Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, julho 20, 2014

PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO

PREGANDO O EVANGELHO DE CRISTO
Filipenses 1:12-19

Pregar o evangelho é tanto uma responsabilidade quanto um privilégio. Todo o discípulo de Cristo é chamado para anunciar o evangelho a todas as pessoas (Mc 16:15), pois é por meio do evangelho que elas terão a oportunidade de crê em Cristo e serem salvas. No entanto devemos não apenas pregá-lo, mas devemos fazê-lo também com a motivação correta. Neste texto encontramos três maneiras de pregar o evangelho duas delas corretas e uma equivocada. Vejamos:

1°) Pregar a Cristo em meio a adversidades (Vv.12-14). O apóstolo Paulo estava preso por causa da sua fé e serviço a Cristo, mas mesmo nestas condições ele não perdeu tempo e aproveitou cada oportunidade para compartilhar o evangelho de Cristo com toda a guarda pretoriana (os guardas do palácio de Cezar).  Ele não usou o fato de estar preso como desculpa para parar de pregar o evangelho, pelo contrário buscou na sua adversidade uma oportunidade para continuar dando testemunho de Cristo.

Infelizmente alguns de nós têm usado muitas desculpas para não pregar o evangelho de Cristo. O exemplo do Apóstolo Paulo nos mostra que lutas e provações não podem nos impedir de compartilhar a mensagem de Cristo, mas devem servir como combustível que impulsionará a nós e a outros discípulos de Cristo a proclamar confiantemente o evangelho (V.14).

2°) Pregar a Cristo por amor (Vv.15b-16). Muitos discípulos de Cristo, motivados pela coragem de Paulo, estavam pregando o evangelho com amor. Havia muita sinceridade em seus corações e a única motivação deles era ver a salvação dos perdidos e o Senhor Jesus sendo glorificado.

Essa deve ser também a nossa motivação ao pregar o evangelho de Cristo. Não devemos compartilhar a Palavra de Deus com motivações equivocadas, mas com o nosso coração transbordando de amor por Deus e pelas pessoas.

O amor dos discípulos de Cristo que estavam em Filipos era evidente, pois eles estavam em constante oração por Paulo. O Apóstolo confiava que Deus usaria a oração dos filipenses para libertá-lo da prisão e fortalecê-lo por meio do Espírito de Jesus Cristo (V.19).
Quando temos o amor de Deus em nosso coração não apenas pregamos o evangelho de Cristo, dando aos nossos ouvintes a oportunidade de crerem no Senhor, mas também oramos por outros irmãos que estão pregando esse evangelho para que sejam assistidos pelo Espírito Santo e possam pregar corajosamente aos outros (Ef. 6:19).

3°) Pregar a Cristo por inveja (Vv.15a, 17). Havia alguns cristãos de Roma que estavam pregando a Cristo com motivações erradas, eles estavam tentado dificultar ainda mais a adversidade de Paulo. O motivo deles era provocar o apóstolo Paulo, pois acreditavam que tendo êxito na pregação do evangelho, Paulo ficaria ainda mais triste na prisão. Infelizmente eles julgavam o Apóstolo Paulo como um concorrente.

Mesmo em nossos dias isso continua acontecendo, existem pessoas pregando a mensagem certa com a motivação errada. Precisamos entender que não estamos competindo uns com os outros, uma igreja não deve competir com outra, um líder de célula não deve competir com outro. Mas devemos pregar o evangelho por amor para expandir o reino de Deus e glorificar o nome do Senhor.

Embora alguns cristãos romanos tinham uma motivação errada ao pregarem o evangelho, Paulo não permitiu o desânimo invadir o seu coração, porque o mais importante era que Cristo estava sendo pregado, e isso para ele era motivo de grande alegria (V.18) . Como Paulo tinha uma mentalidade diferente daquele grupo de pregadores. O reino de Deus não é um reino de competidores, mas um reino de irmãos em Cristo.