Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, agosto 11, 2013

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 7 (PROMOVER A PAZ)

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. Estudo para célula

OS SEGREDOS PARA A VERDADEIRA FELICIDADE - PARTE 7 (PROMOVER A PAZ)

"Felizes os que procuram promover a paz, pois serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9 NBV).
Desde a entrada do pecado na Terra que o ser humano tem carência de paz. O pecado promoveu dois tipos de inimizades: 1) INIMIZADE CONTRA DEUS (Cf. Isaías 59:1-2); 2) INIMIZADE ENTRE OS HOMENS (Cf. Gálatas 5:19-21). Depois de pecar, Adão perdeu a comunhão com Deus e tentou lançar a culpa do seu erro sobre a mulher dele (Gn 3:12). Tempos depois um de seus filhos, Caim, motivado pelos pecados da inveja e do ciúme, assassinou o próprio irmão, Abel (Gn 4:8). Infelizmente, isso acorre até em nossos dias, e por causa do pecado, sempre há inimizade entre os homens por causa de sua inimizade para com Deus. Por isso o ser humano precisa de paz com Deus e com o seu próximo.

A paz que Jesus nos oferece não é somente ausência de conflitos, mas um relacionamento especial  com Deus. "Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.Pois ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um e destruiu a barreira, o muro de inimizade" (Efésios 2:13-15). CRISTO É A NOSSA  PAZ!

Se quisermos ser pacificadores (pessoas que promovem a paz), precisamos, antes de tudo, fazer a paz com Deus através da fé em Cristo Jesus. "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo" (Romanos 5:1).

Quando você tem paz com Deus até o seu sono é suave. "Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança" (Salmo 4:8).

Se não tivermos paz com Deus não poderemos ter paz com nossos semelhantes. "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor" (Hebreus 12:14-15). "Façam todo o possível para viver em paz com todos" (Romanos 12:18).

COMO PODEMOS TER PAZ COM DEUS?

PARAR DE DESPREZAR AO AMOR DE DEUS
Deus ama você!E a maior prova desse amor foi entregar o Seu próprio Filho, Jesus, para morrer em seu lugar. Ele já provou esse amor e agora tem usado diversos meios para comunicar esse amor e essa paz para você. Jesus disse: "Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo" (João 14:27-28). Porém, se você rejeitar e se rebelar contra o amor de Deus nunca poderá recebê-lo.

FAZER UMA ALIANÇA COM JESUS
Quando fazemos uma aliança (compromisso) com Cristo, o nosso coração se enche de paz. Passamos a confiar-lhe cada área da nossa vida e não ficamos desesperado pelas coisas materiais.  Jesus disse: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas" (Mateus 6:33). O Apóstolo Paulo nos ensinou dizendo: "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus" (Filipenses 4:6-7).

DESEJAR SERVIR AO SENHOR COM TUDO QUE TEMOS E SOMOS
Ter paz com Deus não significa ausência de trabalho e serviço. Pelo contrário, quando temos a convicção que estamos servindo ao Senhor com nosso trabalho em sua obra, sentimos uma alegria muito forte e uma paz maravilhosa enchendo o nosso coração.
Depois que você faz uma aliança com Jesus, deve começar a trabalhar para Ele em Sua obra. Se tivermos paz com Deus devemos trabalhar para levar outras pessoas a descobrirem a fonte da verdadeira paz: Cristo. Deus deseja que sejamos canais da Sua paz!

ONDE PODEMOS PROMOVER A PAZ?

EM NOSSO LAR
Muitos lares estão sendo destruídos por não terem a paz de Deus. Quando um casal não tem a paz de Deus dorme brigando e acorda brigando. A Bíblia diz: "É melhor ter verduras na refeição onde há amor do que um boi gordo acompanhado de ódio" (Provérbios 15:17). "Melhor é um pedaço de pão seco com paz e tranqüilidade do que uma casa onde há banquetes, e muitas brigas" (Provérbios 17:1).

EM NOSSA CIDADE
Devemos orar pela paz em nossa cidade. "Orem pela paz de Jerusalém: "Vivam em segurança aqueles que te amam! Haja paz dentro dos teus muros e segurança nas tuas cidadelas! Em favor de meus irmãos e amigos, direi: "Paz seja com você! Em favor da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o seu bem.  (Salmos 122:6-9).  Deus disse para os israelitas que estavam na Babilônia, "Procurai a paz da cidade, para a qual fiz que fôsseis levados cativos, e orai por ela ao Senhor: porque na sua paz vós tereis paz". (Jeremias 29:7). 

EM NOSSA IGREJA
Como discípulos do Senhor Jesus devemos viver em paz com nossos irmãos em Cristo. "Toda a lei se resume num só mandamento: Ame o seu próximo como a si mesmo. Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidado para não se destruírem mutuamente". (Gálatas 5:14-15). Não podemos viver brigando por questões tolas como cargos, posição, fofocas, etc. A Bíblia nos ensina a não falar mal dos nossos irmãos. "Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz.Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo? (Tiago 4:11-12).

CONCLUSÃO
Os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Não é que nos tornamos filhos de Deus quando promovemos a paz, isso só ocorre quando recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador (Jo 1:12), Porém quando promovemos a paz nos manifestamos como filhos de Deus, é por isso que os pacificadores são chamados (reconhecidos, identificados como) filhos de Deus. "Felizes os que procuram promover a paz, pois serão chamados filhos de Deus" (Mateus 5:9 NBV). Sem paz com Deus não podemos ser felizes, portanto, A PAZ é o sétimo passo na jornada para a verdadeira felicidade.