Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, agosto 31, 2022

NÃO É PRÓPRIO DOS REIS BEBER VINHO

 DEVOCIONAL - DIA 01


NÃO É PRÓPRIO DOS REIS BEBER VINHO


"Não é próprio dos Reis, ó Lemuel, não é próprio dos Reis beber vinho, nem dos Príncipes desejar a bebida forte. Para que não bebam, e se esqueçam da Lei, e pervertam o direito de todos os aflitos". (Provérbios 31:4-5).


A palavra de Deus nos mostra, em muitas passagens como o álcool está associado a insensatez e perda de juízo (Isaías 5:11). 


"Quem bebe demais fica barulhento e caçoa dos outros; o escravo da bebida nunca será sábio." (Provérbios 20:1).


Por isso, nesse trecho de provérbios 31:4-5, a mãe do Rei Lemuel o aconselha a não ser dominado por bebidas alcoólicas. A bebida poderia fazê-lo perder o discernimento, esquecer da lei e também perverter direito dos aflitos. 


"O governante sem discernimento aumenta as opressões…" (Provérbios 28:16).



Em Deuteronômio 17, Deus orienta aqueles que são autoridades para que pudessem manter a sobriedade e o discernimento por meio da leitura diária das sagradas escrituras. Isso manteria o seu coração em simplicidade e humildade no cuidado com o povo.


"Quando o rei começar a governar, mandará fazer uma cópia da lei de Deus que está no livro guardado pelos sacerdotes levitas. Ele deverá ficar com essa cópia e todos os dias da sua vida lerá a lei, para que aprenda a temer o Senhor, nosso Deus, e para que sempre obedeça fielmente a todas as leis e a todos os mandamentos. Se fizer isso, ele não irá pensar que é mais do que os outros e cumprirá fielmente todas as leis. Assim reinará muitos anos, e os seus descendentes serão reis de Israel por muito tempo". (Deuteronômio 17:18-20).


Em toda a Bíblia, somos ordenados a ajudar aqueles que estão em profunda necessidade. "Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu ordeno a você que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra". (Deuteronômio 15:11).


Deus se importa em extremo com os órfãos, com as viúvas, com os desabrigados, com os moradores de rua etc… e somos orientados em sua Palavra a fazer tudo que está ao nosso alcance para cuidar dos menos favorecidos. "Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado…" (Zacarias 7:10).


Se esta é uma responsabilidade de cada cristão em Jesus, é ainda mais daqueles que estão investidos de autoridade pelo Senhor. 


A Bíblia nos diz que "… não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas". (Romanos 13:1).


E um dos propósitos da autoridade, é justamente cuidar dos menos favorecidos. Por isso é tão importante que aqueles que foram levantados por Deus para assumir posições de autoridade tenham muito cuidado em manter a mente, a consciência e o coração em profunda sobriedade, evitando o uso de bebida alcoólica e quaisquer outros tipos de entorpecentes. Essas substâncias, além de serem altamente prejudiciais à nossa própria vida, ainda podem nos tornar insensíveis às necessidades do próximo (Cf. Provérbios 23:39-35).


Bem, ainda que você não seja um governante civil, você é um príncipe do Senhor (Apocalipse 5:9-10). E como tal, precisa evitar qualquer tipo de substância que venha tornar sua mente ébria. É preciso manter o discernimento e a sobriedade por meio da meditação diária nas Sagradas Escrituras (Josué 1:8), para que possamos temer ao Senhor, e com humildade ajudar aos necessitados. Essa é a nossa responsabilidade como príncipes de Deus em Cristo Jesus. 


Perguntas para reflexão:


1 . Como você age diante da tentação de usar substâncias entorpecentes para fugir da realidade? (Provérbios 23:29-35)


2 . Você tem o hábito de fazer o seu devocional diariamente? (Mateus 6:6, Mateus 26:41)


3 . Você tem meditado na palavra de Deus todos os dias? (Salmo 119:11)


4 . Como as passagens de Josué 1:8 e Salmo 1:1-3 falam ao seu coração?


5 . Como você tem agido diante da realidade de pessoas em extrema necessidade? (Mateus 6:1)




Nenhum comentário:

Postar um comentário