Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, abril 21, 2024

Apoio para a vida - Atos 2:42-47

 Apoio para a vida - Atos 2:42-47


“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos. Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração, louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos” (Atos 2:42-47).


A importância das células para o crescimento espiritual e transformação


Precisamos entender a importância das células num contexto cristão e como elas se tornam num sistema de apoio à vida espiritual.



Precisamos de apoio: Tal como os astronautas, os mergulhadores de águas profundas e os soldados, os cristãos precisam de um sistema de apoio para enfrentar os desafios da vida. Deus nunca pretendeu que passássemos a vida sozinhos (Gênesis 2:18).


As células são a Resposta: A igreja, na sua essência, funciona através das células (Romanos 16:5, Filemon 1:2-3). Esses pequenos grupos fornecem o suporte necessário para o crescimento espiritual, semelhante à forma como as células são essenciais para a vida de um corpo (Atos 2:42-47, 1 Coríntios 12:12-27).


Benefícios de pertencer a uma célula:


Estudamos a Palavra de Deus juntos: “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos…” (Atos 2:42) Estudar a Bíblia numa célula leva a uma compreensão mais profunda do que o estudo individual. Na célula temos diferentes perspectivas e isso enriquece a experiência de aprendizagem.


Aprendemos como amar: As células proporcionam um espaço seguro para praticar o amor e desenvolver habilidades relacionais que talvez não tenhamos aprendido em outro lugar. “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”. (1 João 4:7-8).


Comemos juntos! (comunhão com comida): “...Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração…” (Atos 2:46). Compartilhar refeições promove alegria, generosidade e conversas descontraídas, tornando os ensinamentos mais receptivos. Comer juntos ajuda a diminuir a resistência. 


Jesus se revelou aos discípulos do caminho de Emaús quando estava à mesa com eles


“Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles” (Lucas 24:30-31).



Oramos juntos uns pelos outros: “Eles se dedicavam (...) às orações” (Atos 2:42 ). Orar juntos tem um poder maior do que orações individuais. “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”. (Mateus 18:20). Oramos com nossa célula e por nossa célula.


Encorajamos e ajudamos uns aos outros: Nas células podemos receber ajuda prática em momentos de necessidade, fortalecendo-nos mutuamente através dos dons compartilhados. “Sirvam uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como encarregados de administrar bem a multiforme graça de Deus”. (1 Pedro 4:10).


O tamanho ideal para as células:


Uma célula deve ser bem “pequena”. O ideal é que o tamanho seja entre três e dez pessoas. Isso permite que todos participem, recebam ajuda e se edifiquem mutuamente.


Conclusão:


É muito importante que você participe de uma célula e experimente o poder transformador dessa experiência. Não perca tempo, abra a sua casa e convide seus amigos para um tempo de comunhão, oração e estudo da palavra de Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário