Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, janeiro 08, 2013

Lar de paz - parte VI

O FRUTO DA JUSTIÇA SERÁ PAZ Vejamos o que diz o v.17 de Isaías 32: “O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranquilidade e confiança para sempre”. Esse é um texto messiânico e aponta para a justiça que podemos encontrar em Cristo. É dessa justiça que nós precisamos. Quando a Bíblia fala de justiça não se refere à nossa justiça própria. Você pode ser uma pessoa “boa”, honesta, trabalhadora, estudiosa etc. Nada disso pode lhe justificar diante de Deus. As nossas “bondades” não têm méritos diante de Deus. Inclusive, o profeta Isaías diz que os nossos atos mais nobres, os nossos maiores esforços, não passam de trapos imundos. “Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniquidades nos levam para longe” (Is 64:6). Você sabe o que é um trapo imundo (ou trapo de imundícia)? O trapo era o pano que a mulher usava para conter a menstruação (imundícia cf. Lv 15:25 ARC) ou qualquer outra emissão que pudesse torna-la ritualmente imunda. Em linguagem moderna poderíamos dizer que trapo imundo seria um absorvente usado. É a isso que o profeta Isaías compara as nossas justiças próprias. O apóstolo Paulo considera nossa justiça própria como esterco. Veja o que ele diz em Filipenses 3:4-10: “...Nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à Lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na Lei, irrepreensível. Mas o que para mim era lucro, passei a considerar como perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por quem perdi todas as coisas. EU AS CONSIDERO COMO ESTERCO PARA PODER GANHAR CRISTO e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da Lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer Cristo, o poder da sua ressurreição e a participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte”. Será que compreendemos a seriedade dessas palavras. Nada que eu faça fora da graça de Cristo pode me justificar diante de Deus. JUSTIFICADOS PELA FÉ EM JESUS CRISTO Se a minha justiça própria não tem valor para me salvar, o que devo fazer então? Buscar a justiça de Cristo. “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5:1). Que justiça é essa? A justiça que vem mediante a fé em Cristo Jesus, ou seja é a justiça de Cristo liberada sobre nós quando simplesmente cremos nEle. Quando reconhece que nenhum dos seus méritos pode torna-lo aceitável diante de Deus, que você é dependente da graça e da misericórdia dEle e clama pela ajuda de Deus em Cristo, é que você é justificado. É essa justiça que Deus tem para a nossa vida e é essa justiça que resultará em paz. Chegue diante de Deus, reconheça e diga: Senhor a tua Palavra diz que a minha “bondade”, honestidade, integridade, caridade ou qualquer outra virtude humana, não tem o poder para me salvar, eu abro mão da minha justiça própria para crê em Jesus Cristo e receber, pela fé, a justiça dEle. Senhor deposita na minha “conta espiritual” a justiça do teu Filho. Pois é a justiça do teu Filho Jesus Cristo que justifica, santifica, salva e resulta em paz. Nunca chegue diante de Deus dizendo: Senhor me abençoa, porque eu sou merecedor, eu sou digno de ser abençoado, porque eu tenho feito isso, e isso, e isso... Não ore desse jeito, pois justiça própria não tem valor para Deus. Se você deseja buscar a Deus, chegue diante dele e se humilhe. Diga: Senhor tem misericórdia de mim, me justifica com a justiça do teu Filho, me lava, me restaura e conceda-me a tua paz pelo sangue do teu Filho. Por aquilo que o teu Filho Jesus Cristo fez por mim na cruz do calvário. Quando você recebe a justiça de Cristo em sua vida você começa a andar no caminho onde desfrutar de paz torna-se possível. É a paz de Cristo que nasce e começa a crescer no seu interior. E se você permitir que Cristo continue trabalhado em você, essa paz crescerá tanto que trasbordará para pacificar a vida de outras pessoas. Você se tornará um agente transmissor da paz. A paz é contagiante. Ela pode ser transmitida e liberada para abençoar outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário