Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, junho 15, 2019

O PODER DA ENTREGA – Parte 1 – Josivaldo Oliveira



MINISTÉRIO SHALLOM – ESTUDO PARA CÉLULA
O PODER DA ENTREGA – Parte 1 – Josivaldo Oliveira


Salmo 37:5, Romanos 12:1. Quando nos entregamos ao Senhor total e completamente, sem reservas, sem resistências, é nesse momento que de fato adoramos ao Senhor. Quando é que adoramos ao Senhor no mais alto nível de adoração? É quando nos entregamos a Ele com tudo que temos e somos. Portanto, adoração é entregar-se completamente a Deus. Na linguagem de Romanos 12:1 significa oferecer-se ao Senhor como uma oferta, como um sacrifício; veja o que o apóstolo Paulo nos ensina neste texto:

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês”. Ao nos estregamos a Deus desse modo, nos ofertando para Ele sem reservas é quando estamos realmente adorando ao Senhor. A adoração genuína deve ser compreendida como entrega radical, oferta voluntária ou sacrifício a Deus.

O que a Bíblia nos ensina sobre a entrega completa? Para entregar-se sem reservas é preciso confiar totalmente no Senhor. Nós só nos entregamos sem medo quando confiamos completamente. Sem confiança não há entrega. Por exemplo: Uma mulher não consegue se entregar sem medo a um homem até que de alguma forma ela tenha confiança nele (pelo menos deve ser assim).

Então para que nos entreguemos ao Senhor é preciso que coloquemos nEle toda a nossa confiança, e só podemos confiar no Senhor se O conhecermos. Entendeu? Você só se entregará ao Senhor sem reservas se confiar nele, e só confiará nEle a mediada que O conhecer profundamente. Quanto mais conhecer o amor, a bondade e a graça do Senhor, e perceber o quanto Ele ama você, mais livre ficará para entregar-se ao Senhor sem limites.

A Bíblia nos diz: “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”. (Romanos 5:8).

Não foi porque éramos bonzinhos, ou porque não tínhamos erro algum, ou por que éramos perfeitos e tão bons que Deus enviou Seu filho para morrer por nós. Não, pelo contrário, a Bíblia diz que o amor de Deus é demonstrado exatamente no fato de que Cristo morreu por nós, pecadores, imperfeitos, falhos, fracos, etc... Ele deu a Sua vida por cada um de nós apesar dos nossos defeitos, pecados, fracassos e limitações.

A Bíblia nos mostra quanto Deus nos ama. Se você conhecer plenamente o amor de Deus, só haverá uma resposta em seu coração: Entregar-se a Ele completamente. Pois quando O conhecemos, nEle confiamos e quando confiamos nos tornamos livres para nos entregar ao seu amor. “Nós amamos porque ele nos amou primeiro”. (1 João 4:19).

O grande problema é que muitas pessoas se entregam a coisas, ou a outras pessoas sem conhecer devidamente e sem confiar o suficiente, e desta maneira acabam se decepcionando. Por isso que tem muita gente frustrada e ferida.

O que acontece quando nos entregamos ao Senhor?

O nosso caráter é mudado, não a nossa personalidade. Quando nos entregamos ao Senhor não perdemos a nossa personalidade, não deixamos de ser quem somos. A nossa personalidade é preservada, mas o Senhor a aperfeiçoa e a utiliza, para a glória dEle. Deus não quer mudar a sua personalidade, mas deseja transformar o seu caráter.

Por exemplo: Se o seu temperamento é sanguíneo, melancólico, fleumático ou colérico, esses traços da sua personalidade não são alterados quando você se entrega ao Senhor, mas serão aperfeiçoados e usados para a glória de Deus. Mas Ele vai transformar o seu caráter, mudar você por dentro e torná-lo semelhante ao Seu Filho, Jesus Cristo.
Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou”. (1 João 2:6 ).

