelo caminho de volta para Jerusalém. Mesmo viajando de volta à sua terra natal, Pedro e João não perderam a oportunidade de espalhar a mensagem da salvação de Deus. Eles não perderam tempo, nem oportunidade. Os apóstolos não deixaram que a privilégio de semear a Palavra de Deus passasse das mãos deles.
Nós, à semelhança dos apóstolos não podemos perder a oportunidade e privilegio de pregar o evangelho. Devemos espalhar a Palavra de Deus em todo tempo, quer seja oportuno quer não. Indo ou voltando, mas compartilhando a verdade, a verdade em amor, mas sempre a verdade. Pedro e João foram enviados a Samaria pelos demais apóstolos que estavam em Jerusalém, e agora eles estão voltando alegres com o senso de missão cumprida, mas, ainda assim, não negligenciavam aqueles que estavam pelo caminho.
Conclusão
Essa é a mensagem de Deus aos nossos corações, pregue a Palavra em todo tempo, em todo lugar. Anuncia a Palavra. Deus em sua soberania pode usar até mesmo a perseguição para nos despertar para pregar o evangelho. Muitas vezes ele usa situações dolorosas para nos despertar espiritualmente. Para nos motivar para um compromisso maior com ele e nos animar a cumprir a nossa vocação ministerial.
Será necessário Deus permitir algum tipo de perseguição para nos despertar, assim como fez com a igreja em Jerusalém? É melhor que nós sejamos convencidos pelo Espírito, a cumprir a nossa missão de compartilhar a mensagem de Deus, do que ter que esperar vir a perseguição, a dor e o sofrimento, para que sejamos despertados. Mas, se for necessário, Deus usará a perseguição, e se ela vier, lembre-se que esta é uma oportunidade maravilhosa de proclamar Cristo a outras pessoas.
SEJA UM MULTIPLICADOR DESTA MENSAGEM. FAÇA TRÊS CÓPIAS E COMPARTILHE COM TRÊS AMIGOS.
PARA AQUELES QUE DESEJAM SEMEAR EM NOSSO MINISTÉRIO:
BRADESCO
AG: 2060-5
C/C: 8306-2