Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, agosto 29, 2013

A ESCOLHA DE MATIAS - REUNIÃO DOS DOZE - LIÇÃO 6

Ministério Shallom

Igreja celular no modelo dos doze. Uma família especial para você! Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy oliveira. ESTUDO PARA OS DOZE.

A ESCOLHA DE MATIAS - REUNIÃO DOS DOZE - LIÇÃO 6
ATOS 1: 15-26 
Os discípulos já estavam orando vários dias, enquanto aguardavam a vinda do Espírito Santo. Em uma dessas reuniões de oração, em que o número dos que participavam havia aumentado um pouco, cerca de 120 pessoas, Pedro se levantou para mostrar, mediante o Espírito, a necessidade de levantar outro discípulo para substituir Judas, no ministério apostólico. 

QUAIS ERAM AS BASES PARA A ESCOLHA DE OUTRO APÓSTOLO? 

CUMPRIMENTO DAS ESCRITURAS (Vv.16-20)               
Pedro toma dois textos de Salmos (Sl 69:25 e Sl 109:8) para mostrar que aquilo que aconteceu com Judas foi cumprimento das Escrituras. O Espírito santo já havia falado através de Davi sobre o fim trágico daquele que trairia o Messias. Porém, as Escrituras não diziam que o traidor seria Judas. Infelizmente Judas "encarnou" o cumprimento dessa profecia para a sua própria ruína. 

Isso também acontece em nossos dias, existem pessoas que assumem a profecia da Palavra para o seu bem, e outros que o fazem para o seu mal. Por exemplo, em 2ª Timóteo 3:1-9 há uma profecia de como será muitas pessoas nos últimos dias. Porém, a Bíblia não apresenta uma lista com o nome de quem agirá assim. Infelizmente algumas pessoas "encarnam" essa profecia em sua própria vida para o mal. Mas não precisa ser assim. NÃO PRECISA SER VOCÊ! Você pode decidir NÃO trair Jesus e permanecer fiel a Ele, embora a profecia bíblica mostra que muitos o trairão (Hebreus 6:4-6). Você pode decidir permanecer fervoroso na fé, ainda que a Bíblia diz que "Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará" (Mateus 24:12). Não tem que ser você! Não precisa ser necessariamente o seu amor a esfriar.

Permita que se cumpra em sua vida as profecias de avivamento (Habacuque 3:2) de enchimento do Espírito (Joel 2:28-29) de restauração familiar (Malaquias 4:6) de adoração genuína, etc.

A Bíblia diz que Judas foi o guia daqueles que prederam a Jesus. Eu fico pensando! Este discípulo esteve pessoalmente com Jesus, viu os milagres que o Mestre operou, vislumbrou a Sua glória, e ainda assim o traiu. Por que? Bem! Existem algumas informações extrabíblicas que tentam explicar os motivos que o levarão a trair a Jesus. Porém, um motivo que está muito evidente na Bíblia, era o amor que Judas nutria pelo dinheiro (Cf. João 12: 4-6). Ele foi capaz de trair Jesus por causa de trinta moedas de prata (Mateus 26:14-16 ). Essas moedas foram o salário (recompensa) da sua iniquidade. Como a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23), foi o que o traidor experimentou. Ele se enforcou e o seu corpo ao ser decomposto caiu no chão e se partiu ao meio e todas as sua vísceras se derramaram(v.18).

Esta história se tornou conhecida em toda Jerusalém (v.19), e não apenas lá, mas aonde o evangelho é pregado, a história das trágicas consequências da traição de Judas é conhecida.
A história de Judas poderia ter sido outra. Ele tinha tudo para ter uma história de honra, de alguém que perseverou e  deu testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, mas infelizmente, por causa do seu amor ao dinheiro, ele traiu a Jesus e teve um final trágico.

O que podemos aprender com isso? Como discípulos do Senhor Jesus não podemos permitir que o amor pelo dinheiro nos afaste de Cristo e roube o nosso fervor de sermos úteis nas mãos de Deus em nosso ministério. A Bíblia nos diz que "o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos". (1 Timóteo 6:10).

Judas alcançou sorte no ministério apostólico, mas infelizmente, por causa do amor ao dinheiro, se desviou da vocação ministerial que o Senhor havia lhe dado. Você é uma escolha de Jesus, não jogue isso fora por causa do amor ao dinheiro. Não troque Jesus pela glória deste mundo. Pois o dinheiro é um bom servo, mas é um péssimo senhor.

