Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, janeiro 01, 2018

TENDO UM SONHO DE DEUS

MINISTÉRIO SHALLOM - Uma Igreja em Células no Modelo dos Doze - Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira, Jaguaquara - Ba. Cep. 45345-000. Pastores: Josivaldo e Judy Oliveira. ESTUDO PARA CÉLULA.

TENDO UM SONHO DE DEUS
Gênesis 37:5

“Teve José um sonho...” Ter um sonho de Deus é deixar o Espírito Santo Plantar em seu coração os sonhos, planos, projetos e desejos de Deus, para que no tempo certo o próprio Senhor os realize. Mas sonhar os sonhos de Deus não significa que teremos uma vida fácil. Muitas vezes enfrentaremos lutas e oposições até que esses sonhos sejam cumpridos.

Do momento em que o Senhor Jesus planta os seus sonhos em nós até o instante em que eles se cumprem, há um tempo de espera. E esperar pode ser bem desafiador. Por isso devemos estar cheios de fé e perseverança.
Nessa lição aprenderemos com a história de José. O caminho que ele percorreu desde o momento em que o Senhor lhe deu o sonho até o tempo em que ele se realizou servirá de aprendizado para cada um de nós.

1º) JOSÉ TEVE UM SONHO (Gn 37:5)

Esse sonho veio de Deus. O Senhor tem o compromisso de realizar os sonhos que Ele colocou em seu coração. Certifique-se que o sonho que você tem veio realmente de Deus. Para isso: Ore, medite na Palavra e ouça a voz do Espírito Santo.

2º) QUANDO SONHAMOS O SONHO DE DEUS DEVEMOS NOS PREPARAR PARA A OPOSIÇÃO

José enfrentou ÓDIO (Gn 37:5), CIÚMES (Gn 37:11), INCOMPREENSÃO (Gn 37:10 => “o pai lhe disse: que sonhos é esse que tiveste”), DESCRÉDITO DOS SONHOS (Gn 37:20 => “vejamos em que lhe darão os sonhos”). Muitas pessoas não acreditarão nos sonhos de Deus em você – você deve estar preparado para isso – porém você nunca deve duvidar dos sonhos que o Senhor plantou em você.  REJEIÇÃO – Os irmãos de José disseram: “achamos ... a túnica de teu filho” (Gn 37:32) eles NÃO disseram “achamos a túnica de nosso irmão”.   Jesus tinha o sonho de Deus. O sonho dele era trazer a humanidade de volta para o Pai. Mas por causa do sonho que tinha ele foi rejeitado pelo seu próprio povo (João 1:11).

3º) O SENHOR COMEÇOU A PROSPERAR O SONHO DE JOSÉ (Gn 39)

a)     Primeira fase – a presença de Deus faz de José um homem próspero na casa de Potifar (Gn 39:2-6). O que prospera os nossos sonhos é a presença de Deus em nossas vidas.
b)     Segunda fase – A TENTAÇÃO – A tentativa do diabo de tirar José do foco dos seus sonhos. (Gn 39:7-13) Quando o diabo vir que o senhor começou a prosperar nossos sonhos ele vai procurar nos tentar para nos tirar do foco da benção. A tentação é uma distração do inferno para nos privar dos sonhos de Deus. Portanto, permaneça firme pela graça de Deus. Por ter resistido a tentação José enfrentou calúnia (Gn 39:17), injustiça (Gn 39:20) mesmo assim ele permaneceu fiel ao Senhor.
c)     Terceira fase – O Senhor continuou a prosperar o sonho de José quando ele estava na prisão (Gn 39: 22 – 23).
d)     Quarta fase – O copeiro não se lembrou de José (Gn 40:23). O homem pode até se esquecer o que lhe prometeu, mas Deus nunca se esquece. Não coloque sua expectativa no ser humano, mas no Senhor. É ele que torna o seu sonho realidade.
e)     Quinta fase – MUDANÇA=> Preparando-se para um novo tempo (Gn 41:14, José se barbeou e mudou de roupa para tornar-se apresentável diante do Faraó. Mude a mentalidade, Deus começou a realizar seu sonho.

4º) DEUS CONCRETIZA O SONHO DE JOSÉ (Gn 41:37-44)

a)     Treze anos depois o sonho de José se cumpriu. Por isso seja perseverante. Não desista!
b)     Depois dos sonhos realizados José permaneceu fiel ao Senhor e aos seus princípios. Tem gente que depois que prospera se esquece de Deus.
c)     Depois do sonho cumprido José perdoa seus opositores (Gn 45:5). Quando Deus nos levanta devemos estar dispostos a perdoar aqueles que nos ofenderam. O perdão é a arma dos valentes de Deus.
d)     Depois dos sonhos cumpridos José abençoou os seus opositores (Gn 45:7). Deus nos levanta para abençoar até aqueles que se opuseram a nós.

CONCLUSÃO:

Quando Deus tem um propósito em nossa vida, não importa os obstáculos, as lutas e adversidades que enfrentamos. No tempo de Deus os seus sonhos vão se cumprir.


Por Josivaldo Oliveira