Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, setembro 01, 2022

A IMPORTÂNCIA DA SABEDORIA

 DEVOCIONAL- DIA 02

A IMPORTÂNCIA DA SABEDORIA 


"O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino". (Provérbios 1:7).



O conhecimento e a sabedoria são elementos essenciais para vivermos uma vida plena e abençoada aqui na terra. O livro de provérbios enfatiza a todo instante a importância de sermos sábios e adquirirmos o conhecimento (Pv. 4:7).


Nesse texto específico (Pv 1:7) a Bíblia nos mostra que o começo para o conhecimento é Temer a Deus. No entanto, devemos compreender que o temor ao Senhor não significa ter medo de Deus, ou pavor da sua presença. 


Temer ao Senhor significa uma reverência santa para com Deus e as coisas sagradas. É o devido respeito, atenção e confiança que nós, como filhos de Deus, devemos devotar para com o Senhor nosso Pai, obedecendo aos seus ensinos e observando as suas instruções. 


Observe, no entanto, que o medo para com Deus faz o ser humano fugir dele e da sua sabedoria, e não buscá-lO. Foi exatamente essa experiência de Adão após o pecado. A Bíblia nos diz que por causa do medo de Deus ele se escondeu, evitando assim a sua presença. 



"Naquele dia, quando soprava o vento suave da tarde, o homem e a sua mulher ouviram a voz do Senhor Deus, que estava passeando pelo jardim. Então se esconderam dele, no meio das árvores. Mas o Senhor Deus chamou o homem e perguntou:

— Onde é que você está? O homem respondeu:

Eu ouvi a tua voz, quando estavas passeando pelo jardim, e fiquei com medo porque estava nu. Por isso me escondi. Aí Deus perguntou:

— E quem foi que lhe disse que você estava nu? Por acaso você comeu a fruta da árvore que eu o proibi de comer?" (Gênesis 3:8-11).


Outra experiência similar, é quando Deus traz a sua Revelação no Monte Sinai, e o povo de Israel fica apavorado e por causa desse medo eles pediram que Deus falasse apenas com Moisés e não com eles. 


"Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram à distância e disseram a Moisés: "Fala tu mesmo conosco, e ouviremos. Mas que Deus não fale conosco, para que não morramos". Moisés disse ao povo: "Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar". Mas o povo permaneceu à distância, ao passo que Moisés aproximou-se da nuvem escura em que Deus se encontrava". (Êxodo 20:18-21 NVI).



Observe nessas duas experiências que o medo, pavor de Deus leva as pessoas a se afastarem dele e não buscá-lo. Por isso é preciso entender que temor a Deus significa reverência santa e respeitosa e não medo e pavor dele.


Os verdadeiros filhos de Deus não precisam ter medo de Deus, mas sim um santo respeito pela sua presença. Pois a Palavra de Deus nos diz que este é o princípio do Saber.


 Você quer adquirir conhecimento e sabedoria? O princípio é Temer a Deus. Mas a Bíblia diz que os loucos desprezam a sabedoria e o ensino(Pv 1:7). 


Quem despreza a sabedoria e o ensino não pode ter uma vida plena e abençoada. Precisamos entender que nós estamos na terra. Ainda não estamos no céu. E enquanto estivermos aqui, poderemos viver o mais plenamente possível, em cada área da vida, se tivermos sabedoria. 


Onde vamos encontrar essa sabedoria? Na palavra de Deus. É por isso que quem despreza a Palavra de Deus nunca poderá ser verdadeiramente sábio.


"Os sábios serão envergonhados; ficarão confusos e atrapalhados. Eles rejeitaram as minhas palavras. Que sabedoria é essa que eles têm?" (Jeremias 8:9 NTLH).


Na palavra de Deus nos é revelada a sabedoria e a mente de Deus por isso é tão importante que nós criemos o hábito de meditar na palavra de Deus diariamente e aplicar os seus ensinos a nossa vida cotidiana. Isso é sabedoria!


Precisamos ler, ouvir, meditar, estudar a palavra de Deus diariamente e acima de tudo colocá-la em prática. Isso fará uma diferença enorme em cada área de nossa vida. Familiar, financeira, espiritual, saúde, emocional etc…


"Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência". (Tiago 1:22-24 NVI).


Também devemos orar a Deus pedindo a ele que nos dê sabedoria. A promessa do Senhor é que aqueles que pedem Sabedoria com um coração cheio de fé receberão da parte do Senhor esse presente. 


"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento". (Tiago 1:5,6 NVI).


Foi exatamente isso que aconteceu com o Rei Salomão. Ele pediu sabedoria a Deus e o Senhor lhe deu não apenas sabedoria, mas riquezas também. O desejo de Salomão era ser um homem mais sábio para que pudesse servir ao seu povo e conduzi-los aos propósitos de Deus (2 Crônicas 1:7-13).



O Senhor conhecia o desejo que estava no coração de Salomão por isso lhe concedeu sabedoria para servir ao seu povo. Se desejarmos ser mais sábios para que possamos ser uma benção nas mãos de Deus para a vida de outras pessoas e se buscarmos sabedoria em oração e na palavra de Deus, com certeza o Senhor nos dará sabedoria e conhecimento. 


No entanto, não podemos nos esquecer que o propósito maior da sabedoria e do conhecimento, bem como, de todos os demais dons que Deus nos dá, é para servir a Deus e ao próximo. Não podemos usar os dons que Deus nos deu apenas em benefício próprio.


"Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas".

(1 Pedro 4:10 NVI).


Perguntas para reflexão: 


1 . Você teme a Deus? (Dt 13:4).


2 . Qual a diferença entre temer a Deus e ter medo de Deus? (Salmo 34:8-9, Pv 10:27).


3 . Qual é o início de uma vida plena de sabedoria? (Pv 1:7, Sl 111:10, Pv 9:10).


4. Como podemos adquirir sabedoria? (Tg 1:5, Sl 1:2-3)


5 . Você tem orado e meditado na palavra de Deus para receber sabedoria? (2 Crônicas 1:7-13).


6 . Na sua opinião qual a importância da sabedoria na vida do Cristão? (Provérbios 4:7-10).


Nenhum comentário:

Postar um comentário