PREENCHER A LACUNA DEIXADA POR JUDAS
Jesus havia escolhido doze apóstolos (João 6:70). Neste primeiro momento, o alvo principal destes doze era dar testemunho de Cristo para as doze tribos de Israel, não apenas as que residiam em Jerusalém, mas também àqueles que estavam dispersas (1ª Pedro 1:1, Tiago 1:1). Mas com o suicídio de Judas ficaram apenas onze apóstolos, por isso houve a necessidade de ser eleito um novo apóstolo para preencher a vaga de Judas e completar a equipe dos doze.

O Dr. Donald Guthrie em seu livro "The Apostles [Os Apóstolos]" - citado por Aramis DeBarros no livro "Doze Homens, Uma Missão" diz que: " A esse ofício [apostólico] era atribuída tal importância que seu significado não poderia ser dissociado nem mesmo do seu número original [doze], estabelecido por Jesus. Como Judeus, os discípulos certamente conferiam alguma relevância simbólica ao número doze, como correspondentes das doze tribos de Israel".

Por isso com base na Palavra de Deus que dizia: "Que outro ocupe o seu lugar" (V.20), Pedro deixou bem claro que aquele posto deveria ser preenchido. Pedro reconhecia que o Espírito Santo fala através da Palavra de Deus e em harmônia com ela (Vv.16, 20). Se quisermos ser usados por Deus para trazer discípulos para o Senhor Jesus devemos falar somente o que o Espírito Santo Fala através da Sua Palavra, nem mais, nem menos.

QUAIS REQUISITOS DEVERIA TER AQUELE QUE SERIA ESCOLHIDO PARA OCUPAR O LUGAR DE JUDAS?
Tinha que ser alguém que havia seguido Jesus, juntamente com os demais apóstolos, desde o dia em que foi batizado por João, até o dia em que subiu ao céu. Além disso, tinha que ser alguém que havia testemunhado a ressurreição do senhor Jesus. Esses eram os dois requisitos para aquele que seria escolhido o novo apóstolo.

Apóstolo (que significa enviado)  é um enviado especial de Deus para cumprir a missão de dar testemunho de Cristo. De modo semelhante, se desejamos ser enviados por Deus para cumprir a nossa missão, devemos antes de tudo ter uma experiência pessoal com Cristo (não mais em carne) e ter um testemunho interior pelo Espírito Santo que Jesus ressuscitou dos morto e está vivo. Se preenchermos esses dois requisitos podemos ser enviados por Deus para realizar a Sua obra: Testemunhar de Cristo no poder do Espírito Santo.

ORANDO PELA DIREÇÃO DE DEUS (Vv.23-26)
Como apenas dois (José e Matias) preencheram os requisitos necessários para o apostolado. Eles oraram ao Senhor para que ele mostrasse qual dos dois havia escolhido como apóstolo para substituir o ministério que Judas abandonou. Depois de orar, eles lançaram sortes (uma espécie de sorteio) e Matias foi escolhido tornando-se apóstolo com os outros onze.

O fato de terem lançado sortes não significa que eles estavam confiando no acaso ou nas leis da probabilidade, mas eles confiavam na direção do Senhor, pois a Bíblia diz que: "Podemos pensar que decidimos as dúvidas lançando sortes, mas é o Senhor que controla os resultado" (Provérbios 16:33 NBV). Porém é a ultima vez no Novo Testamento que é feita referência a lançar sortes. A partir de pentecostes (At.2) eles contariam com uma orientação mais direta do Espírito Santo em suas vidas, para cada decisão importante que tomariam (At 16:6-8). "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Romanos 8:14).

De modo semelhante, nós temos a Palavra de Deus e o Espírito Santo. Por isso quando precisamos tomar uma decisão importante, devemos orar e esperar o testemunho interior do Espírito Santo dentro de nós, mas devemos nos lembrar que o Espírito sempre fala em harmonia com a Palavra de Deus.

Em resumo, devemos ter uma experiência pessoal com Cristo, crendo em Sua ressurreição, viver leais a Ele e não permitir que o amor ao dinheiro e as coisas destas vida nos afaste dele, pois aqueles que traem a Jesus pagam com a própria vida. Além disso, devemos sempre buscar a orientação de Deus para as decisões difíceis que precisamos tomar. Se agirmos deste modo, seremos abençoados.