Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, janeiro 24, 2018

TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO

MINISTÉRIO SHALLOM - Rua Pedro Tavares Cafezeiro, 812, Palmeira - Jaguaquara - Ba. Cep:45345-000. Pastores Josivaldo e Judy Oliveira.
 
TORNANDO-SE SEMELHANTE A CRISTO
Romanos 8:29, I João 2:6

"Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme a imagem de seu filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Rm 8:12).

"Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." (I Jo 2:6).
 
O desejo do Senhor para nossa vida é nos tornar semelhantes ao seu Filho. Paulo diz em Romanos que como cristãos nós fomos predestinados a sermos conforme a  imagem de Cristo. Desde o início Deus criou o homem a sua imagem e semelhança (Gn 1:26,27) Isso significa que somos seres espirituais, inteligentes, temos a capacidade de nos relacionar e temos uma consciência moral.

Infelizmente quando o homem pecou a imagem de Deus nele ficou distorcida, por isso, Deus enviou o seu Filho para restaurar a Sua imagem em nós. A Bíblia diz que Cristo é "a imagem do Deus invisível"  (Col 3:15) "e a expressão exata do seu ser" (Hb 1:3).

Deus quer que cada um dos seus filhos tenham a sua imagem e semelhança, ou seja, que se tornem como Cristo. Isso significa que ele deseja trabalhar no nosso caratér para torná-lo cada vez mais parecido com Cristo.

1°) Deus nos deu Espirito Santo para transformar o nosso caráter e nos tornar semelhantes a Cristo

"... Somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Espírito do Senhor." (2ª Cor 3:18). 

Não conseguimos produzir o caratér de Cristo pelo nosso próprio esforço, precisamos da ajuda do Espirito Santo. Por isso ele veio habitar em nós.
Quando escolhemos fazer o que é certo e confiamos no Espírito de Deus a Ele nos dará a graça (capacidade) para fazer o que é correto. Ele habita em nós e tem tudo que precisamos para viver uma vida que agrada a Deus (leia 1ª Pedro 1:3).

2°) Devemos cooperar com o Espirito Santo

O Espirito Santo não poderá desenvolver nosso caráter e nos fazer crescer para parecermos cada vez mais com Jesus, se não estivermos disposto a cooperar com Ele. Como cooperamos com o Espírito Santo?

a) Obediência: As As águas do Jordão recuaram quando os líderes pisaram na água em obediência e fé.

b) Esforço: Não para sermos salvos, mas para crescermos espiritualmente.

⦁ Abandonar a antiga maneira de agir. (Ef 4:22)
⦁ Mudar a forma de pensar. (Rm 12:2)
⦁ Adquirir novos hábitos em harmonia com a Palavra de Deus. (Ef 4:24)

3°) Deus usa três elementos poderosos para nos mudar - transformar o nosso caráter

⦁ a) Sua palavra: Por isso a importancia de ler, meditar e ouvir a pregação da Palavra.

⦁ b) Pessoas: Daí a importancia de estarmos juntos com nossos irmãos em Cristo, ninguém pode crescer se isolando. (Pv 18:1). Quando estamos juntos somos encorajados, corrigidos, treinados a ser pacientes com as fraquezas do irmão, aprendemos a perdoar etc... Não se esqueça que "Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro". (Proverbios 27:17).

⦁ c) Circunstâncias: Por meio delas aprendemos a confiar e a depender de Deus nos momentos difíceis.

4°) Tornar-se semelhante a Cristo é um processo lento

O desenvolvimento do nosso carater é uma jornada para vida toda (Ef 4:13). Paciência!
"Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo." (Ef 4:13)

CONCLUSÃO:

Jesus não morreu na cruz apenas para que tivessemos vidas confortáveis, mas Ele quer que nos tornemos como Ele. Isso é tanto um privilégio como nossa responsabilidade.
Em qual área da vida você precisa pedir a ajuda do Espirito Santo para torná-lo semelhante a Cristo?