Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, outubro 14, 2010

O Deus da segunda Chance

Ministério Shallom – Estudo para célula
O Deus da segunda chance
Jonas 2:1-10

Suponha que alguém tenha traído a confiança de uma pessoa muito querida, que a tenha decepcionado e magoado de forma muito profunda. Porém, depois de algum tempo, arrepende-se profundamente do erro que cometeu, e busca aproximar-se novamente da pessoa ofendida. Você acha que essa pessoa merece uma segunda chance? Você já viveu uma situação como esta alguma vez? Já deu uma segunda chance a alguém que lhe decepcionou? Ou será que você mesmo já precisou, alguma vez, de uma segunda chance?
A Bíblia nos mostra que o nosso Deus é o Deus da segunda chance. Ele deu uma segunda chance a Pedro depois de Ele deu uma segunda chance a Pedro depois de ter negado a Jesus três vezes, a Moisés depois de ter matado um egípcio, a Davi depois de ter cometido homicídio e adultério, e aqui vemos Deus dando uma segunda chance a Jonas depois de ter desobedecido e tentado fugir de Deus para não cumprir o seu chamado.
Porém, a Bíblia nos mostra que existem critérios para que Deus nos dê uma segunda chance. A oração de Jonas no capítulo 2 nos mostra que ele encontrou quatro maneiras para buscar uma segunda chance de Deus.

1º) Ele clamou a Deus por socorro (Vv.1-2)

Jonas estava numa situação desesperadora, não havia mais saída. Ele estava no fundo do abismo por causa do seu pecado, não havia mais esperança de viver. Em meio a todo esse desespero ele clamou pelo socorro do Senhor.

Infelizmente, Jonas só buscou a ajuda de Deus quando estava no fundo do abismo.
Ele já havia descido até limite, porque “quando se da às costas para Deus, a única direção a seguir é para baixo” (Warrem W. Wiersbe).

Como Jonas, algumas pessoas só buscam a Deus quando já estão no fundo do poço, mas como diz certo ditado popular: “antes tarde do que nunca”. Felizmente, Deus ouve o nosso clamor ainda que estejamos no fundo do abismo (V.2)
“E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás”. Sl 50:15

“Na minha angústia clamei ao SENHOR, e me ouviu”. Sl 120:1

Mesmo que estejamos em angustia provenientes do nossos próprios erros, se clamarmos ao Senhor com arrependimento, Ele nos ouvirá.

2°) Ele reconheceu ter sido disciplinado por Deus (Vv.3,5,6)

Não foram os marinheiros que lançaram Jonas ao mar, foi o próprio Deus (V.3), os marinheiros foram apenas instrumentos da disciplina de Deus na vida de Jonas. O profeta compreendeu que merecia a justa disciplina de Deus em sua vida. A forma como reagimos a disciplina determina o quanto seremos beneficiados por ela (Hb 12:5-7).

A disciplina de Deus não é proporcional ao nosso pecado, mas proporcional a lição que Ele quer nos ensinar. Deus estava ensinando para Jonas o quanto é ruim estar no abismo, em completa escuridão e sem nenhuma esperança. Assim ele se lebraria que esta era a situação de Nínive e saberia que Deus queria ter misericordia deles tanto quanto teria do próprio Jonas.
Por isso, quando formos disciplinados por Deus devemos nos submeter a vontade dEle.
Pois a disciplina divina não tem o próposito de nos destruir, mas sim de nos dá uma nova oportunidade de obedecer ao propósito de Deus.

3°) Ele creu na palavra de Deus (Vv.4,7)

Em 1°Rs 8:35-45 está registrada a oração de Salomão pedindo a Deus que qualquer pessoa que se arrependesse do seu pecado e orasse voltada para o templo do Senhor fosse ouvida e perdoada. Jonas creu nesta palavra e orou com base nela. Ele estava no fundo do abismo, mas sua fé na palavra de Deus o salvou. Ele creu que a pavra de Deus era verdadeira e que aquilo que o Senhor havia falado em sua palavra iria se cumprir.

“Quando dentro de mim desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração no teu Santo Templo” (V.7)

Quando estamos buscando uma nova oportunidade é preciso nos apegarmos ao que Deus diz em sua Palavra. Por exemplo, a Bíblia nos fala na parábola do filho pródigo que depois que ele gastou tudo o que o pai havia lhe dado com as coisas do mundo, ele se arrependeu e voltou para seu pai, e este lhe perdou o pecado e lhe deu uma nova chance. Isso, inlustra muito bem aquilo que Deus faz quando um pecador volta para Ele arrependido, o Senhor perdoa-o e lhe dá uma nova oportunidade. (Lc 15:11-32)

“ Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”.(1Jo 1:9)

4°) Ele reconheceu que somente Deus poderia salvá-lo (Vv.8,9)

Jonas sabia que naquele momento ídolo algum poderia salvá-lo. Mas, o que é um ídolo? Pode ser qualquer coisa que colocamos em nossa vida e que rouba o lugar de Deus. Um ìdolo sempre roubará o amor e a obediência que temos pelo Senhor.

Jonas tinha pelo menos dois ídolos na sua vida: a) Um patriotismo exagerado. Ele estava tão preocupado com a prosperidade e a segurança do seu povo, que se recusava a pregar aos ninivitas que eram inimigos dos israelitas. b) Sua reputação. Jonas também estava preocupado com sua reputação pessoal, pois se Deus perdoasse Nínive, ele poderia ser considerado um falso profeta cuja profecia não se cumpriu (Jn 4:2).

Mas, na hora do aperto Jonas reconheceu que nenhum ídolo poderia livrá-lo, apenas o Senhor. Ele disse: “Ao Senhor pertence a salvação”

Os seres humanos costumam estabelecer ídolos nas suas vidas e apegar-se a eles. O dinheiro, a fama, o poder, a popularidade, a reputação, o conhecimento intelectual, outro ser humano, etc... São exemplos de ídolos que as pessoas podem estabelecer em suas vidas. Mas, nenhum ídolo tem o poder de arrancar o homem do abismo em que se encontra e dar-lhe uma nova chance, somente Deus tem o poder para fazer isso.

“Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca”. (V.10)
Jonas recebeu uma nova opurtunidade para viver e também uma nova chance para obedecer ao Senhor e cumprir o seu chamado, a sua vocação, realizando o seu ministério.

Conclusão
Se você já cometeu alguns erros que te levaram a uma situação aparentemente sem retorno, se precisa de uma nova oportunidade, uma chance, não se desespere. Mas, clame ao Senhor com um coração arrependido, crendo de todo o coração na sua Palavra, reconhecendo que só Deus pode salvá-lo. Se você fizer isso, o Senhor dará uma nova oportunidade, pois Ele é o Deus da segunda chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário