Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, julho 27, 2014

LUTANDO JUNTOS PELA FÉ DO EVANGELHO


LUTANDO JUNTOS PELA FÉ DO EVANGELHO 
FILIPENSES 1:27-30; 2:1-4

A vida cristã é maravilhosa, podemos desfrutar de um relacionamento verdadeiro com Deus, experimentarmos paz interior, ter comunhão com nossos irmãos, usufruirmos da vida eterna e desfrutarmos de todas as bênçãos espirituais que possuímos em Cristo Jesus (Ef1:3), porém não podemos nos esquecer de que a vida cristã também é uma batalha. Quando nos convertemos a Jesus nos tornamos não apenas filhos de Deus, mas também soldados de Cristo. Estamos lutando a favor da fé do evangelho contra três inimigos: a carne, o mundo e o diabo.  Neste texto o apóstolo Paulo nos mostra três elementos indispensáveis para a vitória em nossa luta para manter a integridade da fé.

1º) Testemunho por Cristo (Fl 1:27-30)

Paulo orienta os Filipenses a “viver de maneira digna do evangelho de Cristo”. Isto significa que devemos nos comportar como cidadãos do Reino de Deus. Essa é realmente uma arma poderosa contra nossos inimigos (a carne, o mundo e o diabo). Aonde nós formos devemos dar um bom testemunho como representantes do Reino de Deus. Paulo disse aos Filipenses que quer ele estivesse presente ou ausente ele gostaria de ouvir boas noticias de que eles permaneciam unidos pelo o evangelho e lutando por ele. Isso significa que devemos dar um bom testemunho mesmo quando nossos líderes não estão próximos de nós.

Devemos dar um bom testemunho mesmo se estivermos sendo perseguidos por causa de nossa fé em Cristo (Fl 1:28) . Devemos ter coragem para enfrentar a perseguição, pois aqueles que insistem em lutar contra Deus estão declarando a sua própria destruição, e porque os que enfrentam corajosamente a perseguição por amor ao evangelho de Cristo desfrutarão de salvação. Não podemos nos esquecer de que sofrer por Cristo é um dom (um presente), um privilégio e não um fardo ou algo de devemos nos envergonharmos (Fl 1:29). O próprio Paulo deixou o exemplo para os Filipenses e também para nós do que é sofrer por Cristo (Fl 1:30). Isso significa que o líder deve ser exemplo em tudo inclusive em suas batalhas pela fé em Cristo.

2º) Unidade em Cristo (Fl 2:1-2) 

Não podemos lutar sozinhos contra nossos inimigos (a carne, o mundo e o diabo), precisamos estar unidos com os demais soldados de Cristo, por isso o apostolo Paulo mostra aos Filipenses que eles já tinham as ferramentas necessárias que os capacitavam para viver em unidade (Fl 2:1). Quando entregamos nossa vida a Jesus e começamos a nos reunir como igreja (no templo e na célula) abrimos o nosso coração para sermos confortados em Cristo, recebemos consolação de amor, desfrutamos de comunhão no Espírito, e para sermos cheios de ternura e compaixão,  e tudo isso nos capacita a viver em unidade como igreja. 

Paulo diz aos Filipenses que se eles viverem em unidade a alegria dele (Paulo) será completa (Fl 2:2) . Nenhum pai ou discipulador ficará feliz em ver seus filhos/discípulos vivendo em guerra uns contra os outros. Por isso quando vivemos em unidade alegraremos o coração dos nossos líderes, mas principalmente o coração do nosso Pai Celestial (Sl 133). Paulo nos ensina que devemos nos amar uns aos outros e trabalharmos juntos com um só coração, uma só mente e um só propósito. Por isso até no trabalho do Senhor devemos estar unidos e trabalharmos como equipe entendendo que cada irmão é importante dentro do propósito de Deus para o progresso do evangelho (I Cor 12:12-31).

3º) Altruísmo em Cristo (Fl 2:3-4) 

altruísmo é quando uma pessoa abnega de si mesma em favor dos outros, sendo, portanto o contrário de egoísmo. Como vimos anteriormente, não podemos vencer a batalha pela fé do evangelho se não estivermos unidos e os dois grandes inimigos da unidade são o egoísmo e o orgulho.  Por isso Paulo exorta aos Filipenses a considerar os outros superiores a si mesmo. Isso significa que devemos nos importar com os outros e não apenas com os nossos próprios interesses.  Como discípulos de Jesus devemos ter interesse pelo bem dos outros, desde ao que concerne a questões eternas como a salvação, quanto ao que concerne a questões materiais como se o nosso irmão tem comida em sua mesa ou não (I João 3:17-18). 

Conclusão: em resumo podemos dizer que quando damos testemunho em Cristo, vivemos em unidade como povo de Deus, e vencemos o egoísmo, nos importando com os outros e não apenas com nós mesmos, já estamos andando em vitória.