Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sexta-feira, outubro 29, 2010

Vencendo o Pecado

Ministério Shallom – Estudo para Célula

Vencendo o pecado
1ª João 1:8-2:2

Todo ser humano deseja ser um vencedor em áreas específicas da sua vida. Se alguém te perguntar se você deseja vencer na vida, certamente sua resposta será um vigoroso sim. As pessoas desejam experimentar vitória na família, na profissão, nos estudos, na saúde, nos relacionamentos, etc. A gente sabe, quase institivamente, que toda vitória é precedida de batalha, tanto é, que existe um dito popular que clareia esta verdade: “Não há vitória sem luta”.
A Bíblia nos ensina que existe um elemento com o qual precisamos lutar e vencer todos os dias da nossa vida: O pecado. Ele faz do ser humano um perdedor, promove verdadeiros fracassos e rouba o potecial do homem para as coisas boas, levando-o a profundas derrotas.
Todo fracasso está intimamente ligado a questão do pecado no seio da humanidade. Veja quantas perdas e sofrimento o pecado tem causado na família (adultério, divórcio, violência doméstica, etc.), na saúde (bebedices, glutonaria, promiscuidade, imoralidade, vícios, etc.), nos relacionamentos (ódio, inimizades, invejas, etc.), na sociedade (violência, crimes, assassinatos, assaltos, roubo, tráfico, etc.), só para citar algumas áreas.
É por isso, que precisamos vencer o pecado. Porém, seria impossível vencê-lo usando as nossas próprias forças ou métodos e recursos meramente humanos. Foi com este propósito que Deus, na sua infinita graça, proveu os meios para que pudéssemos vencer.
Em 1ª João 1:8-2:2 Deus nos mostra três maneiras de vencermos o pecado.

1°) NÃO ocultar o pecado (Vv.8, 10)

Tentar esconder o pecado leva a pessoa a enganar-se a si mesma (V.8). Depois de cometer o pecado de adultério e homicídio, Davi tentou esconder o seu pecado, mas enquanto ele agiu assim, o seu problema somente se agravou, e ele perdeu completamente a sua comunhão com Deus. “Enquanto eu me calei, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio.” (Sl 32:3, 4).

2°) CONFESSAR o pecado (V.9)

Quando confessamos o nosso pecado a Deus, Ele não apenas perdoa o nosso pecado, mas também nos purifica de toda a injustiça. Se alguém lhe fizer um mal, e você, pelo Espírito Santo, decidir perdoar esta pessoa, o seu perdão não é garantia que ela mudará, pois talvés o mal ainda permaneça dentro dela. Porém, para aquele que confessa o seu pecado a Deus, Ele promete não apenas PERDOAR, mas, também PURIFICAR (Arrancar de dentro). Isto significa que se você confessa, não haverá acúmulo de pecado no seu coração, pois toda vez que você se arrepende verdadeiramente e confessa você é limpo, purificado.
“Confessei-te o meu pecado e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado”. (Sl 32:5)

3°) CONFIAR EM JESUS (2: 1, 2)

A) Jesus é o Nosso advogado junto ao Pai (V.1)
O diabo é aquele que acusa (Ap 12:9-10) mas, Jesus nos defende quando confessamos o pecado. Como nosso advogado (intercessor, Sumo sacerdote) junto ao Pai, Jesus entende as nossas fraquezas e tentações e nos dá graça para vencê-las.

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno” (Hb 4:15-16).

“Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus”. (Hb 7:25-26)

B) Jesus é a propiciação (sacrifício) pelos nossos pecados (V.2)

O perdão que Deus nos oferece quando nos arrependemos e confessamos os nossos pecados está baseado no sacrifício do seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Deus não nos perdoa apenas por que ele é bom, mas também porque Ele é justo (1:9). A sua Justiça exigiu que Ele entregasse o seu próprio Filho para morrer em nosso lugar.

Compreender que perdoar os nossos pecados custou um preço muito alto para Jesus, pode nos ajudar a mantermo-nos longe do pecado.

Conclusão:

A vitória sobre o pecado também refletirá em vitória em outras áreas da nossa vida. O verdadeiro vencedor é aquele que está dia a dia vencendo a iniquidade. Embora, fosse impossível vencermos esta guerra sozinhos, Deus em seu infinito amor proveu os meios para que pudéssemos vencê-la. Portanto, quando optamos por NÃO OCULTAR a nossas transgressões, mas sim confessá-las a Deus, confiando inteiramente em Jesus como nosso advogado estamos percorrendo o caminho da vitória sobre o pecado.

Decida hoje ser um VENCEDOR!


ministerioshallom.blogspot.com