Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, janeiro 08, 2013

Lar de paz - Parte III

HAVERÁ DISCERNIMENTO ESPIRITUAL “A mente do precipitado saberá julgar...” (Isaías 32:4). Quando Cristo começa a reinar sobre a vida de uma pessoa, o Seu Espírito Santo dá a ela, através da Palavra de Deus, a capacidade para julgar (discernir, compreender) corretamente a realidade espiritual. Aquele que antes era precipitado, agora, no reino do Messias, tem a condição de julgar. Esse discernimento, também, implica em compreender a vontade de Deus para a sua vida. Essa é a verdade que o Apóstolo Paulo aborda no texto a seguir: “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam; mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? Nós, porém, temos a mente de Cristo”. (1 Coríntios 2:9-16) A VOZ PROFÉTICA É RESTAURADA “... a língua gaguejante falará com facilidade e clareza”. (Isaías 32:4). Quando o Messias (Jesus Cristo) começa a governar, até aqueles que não têm eloquência no falar começam a proclamar a Palavra de Deus com clareza. Isso não significa gritar ou aumentar o tom de voz, mas declarar com firmeza e convicção os princípios de Deus, em total dependência do Espírito Santo. E são justamente esses princípios que mantém a paz da família. Quando uma casa anda nos princípios de Deus desfrutará de paz, mas se não, o caos é inevitável. Porém, no início, é possível sentirmos medo diante da responsabilidade de proclamarmos os princípios do Reino do Messias. Quando Deus chamou o profeta Jeremias ele teve medo e disse que não sabia falar, mas o Senhor lhe disse que colocaria a Palavra em sua boca. “A palavra do Senhor veio a mim, dizendo: Antes de formá-lo no ventre eu o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações. Mas eu disse: Ah, Soberano Senhor! Eu não sei falar, pois ainda sou muito jovem. O Senhor, porém, me disse: Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo, diz o Senhor. O Senhor estendeu a mão, tocou a minha boca e disse-me: Agora ponho em sua boca as minhas palavras”. (Jeremias 1:4-9) Isso também aconteceu com Moisés, mas o Senhor animou o Seu servo para que ele pudesse proclamar os princípios de Deus. “Disse, porém, Moisés ao Senhor: Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não consigo falar bem! Disse-lhe o Senhor: Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer. (Êxodo 4:10-12) Porém, devemos entender que sob o Reino do Messias, o Espírito Santo nos dará autoridade para proclamar a Palavra de Deus. Jesus disse aos seus doze: “Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios. Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês”. (Mateus 10:18-20). Portanto, se eu desejo desfrutar de paz no meu lar, eu preciso permitir que o Messias (Jesus Cristo) estale o Seu Reino em minha casa, restaurando a visão espiritual, restituindo a audição, trazendo discernimento e restaurando a voz profética. OS VALORES DA FAMÍLIA NÃO PODEM SER INVERTIDOS Quando o governo do Messias (Cristo) vem sobre a minha casa, os valores do Reino de Deus para a minha família não são invertidos. Os versos 5-8 nos mostram que estava havendo, no tempo do profeta Isaías, uma inversão de valores. As pessoas estavam chamando os malfeitores de benfeitores, aqueles que oprimiam, enganavam e defraudavam o povo estavam sendo honrados. Isso sem dúvidas era uma inversão de valores. Mas, através do profeta Isaías, o Senhor prometeu que quando o governo do Messias viesse, esses valores seriam restabelecidos. Onde o Messias governa os valores do Seu Reino são restaurados. “No reinado desse Rei Justo, os ateus e os que desprezam a Deus não serão considerados heróis. Os ricos que exploram o povo, não serão chamados de benfeitores e generosos. Todos reconhecerão o homem mau assim que puserem os olhos nele, e os mentirosos não conseguiram enganar ninguém. As mentiras que falam sobre Deus e a exploração que eles fazem dos pobres, serão vistas por todos. A falsidade desses exploradores, as mentiras que eles inventam para prejudicar os pobres diante dos tribunais, serão expostas e desmascaradas. Mas os homens generosos – vejam a diferença, – planejam maneiras de ajudar os necessitados, e por isso Deus os abençoará” (Isaías 32: 5-8 Bíblia Viva). Quando o Reino do Messias vem, os valores são restaurados, e os princípios do reino passam a habitar em nossa casa. Uma família que tem valores invertidos não desfrutará plenamente de paz. Os valores e os princípios do Reino do Messias não podem ser invertidos. Não podemos chamar de bom àquilo que Deus diz que é de mau, não podemos chamar de bênção o que Deus afirma ser uma maldição, não podemos chamar de luz aquilo que Deus chama de trevas, não podemos desejar para a nossa família aquilo que Deus reprova, pois isso seria uma inversão de valores, e quem inverte os valores do Reino não pode desfrutar de paz. Foi por isso que o Messias veio, para restaurar os valores do Seu Reino. E Ele deseja começar por nossa casa. continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário