Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, agosto 14, 2013

REUNIÃO DOS DOZE - (LIÇÃO 5) - ATOS 1:12-14

Ministério Shallom 

Uma família especial para você – Rua Pedro Tavares cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara-Ba. Prs. Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA OS DOZE.

REUNIÃO DOS DOZE - (LIÇÃO 5) - ATOS 1:12-14

Então eles voltaram para Jerusalém, vindo do monte chamado das Oliveiras, que fica perto da cidade, cerca de um quilômetro. Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados. Achavam-se presentes Pedro, João, Tiago e André; Filipe, Tomé, Bartolomeu e Mateus; Tiago, filho de Alfeu, Simão, o zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus. (Atos 1:12-14)

Em nossa lição anterior enfatizamos a importância de vivermos em adoração, pureza e santidade, enquanto aguardarmos ardentemente pela volta do Senhor Jesus. Hoje falaremos sobre três princípios fundamentais que deve haver na vida de um verdadeiro discípulo de Jesus: Obediência, unidade e oração.
  
OBEDIÊNCIA  

Voltaram para Jerusalém =  Este é um princípio de obediência. Os apóstolos voltaram para Jerusalém porque o Senhor Jesus havia dito para eles: "Não saiam de Jerusalém, mas esperem pela promessa de meu Pai, da qual lhes falei" (Atos 1:4). Em obediência a esta palavra, eles voltaram para Jerusalém para esperar em oração o cumprimento da promessa. É interessante notarmos que eles estavam perto da cidade, cerca de um quilômetro (literalmente "à distância da jornada de um sábado" = pois, segundo a interpretação rabínica da lei (Cf. Êxodo 16:29), no sábado os judeus só poderiam caminhar aproximadamente um quilômetro), mesmo assim eles deveriam voltar para Jerusalém. Pois está perto não significa está em Jerusalém. A obediência exige que observemos os detalhes da revelação de Deus (P. ex. Saul não deu a devida importância a Palavra de Deus e "obedeceu" pela metade - 1 Samuel 15). A obediência deve ser sem parcialidade. Devemos obedecer de modo integral ao Senhor Jesus.
Como discípulos de Jesus estamos obedecendo a voz do nosso mestre de maneira integral? Ou obedecemos em parte? Obedecemos de modo absoluto ou somente aquilo que nos agrada?  

UNIDADE

Quando chegaram, subiram ao aposento onde estavam hospedados = Assim que chegaram do monte das oliveiras os apóstolos se reuniram para buscar a Deus. Eles haviam aprendido o hábito de se reunir. A expressão "estavam hospedados" foi traduzida da expressão grega "esan kataménontes" que significa literalmente "estavam permanecendo" do verbo grego "katameno" que significa "ficar permanentemente, habitar". O que isto quer dizer? Que os apóstolos ficavam permanentemente reunidos, ou seja, eles criaram o hábito de se reunir para buscar ao Senhor.

Portanto, como discípulos de Jesus, precisamos desenvolver o hábito de nos reunir para buscar a Face de Deus. Não podemos trilhar a rota do isolamento (Pv 18:1). É quando nos reunimos, como discípulos do Senhor Jesus, que experimentamos edificação, encorajamento, exortação e consequentemente tremendos milagres de transformação em nosso caráter. De modo semelhante quando estamos reunidos aprendemos a obedecer os mandamentos da reciprocidade e mutualidade (Cf. Jo 13:34, Rm 15:7). É por isso que a Palavra de Deus nos exorta a não deixar de congregar. "Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia" (Hebreus 10:25).

ORAÇÃO

Todos eles se reuniam sempre em oração =  Eles perseveravam unânimes em oração. Os apóstolos haviam concordado em permanecer orando, eles haviam aprendido a lição, embora em experiências passadas os doze mostraram não compreender que a verdadeira oração exige perseverança (Cf. Mt 26:36-45). Porém, depois que o Cristo ressurreto se revelou a eles, compreenderam a importância de permanecer unidos em oração, e fizeram um acordo de se dedicarem a essa disciplina espiritual.

De modo semelhante, em nossa vida, a oração não deve ser algo periférico, mas deve ocupar um lugar central. Temos que ser perseverantes em oração. Não podemos desistir de orar. (Lc 18.1, 1 Tess 5:17) Quando nos sentimos desanimados para orar, uma maneira de vencermos esse desânimo é criarmos o hábito de orarmos juntos com outros irmãos. Por isso, precisamos desenvolver o hábito de orar tanto individualmente, como em concordância (unanimidade) com outros discípulos do Senhor Jesus. Portanto participe das reuniões de oração que a sua igreja promove. Seja no templo, seja nas células, permaneça orando com os seus irmãos.

Todos eles se reuniam sempre em oração, com as mulheres, inclusive Maria, a mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus = A Bíblia diz que eles estavam reunidos em um pequeno grupo para orar (era como uma célula de oração) mas eles perseveravam (literalmente, estavam perseverando) unânimes em oração. Quem estava presente nesta célula de oração? Os apóstolos, algumas mulheres (possivelmente as esposas dos apóstolos), Maria, mãe de Jesus, e os irmãos de Jesus. Não eram muitas pessoas. Infelizmente quando se trata de oração, são poucos os que se disponibilizam a perseverar na prática desta disciplina espiritual. Somente aqueles que entenderam por uma revelação divina a urgência, a abrangência, a necessidade e o privilegio de orar é que permanecerão em oração. 

Nesta lição aprendemos que um verdadeiro discípulo do Senhor Jesus faz da obediência integral (sem parcialidade) um fundamento da sua vida. Ele também deseja estar unido com outros irmãos para buscar a face do Senhor e persevera em oração, tanto individual como coletiva, pois entende o quão importante ela é. Se você é um discípulo do Senhor Jesus então viva em obediência, unidade e oração. Que assim seja na minha e na sua vida!!

AGENDA SHALLOM: 01 DE AGOSTO A 09 DE SETEMBRO 40 DIAS DE ORAÇÃO DAS 6 ÀS 7 DA MANHÃ. DE 14-15 DE SETEMBRO HAVERÁ REENCONTRO. DE 05-06 DE OUTUBRO HAVERÁ ENCONTRO COM DEUS.