Quando nos entregamos a Cristo aprendemos a obedecer a Sua Palavra, mesmo quando isso não faz sentido aparente. Por exemplo: Em Lucas 5 a Bíblia nos conta uma história poderosa: Pedro passou a noite pescando e não apanhou absolutamente nada, quando o dia amanheceu Jesus chegou a Pedro e disse: “Lançai as redes do outro lado do barco.”, Pedro diz: “Senhor, nós passamos a noite inteira pescando e nada apanhamos.”, é como se ele tivesse pensado: “Não faz sentido; se na hora boa de pescar (que foi a noite) não pegamos nada, quanto mais agora...”, mas Pedro não questiona ao Senhor, ele apenas diz: “Todavia, sob a Tua Palavra, (debaixo da tua Palavra, em obediência a Tua Palavra) lançaremos as redes.”. Portanto, mesmo Pedro não vendo um sentido aparente, mesmo não compreendendo tudo, ele decidiu obedecer a Palavra do Senhor.

Portanto, quando nos estregamos ao Senhor tomamos a decisão de obedecer a Palavra do Senhor, mesmo quando parece não fazer sentido, mesmo quando a Palavra de Deus contraria o nosso senso racional, nossa lógica, decidimos obedecer, porque nos entregamos ao Senhor.

Abraão, por exemplo, se entregou a Deus e ele obedeceu ao Senhor mesmo sem saber o que ia acontecer. Em Gênesis 12:1-4 a Bíblia diz: “Então o Senhor disse a Abrão: Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados. Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor...

Abraão obedeceu porque ele havia se entregado ao Senhor sem reservas. Embora ele não soubesse para onde iria nem o que iria lhe acontecer, ou quais seriam os desdobramentos da sua entrega e decisão, mesmo assim ele confiou no Senhor em obediência. E por ter se entregado totalmente ao Senhor, Deus o abençoou muitíssimo e lhe deu direção. Não é sem razão que Abraão é um dos homens mais abençoados nos registros bíblicos.

No capítulo 22 de Gênesis vemos Abraão dando outro passo de obediência e fé: Deus ordena a Abraão que faça um grande sacrifício, o sacrifício do seu próprio filho Isaque. Abraão havia desejado muitíssimo este filho, havia orado a Deus pedindo-o e Deus havia prometido que lhe daria este filho. Abraão esperou o cumprimento desta promessa por cerca de 25 anos e depois que Deus cumpriu-a e Isaque nasce, depois que Abraão conviveu com seu filho por alguns anos, Deus o pede em sacrifício. Meu Deus! Que teste de fé e obediência!

Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: "Abraão! " Ele respondeu: "Eis-me aqui". Então disse Deus: "Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei". Na manhã seguinte, Abraão levantou-se e preparou o seu jumento. Levou consigo dois de seus servos e Isaque seu filho. Depois de cortar lenha para o holocausto, partiu em direção ao lugar que Deus lhe havia indicado. No terceiro dia de viagem, Abraão olhou e viu o lugar ao longe. Disse ele a seus servos: "Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos". Abraão pegou a lenha para o holocausto e a colocou nos ombros de seu filho Isaque, e ele mesmo levou as brasas para o fogo, e a faca. E caminhando os dois juntos, Isaque disse a seu pai Abraão: "Meu pai! " "Sim, meu filho", respondeu Abraão. Isaque perguntou: "As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto? " Respondeu Abraão: "Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho". E os dois continuaram a caminhar juntos. Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha. Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho. Mas o Anjo do Senhor o chamou do céu: "Abraão Abraão! " "Eis-me aqui", respondeu ele. "Não toque no rapaz", disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho. ” Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá, pegou-o e sacrificou-o como holocausto em lugar de seu filho. Abraão deu àquele lugar o nome de "O Senhor proverá". Por isso até hoje se diz: “No monte do Senhor se proverá”. (Gênesis 22:1-14).

Por que Abraão conhecia muito bem ao Senhor (ao seu amor, graça e fidelidade) ele confiou nEle e por ter confiado ele se entregou. A Palavra de Deus para Abraão contrariava a lógica humana, mesmo assim ele obedeceu e levou o seu filho em sacrifício ao altar do Senhor e quando ele está a ponto de sacrificar ao seu filho, o Senhor disse: “Não toque no rapaz, Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.” Deus polpou a vida de Isaque, o cordeiro foi sacrificado no lugar dele, simbolizando o sacrifício de Jesus Cristo em favor da humanidade; e a partir de Isaque Deus deu uma descendência numerosa a Abraão.

Portanto quando nos entregamos ao Senhor Jesus aprendemos a obedecer a Sua Palavra, mesmo quando aparentemente não faz nenhum sentido para nós, ainda que em algum momento a palavra de Deus contrarie a nossa razão, ou lógica humana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário