Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, julho 20, 2014

ORANDO PELOS DISCÍPULOS DE CRISTO

ORANDO PELOS DISCÍPULOS DE CRISTO
FILIPENSES 1:1-11

A Bíblia nos ensina a orar uns pelos outros, e neste texto vemos o Apóstolo Paulo cumprindo fielmente esse mandamento Bíblico.  Paulo foi o fundador da igreja em Filipos e através do seu ministério muitas pessoas se converteram a Cristo. Embora não estivesse mais presente com eles, Paulo se coloca diante de Deus em favor deles. Podemos perceber que havia três elementos fundamentais na oração de Paulo em favor dos filipenses, os quais precisam estar presentes em nossa oração quando oramos uns pelos outros e, principalmente, quando oramos por aqueles que ganhamos para Cristo. Vejamos:

1ª) Ação de graças (Vv.3-6). Sempre que se lembrava dos filipenses o Apóstolo Paulo rendia graças a Deus, sua oração por eles não era penosa, mais cheia de alegria. O motivo dessa gratidão era que os discípulos havia cooperado no evangelho desde o primeiro dia até aquele momento.  Será que temos dado motivos àqueles que oram por nós a render graças a Deus com alegria pela nossa cooperação no evangelho? Esses discípulos filipenses havia cooperado no evangelho pelo menos de três maneiras: I- Contribuíram financeiramente para o ministério do apóstolo Paulo (Fl. 4:15-18); II- Orando; III - Pregando o evangelho. Como discipuladores devemos render graças a Deus por nossos discípulos, também como um ato de fé. “Pois cremos que aquele que começou a boa obra neles, vai completá-la até o dia de cristo. “ (V.6). Os discípulos ainda não estão prontos, mas cremos que o Senhor completará a boa obra neles, e por isso agradecemos a Deus pela fé, pois cremos que Deus continua trabalhando (lapidando) a nós e aos discípulos de Cristo que discipulamos.

2ª) Amor (Vv. 7-8) Paulo deixa claro que esse sentimento que ele tinha pelos filipenses era justo pois ele os tinha em seu coração (V.7). É preciso ter amor em nosso coração para interceder pelos discípulos. Quando amamos nossos irmãos e nossos discípulos em Cristo, nós desejaremos orar por eles, para que experimentem o melhor de Deus em suas vidas. Mais uma vez Paulo lembra que seus discípulos participaram da graça de Deus juntamente com ele, em suas prisões, e na defesa e confirmação do evangelho. Isso significa que devemos estar juntos com nossos irmãos quando eles enfrentam aflições em Cristo. Também, como discípulos Cristo, devemos nos unir na defesa e confirmação (consolidar os discípulos) do evangelho. Paulo diz sentir por esses discípulos de Filipos uma “Estranhável afeição”, ou seja, era um amor verdadeiro, e não superficial, que brotava no fundo do seu coração.  É esse tipo de amor que devemos ter em nossos corações por nossos irmãos e nossos discípulos em Cristo. É esse tipo de amor (Ágape= O amor de Deus em nós- Rm. 5:5) que nos motiva a investir tempo orando em favor dos outros.

3ª) Súplica (Vv.9-11). Agora o Apóstolo Paulo começa a suplicar (pedir) a Deus em favor dos discípulos de Cristo em Filipos. Ele pede pelo menos três coisas a Deus. Que o amor dos Filipenses aumentasse mais e mais. O amor nos identifica como discípulos de Cristo. Tanto a célula como a igreja precisam ser ambientes em que há uma verdadeira manifestação de amor. Devemos orar para que a nossa célula e a igreja sejam cheias do amor de Deus. Para que sejam puros (santos) e sinceros até a volta de Cristo. Devemos orar por nossa santidade, a santidade da nossa célula, discípulos, e igreja. Pois sem santidade ninguém verá o Senhor. (Heb. 12:14) Para que sejam cheios do fruto de justiça. Esses frutos são produzidos apenas quando estamos ligados a Jesus. (Jo. 5.5) e devem ser para o louvor e glória de Deus, e não para a nossa própria glória. Entre os frutos que podemos produzir para Deus, está o de apresentar almas ganhas para Jesus em seu altar. Por isso, devemos orar para que tanto nós como nossos discípulos em Cristo sejam frutíferos.


CONCLUSÃO: Como intercessores, devemos estar constantemente diante de Deus por nós mesmos e por outros irmãos em Cristo, e essa oração precisa estar “recheada com esses ingredientes”: Gratidão, Amor e Súplica. Então, vamos orar!