Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, outubro 14, 2010

Cristo é vida

Ministério Shallom – Estudo para célula
Cristo é vida
1ª Jo 1:1-4
Se você abrir um dicionário e procurar o significado da palavra vida, irá descobrir que o dicionário emprega vários conceitos com o propósito de definir esta palavra. Porém quando nos voltamos para a palavra de Deus, observamos que basta uma palavra para expressar a vida em toda a sua plenitude e abrangência: Cristo.Ele é a vida, é a fonte da vida, é a vida que estava no princípio com Deus , “ No principio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por imtermédio dele, e, sem ele,nada do que foi feito se fez. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens”. (Jo 1:1-4).
Esta vida se manifestou aos homens e é revelada aos que creem.
“ E o verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. (Jo 1:4).

Há duas maneiras da vida em Cristo ser revelada aos que crem:
1 – Um Contato pessoal e íntimo com Cristo: A Fonte da Vida ( V.1)
O Apostolo João teve um contato intimo com Cristo, ele o viu com os próprios olhos, ouviu e tocou nele.
A Bíblia nos mostra quer João era considerado o discípulo mais intímo de Jesus, era aquele que na ceia se reclinava ao peito de Jesus.
O fato de João ter esse contato tão íntimo com Cristo permitiu que ele tivesse uma clara revelação que Jesus era a fonte da verdadeira vida.
João não recebeu informações de terceiros sobre quem era Jesus, mas ele andou com o Senhor, conversou com o mestre e esteve muito proximo de Cristo em todos os momentos da vida dele aqui na terra.
Porém, este contato íntimo de João com Jesus, não foi apenas quando o Senhor estava presente fisicamente, mas a Bíblia nos mostra em Apocalipse que mesmo depois da ressurreição e subida de Jesus ao céu, João continuou vendo e ouvindo o Senhor e conversando com ele e por isso cada vez mais a sua revelção sobre Cristo era ampliada.
*Quanto mais contato nós tivermos com uma pessoa e quanto mais intímo e profundo for esse contato, mais conhecimento desta pessoa nós teremos. Isso é o que ocorre com frequência no casamento.
* Com cristo não é diferente, quanto mais nos aproximamos dele ouvindo a sua voz através da Palavra, conversamos com ele através da oração, mais íntimos seremos dele e consequentemente mais profudamente o conheceremos.
* Quando Jó viu e ouviu ao Senhor Deus ele teve um conhecimento claro de quem Ele era:
“tu me pergutaste como me atrevi a por em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ingnorante. É que falei de coisas que não compreendio, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender” (Jó 42:3).
“ Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. Por isso estou envergonhado de tudo e me arrependo...(Jó 42:5,6).
2 – Uma proclamação verdadeira sobre a vida emCristo. (Vv.2,4)
Uma outra mameira de Cristo ser revelado aos que creem é uma proclamação verdadeira sobre a vida que flue de Cristo.
• Quando a verdade a respeito de Cristo, revelada na palavra de Deus é Compartilhada. Ele é revelado (torna-se conhecido) àqueles que ouvem com fé.
• Somente aqueles que passaram pelo primeiro passo da revelação da vida manifesta em Cristo (contato intímo e pessoal com Cristo) poderão compartilhar verdadeiramente sobre a vida em Cristo (v.2).
• Todo aquele que de fato experimenta essa vida maravilhosa em Cristo, tem o desejo de compartilhá-la com outros, exatamente como fez o Ap. João.
• É por isso que a maioria dos novos convertidos querem compartilhar sua experiência em Cristo com os outros. Eu me lembro que logo após minha conversão estava constantimente buscando compatilhar a vida que agora tinha em Cristo, com a minha família, com os meus amigos, etc... O resultado disso foi que muitos daqueles com quem compartilhei a vida em Cristo, hoje desfrutam desta.

Propositos de compartilhar a vida em Cristo.

Comunhão: Um com os outros e com Deus (v.3)
Não fomos criados para viver em solidão. Quando Deus Criou o homem disse que não seria bom que ele estivesse só. A maioria das pessoas tem medo de solidão, de ficarem sozinhas de envelhecem sozinhas, e de morrerem sozinhas.
Mas quando a vida de Cristo é compartilhada esse problema é solucionado, pois podemos desfrutar de comunhão uns com os outros e com Deus. O Senhor não nos deixa, ele prometeu está conosco todos os dias até o consumação dos séculos (Mt 28:20).
Produzir alegria verdadeira plena (v. 4)
• Aqueles que tem a vida de Cristo, e compartilham com outros desta vida, desfrutam de uma alegria espiritual completa e plena.
• Isto significa que eles não precisam de coisas externas (materiais) para desfrutarem de uma alegria espiritual plena e completa, pois Cristo lhes basta(v.4).
• Davi conhecia esta alegria pois disse “Na tua presença há plenitude de alegria”(Sl16:11)
• Na noite que antecedeu sua crucificação, Jesus disse: “ E a vossa alegria ninguém podera tirar (Jo 16:22)
• A vida em Cristo nos dá uma alegria que o mundo não é capaz de nos dá (Rm 14:17).

Conclusão
Cristo é a vida manifestada entre os homens e revelada aos que creem. Portanto, tenhamos um contato íntimo e pessoal com Cristo, desfrutando diaramente da sua presença, através da oração e meditação na sua Palavra, e uma vez que temos experimentado dessa vida maravilhosa que passamos compartilhá-la com os outros.