Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, outubro 18, 2010

Dois estilos de vida

Ministério shallom – Estudo para Célula
Dois estilos de vida
1ª João 1:5-7

A Bíblia nos mostra que há duas opções que se apresenta diante de todo ser humano. Cada uma delas é totalmente contrária a outra. Por exemplo, existem dois caminhos: O largo e o estreito; dois destinos eternos: O céu e o inferno; duas condições espirituais: A bênção e a maldição; dois estados espirituais: A vida e a morte, etc. Neste texto, o Apóstolo João nos fala sobre dois estilos de vida: As trevas e a luz. O primeiro marcado pelo pecado, iniquidade,desobediência e completa ausencia de Deus.
1ª João 1:5-7 nos ensina três lições sobre estes dois estilos de vida.

1º) Deus é o nosso modelo de vida na luz (V.5)

Como a luz representa aquilo que é bom, verdadeiro e santo, Deus é a fonte da verdadeira luz. Não há em Deus treva alguma, pois a essência dEle é luz, amor, bondade, justiça e santidade. Portanto, é impossível que Deus peque, minta, pratique o mal, ou faça qualquer outra coisa que contrarie a sua natureza santa. “Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta” (Tg 1:13).
Portanto como filhos de Deus devemos andar na luz da santidade do Senhor. “Mas, como é santo Aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (1ª Ped 1:15).
O Apóstolo João está nos transmitindo a mensagem que Deus é luz (V.5a), e nós também devemos transmití-la aos outros.

2º) É impossível viver os dois estilos de vida (luz e trevas) ao mesmo tempo (V.6)

Infelizmente, existem pessoas que acreditam ser possível viver no pecado e ao mesmo tempo ter comunhão com Deus. Porém, a Bíblia nos mostra que isso é totalmente, pois a luz e as trevas não podem habitar simultaneamente o mesmo lugar. É por isso, que quando alguém decide andar com Deus, há a necessidade de renunciar o pecado. É lamentável, mas exitem pessoas que querem desfrutar da benção de Deus mas, não querem deixar a mantira, o engano, a idolatria, a prostituição, o adultério, a desonestidade, o ódio,a rebeldia, etc. Quando uma pessoa insiste em viver no pecado está andando em trevas, e quem anda nas trevas não pode ter comunhão com Deus. Pois, o pecado é a única coisa que nos priva da comunhão com Deus (Isaías 59:1,2). Davi reconhecia tanto essa realidade que orou a Deus, depois de arrependido, para que o Senhor não o lançasse fora da presença dEle. “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo”. (Sl 51:11)

3º) O estilo de vida do Cristão deve ser viver na luz (V.7)

A luz não é apenas a essência de Deus, mas é também o lugar da sua habitação. “Aquele que tem, Ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível... (1ª Tm 6:16). Nós, também, devemos andar na luz. Isto significa que o nosso viver diário, o nosso comportamento e as nossas ações devem ser em completa obediência a Cristo (Mt 5:14).
Quando estamos na luz, os nossos pecados, fraquezas, transgressões e fracassos, são expostos diante dos nossos olhos, e quando isto acontece percebemos a necessidade de sermos purificados no sangue de Jesus. (V.7; Isaías 6:1-7).
Quando nos aproximamos do sangue de Jesus, ele nos prifica de todo o pecado, para que a nossa comunhão com Deus e com os nossos irmãos não seja interrompida. Visto que o pecado não interrompe apenas a nossa comunhão com Deus, mas, também, atrapalha e prejudica a nossa comunhão com a igreja, que é o corpo de Cristo. É por isso que quando um cristão se esfria e começa a viver uma vida de pecado, sente um forte desejo de se afastar da comunhão da igreja.
Quando um cristão perde o desejo de participar das celebrações e cultos da igreja, ou de desfrutar da comunhão com os demais irmãos nas células, pode ser uma forte evidência de pecado oculto (ódio, ressentimento, rebeldia, prostituição, adultério, mentira, etc.). O segredo para vencer tudo isso é permanecer na luz, para que o sangue de Jesus nos purifique de todo pecado (V.7).
“Por que todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que suas obras sejam manifestas porque são feitas em Deus. (João 3:20-21)

Conclusão

Vimos que o nosso Deus é luz, e habita na luz, sendo, portanto, impossível está em trevas e ter comunhão com Ele. Por isso, se desejarmos ter comunhão com Deus e desfrutarmos dos benefícios desta comunhão, devemos rejeitar as trevas do pecado e decidir andar na luz de Deus. Portanto, que o andar na luz seja o nosso estilo de vida.