Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, julho 20, 2014

IMITANDO A CRISTO


IMITANDO A CRISTO
FILIPENSES 2:5-11

O apóstolo Paulo nos exorta a ter a mesma atitude que foi demonstrada em Cristo, isto significa que nós devemos imitar a Cristo (I Cor 11:1). Esse texto se aplica a todos os discípulos de Cristo, mas àqueles que desejam servir a Deus no ministério devem encará-lo com mais seriedade ainda, pois quanto mais nos é dado mais nos será exigido.
De acordo com o texto de filipenses 2:5-11 quais as atitudes de Cristo que devemos imitar?

1º) Cristo esvaziou-se a si mesmo. Ele abriu mão da sua posição divina.  “...Embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo...” (Vv.6,7). Devemos nos esvaziar de nós mesmos, não podemos ser pessoas cheias de si mesmas.  Ao esvaziar-se a si mesmo, Jesus estava numa constante dependência do Pai, por isso ele estava diariamente em oração. De modo semelhante quando nos esvaziamos de nós mesmos estamos declarando a nossa dependência de Deus (Fl 3:4-11).

2º) Cristo tornou-se servo. Jesus disse que “o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20:28). Como discípulos de Cristo devemos ter um coração de servos. Os dons que o Espírito Santo nos deu são para servirmos a Deus e as pessoas (I Pedro 4:10)

3º) Cristo se humilhou a si mesmo. Devemos aprender com Cristo e nos humilhar a nós mesmos na presença do Senhor. “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará”(Tg 4:10). “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra” (II Crônicas 7:14).

4º) Cristo foi obediente. Como discípulos de Cristo devemos nos esforçar para viver uma vida obediente a Deus. Somos tentados a agradar mais as pessoas do que a Deus, mas nosso chamado é para obedecer a Deus mais do que aos homens. Abraão também foi um grande exemplo de alguém que obedeceu ao chamado do Senhor (Gn 12). Precisamos aprender a ouvir a voz de Deus e obedecê-la imediatamente.

5º) Cristo foi obediente até a morte. Como discípulos de Cristo devemos estar dispostos a morrer. Morrer para nós mesmos; morrer para o pecado (Rm 6); morrer para a nossa própria vontade (Mt 26). Devemos estar dispostos a carregar diariamente a nossa cruz e seguir a Cristo. Se desejarmos dar frutos para Deus devemos estar dispostos a morrer (João 12:24).

6º) Cristo foi honrado pelo Pai (Vv.9-11). A Bíblia diz que depois que Jesus cumpriu todo o processo de esvaziar-se, humilhar-se, servir, obedecer e morrer, Deus lhe exaltou soberanamente. Quando nós cumprimos os princípios de Deus seremos recompensados e honrados por Ele. No Reino de Deus para subir é preciso descer. (Tg 4:10). O Tempo da honra vai chegar; mas a grande verdade é que a maior parte desta honra nós só receberemos quando estivermos face-a face com Deus (I Pedro 5:4).

Conclusão: Ilustração: A recepção que um casal de missionários recebeu após 50 anos no Campo Missionário.