Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, agosto 18, 2013

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 8 (SOFRER PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DE CRISTO)

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. Estudo para célula

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 8 (SOFRER PERSEGUIÇÃO POR CAUSA DE CRISTO)
MATEUS 5:10-12

"Felizes aqueles que são perseguidos por serem justos, pois deles é o reino dos céus. Felizes serão vocês quando forem maltratados, perseguidos e caluniados por serem meus seguidores! Fiquem contentes com isso! Fiquem muito contentes! Porque uma grandiosa recompensa espera vocês lá no céu. E lembrem-se: Os profetas antigos foram perseguidos antes de vocês". (Mateus 5:10-12 NBV)

Estamos terminando a nossa série, os segredos para a verdadeira felicidade, e hoje falaremos sobre mais um segredo para uma vida feliz e abençoada: Ser perseguido por amor a Cristo e por causa da justiça. Embora não pareça haver alegria alguma em ser perseguido, Jesus nos ensina que existe um tipo de perseguição que prova que somos verdadeiramente felizes e abençoados: É quando somos perseguidos por causa de Cristo e da Sua justiça.

Que tipo perseguição é sinônimo de felicidade?

SER PERSEGUIDO POR CAUSA DA JUSTIÇA (V.10)
Quando você se torna justo pela fé em Cristo Jesus  (Rm 5:1) e começa a fazer a vontade de Deus, sua vida começa a atrair a perseguição daqueles que não querem fazer a vontade de Deus. Porém não se trata de ser perseguido por fazer coisas erradas e sim por fazer o que é certo.

"... Vocês serão felizes se tiverem de sofrer por fazerem o bem..." (1 Pedro 3:14 NBV)

"Se for a vontade de Deus que vocês sofram é melhor sofrer por fazer o bem do que por fazer o mal" (1 Pedro 3:17 NBV) José é um exemplo de alguém que sofreu pela prática do bem, mas depois foi honrado pelo Senhor.

SER PERSEGUIDO POR CAUSA DE CRISTO (V.11)
Aqueles que se tornaram seguidores (discípulos) de Cristo e são leais a Ele enfrentarão perseguições. No decorrer da história todos os verdadeiros discípulos de Cristo sofreram perseguições. Hoje, em nosso país, a perseguição não é tanto física, mas ideológica. Neste momento, aqui no Brasil, provavelmente, não seremos apedrejados, presos ou mortos por sermos discípulos de Cristo. Mas certamente seremos zombados, ridicularizados e caluniados. Tentarão ferir os princípios da nossa fé em Cristo, usando palavras maldosas, críticas perversas, zombaria e escárnio. Não enfrentamos uma perseguição física, como os apóstolos enfrentaram e muitos dos nossos irmãos enfrentam hoje em algumas partes do mundo, mas a perseguição ideológica continua.

"Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo" (Mateus 10:22). Jesus disse que aqueles que nos perseguem inventarão mentiras e falarão todo mal contra nós por causa dele.

"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês" (Mateus 5:11).

Porém neste tipo de perseguição existe alegria:

ALEGRIA DE POSSUIRMOS O REINO DOS CÉUS
O Reino dos céus governa a nossa vida agora e governará na eternidade. Somos cidadãos do Reino de Deus, por isso seremos perseguidos pelo reino das trevas e pelos reinos deste mundo. Mas devemos nos alegrar, pois alegria faz parte dos cidadãos do Reino de Deus. "Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo" (Romanos 14:17).

ALEGRIA DE SABERMOS QUE A NOSSA RECOMPENSA NO CÉU SERÁ GRANDE
"Fiquem alegres e felizes, pois uma grande recompensa está guardada no céu para vocês..." (V.12 NTLH). Os apóstolos receberam este ensino de Jesus com muita fé e responsabilidade. A Bíblia diz os apóstolos, depois de serem chicoteados por terem pregado o evangelho, saíram alegres da presença do sinédrio. 

"Chamaram os apóstolos e mandaram açoitá-los. Depois, ordenaram-lhes que não falassem em nome de Jesus e os deixaram sair em liberdade. Os apóstolos saíram do Sinédrio, alegres por terem sido considerados dignos de serem humilhados por causa do Nome. Todos os dias, no templo e de casa em casa, não deixavam de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo" (Atos 5:40-42).

Paulo e Silas estavam presos por terem pregado o evangelho, mas nem mesmo isso roubou a alegria deles, pois a meia noite eles cantavam louvores para Deus, manifestando assim a alegria do Reino. (At 16:22-25).
Então se você estiver sendo perseguido por causa do seu amor a Cristo e por fazer a vontade de Deus (não por causa de seus erros), se alegre, pois a sua recompensa no céu será GRANDE.

"Aquilo que sofremos agora é insignificante, se compararmos com a glória que ele nos dará mais tarde." (Rm 8:18 NBV).

"Depois que vocês tiverem sofrido por um pouco de tempo, o nosso Deus de toda graça lhes dará por meio de Cristo a sua glória eterna. Ele pessoalmente, tomará vocês e os colocará num lugar firme, e os fará mais forte do que nunca" (1 Pedro 5:10 NBV).

ALEGRIA DE SERMOS IDENTIFICADOS COM OS PROFETAS DE DEUS DO PASSADO (V.12)
"Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" (Mateus 5:12).
Se formos perseguidos por amor a Cristo e nos mantivermos firmes seremos recompensados da mesma forma que os profetas de Deus do passado. Deus tem um apreço muito especial pelos seus profetas, pois eles estão muito mais interessados com a glória de Deus do que com aquilo que os homens pensam deles. Por causa disso eles são constantemente perseguidos, mas eles serão grandemente recompensados por Deus.

A Bíblia diz que "... a perseguição virá para todos aqueles que decidiram viver uma vida piedosa em Cristo" (2 Timóteo 3:12 NBV). Porém, quando enfrentamos este tipo de perseguição, Deus nos trata como seus profetas. Somos identificados com os profetas de Deus do passado, tais como: Elias, Eliseu, Daniel, João Batista, etc; e também com o próprio Jesus. 

Por isso não se entristeça diante da perseguição, pois a cada perseguição sofrida, Deus o recompensará com o galardão (recompensa) do céu.

CONCLUSÃO
A perseguição é a prova que pertencemos a Cristo, e é nisso que reside a nossa alegria. Somos de Cristo e quando somos leais a Ele e fazemos a Sua vontade atraímos perseguição. Mas diante disso devemos nos alegrar pois possuiremos o Reino, seremos grandemente recompensados e tratados por Deus como Seus profetas. Esse é o oitavo passo para a verdadeira felicidade: Ser leal a Cristo e fazer a vontade dele, ainda que isso resulte em perseguição. Que sejamos assim, e que experimentemos a verdadeira felicidade.

AGENDA SHALLOM: ESTAMOS EM 40 DIAS DE ORAÇÃO, ATÉ O DIA 09 DE SETEMBRO. OBS: A DATA DO NOSSO REENCONTRO FOI MUDADA PARA 07 E 08 SETEMBRO (EM VIRTUDE DE 07 DE SETEMBRO SER FERIADO E FACILITAR PARA OS IRMÃOS QUE TRABALHAM NO COMÉRCIO). DE 05-06 DE OUTUBRO HAVERÁ ENCONTRO COM DEUS