Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, maio 26, 2024

CONSTRUINDO HÁBITOS ESPIRITUAIS PARA REDUZIR O ESTRESSE - SALMO 23

CONSTRUINDO HÁBITOS ESPIRITUAIS PARA REDUZIR O ESTRESSE - SALMO 23 


“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.  Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre” (Salmo 23).


Em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de desafios, o estresse se tornou uma realidade comum na vida humana. Preocupações, pressa, problemas financeiros, relacionamentos difíceis, falta de descanso e doenças são apenas algumas das fontes que podem alimentar o estresse crônico, com consequências devastadoras para nossa saúde.

Mas existe esperança! A Palavra de Deus nos oferece um antídoto poderoso para o estresse. Veremos como os princípios encontrados no Salmo 23 são poderosos para nos fazer encontrar paz interior, aliviar o estresse e nos permitir viver uma vida mais plena e significativa.

AS SETE FONTES DE ESTRESSE MAIS COMUNS NA VIDA MODERNA:

1. PREOCUPAÇÕES

2.  PRESSA

3.  MULTIDÕES

4.  MÚLTIPLAS ESCOLHAS (O excesso de opções me deixa sem opção).

5.  PERDA DE PRIVACIDADE

6.  PLURALISMO

7.  MEDO DO FUTURO 

Encontraremos no Salmo 23 os sete antídotos para as sete fontes de estresse

“O coração em paz dá vida ao corpo…” (Provérbios 14:30).


1 ) CREIA QUE SOMENTE O SENHOR É O PROVEDOR PARA TODAS AS SUAS NECESSIDADES (V.1)

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Salmo 23:1).

Pare de colocar a sua segurança em coisas que você pode perder.  Sua segurança deve estar somente em Cristo Jesus.

“Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:32)

O primeiro passo na redução do estresse é a ADORAÇÃO (ou seja, focar em Deus e parar de focar na expectativa de que outras pessoas possam suprir nossas necessidades).

2) APRENDA A DESCANSAR (V.2)

“Em verdes pastagens me faz repousar…” (Sl 23:2)

“Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: "No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram” (Isaías 30:15)

O que eu devo fazer no meu período de descanso?

Descansar meu corpo,  me concentrar novamente no meu espírito, recarregar minhas emoções… 

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30). 

Três verbos importantes aparecem nesses versículos: vir, tomar e aprender.

Quando estamos no mesmo jugo com Jesus  nos movemos na mesma direção e na mesma velocidade.

3) RECARREGUE A SUA ALMA COM BELEZA (VV.2-3A)

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma…” (Salmo 23:2-3a)

Precisamos sair frequentemente para ver a natureza; Precisamos estar em contato com a criação de Deus; Precisamos nos cercar com beleza.

Comece o seu dia com Deus e não com as mídias - “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. (Filipenses 4:8).

Intencionalmente coloque beleza em volta de você ( por exemplo, louvores que te inspiram).

4) BUSQUE A ORIENTAÇÃO DE DEUS (V.3)

“... Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3b).

Uma fonte comum de estresse na vida é a indecisão ( múltiplas escolhas - O excesso de opções me deixa sem opção).

Por isso nós precisamos buscar a sabedoria de Deus -  “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”. (Tiago 1:5).

5) CONFIE EM DEUS NOS VALES ESCUROS (V.4)

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:4).

Uma fonte comum de estresse é a perda. A possibilidade de perder o trabalho, o dinheiro, a saúde, o cônjuge etc…

Por isso precisamos aprender a confiar em Deus nos dias difíceis.

Quando o meu espírito se desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir…” (Salmo 142:3).

6) PERMITA QUE O SENHOR SEJA O SEU DEFENSOR (V.5)

“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda” (Salmo 23:5).

Outra fonte de estresse são os conflitos, oposições e críticas, por isso eu preciso de Deus como meu defensor. Eu não tenho que ficar preocupado em me defender. Deus está no controle. 

“Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem”. (1 Pedro 4:19). 

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" (Mateus 5:10-12).

7) CREIA QUE DEUS ESTARÁ COM VOCÊ EM CADA FASE DA SUA VIDA (V.6)

“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre” (Salmo 23:6).

Outra fonte de estresse é o medo do futuro. “E se eu perder o emprego, e se eu falir, e se eu adoecer…” Mas a promessa da palavra é que todos os dias você será cercado de bondade e misericórdia. 




quarta-feira, maio 22, 2024

CONSTRUINDO UM LAR FIRME NA ROCHA - MATEUS 7:24-27

 CONSTRUINDO UM LAR FIRME NA ROCHA - MATEUS 7:24-27 


"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda" (Mateus 7:24-27).


Nesse texto o Senhor Jesus nos fala sobre dois fundamentos para a vida e para família…


Um fundamento é firme, capaz de suportar as intempéries da vida. O outro, é instável, por isso se abala quando a vida e a família são testadas pelas adversidades.


Esse texto também nos fala de duas escolhas,  cada uma trazendo suas próprias consequências.


Você é livre para escolher, Só não é livre para determinar o resultado de suas escolhas.


 “Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá” (Gálatas 6:7).


Nesse texto (Mateus 7:24-27), o Senhor Jesus também nos fala sobre dois tipos de pessoas: Uma sábia e outra insensata. 


A oportunidade é a mesma ( ambas ouviram a palavra de Jesus V.24,26).


“Portanto, quem ouve estas minhas palavras …” V.24a

“Mas quem ouve estas minhas palavras…” V.26a


As circunstâncias são as mesmas (V.25a, 27a)


“Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu…” (V.25a).


“Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu…” (V. 27a)



Os resultados são diferentes ( pois os resultados são determinados pelas escolhas V.25b, 27b).


“... ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha” (V.25b).


“... ela caiu. E foi grande a sua queda” (V.27b).


O sábio escolheu edificar sobre a rocha, mas o tolo escolheu construir sobre a areia. 


O QUE A ROCHA SIMBOLIZA?


CRISTO JESUS E A SUA PALAVRA.


Quando escolhemos edificar a nossa vida e família sobre Cristo e a sua palavra ( praticando a palavra,  aplicando a cada área de nossa vida e família) permaneceremos de pé depois de vencermos as tempestades. 


O QUE A AREIA REPRESENTA?


OS VALORES MUNDANOS


Popularidade, sucesso material, dinheiro, fama, filosofias humanas passageiras,  estética…


Todas essas coisas podem até ser boas em si, mas não servem como fundamento.


Quando alguém decide construir a sua casa sobre a “areia”, o resultado inevitável é a ruína diante das tempestades da vida. 


COMO CONSTRUIR A CASA SOBRE A ROCHA?

OUVINDO A PALAVRA DE JESUS

PRATICANDO A PALAVRA DE JESUS ( o que a palavra diz sobre casamento, família, criação de filhos, amor, obediência,  finanças etc…).


O nosso desafio é ouvir e aplicar a palavra de Jesus a nossa família 


“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer”. (Tiago 1:22-25)

 

Qual tem sido o fundamento da sua vida e da sua família? Você está construindo sobre a Rocha, que é Cristo e a sua Palavra ou sobre a areia movediça dos valores mundanos?

Conclusão:

A parábola das duas casas nos ensina a importância de edificar nossas vidas e famílias sobre o fundamento sólido e inabalável: Cristo e a sua Palavra. Ao ouvirmos e praticarmos os ensinamentos de Jesus, estaremos construindo um lar firme na rocha, capaz de resistir às mais fortes tempestades da vida.



quarta-feira, maio 15, 2024

APRENDENDO A ALIMENTAR-SE ESPIRITUALMENTE - JOSIVALDO OLIVEIRA

 

APRENDENDO A ALIMENTAR-SE ESPIRITUALMENTE - JOSIVALDO OLIVEIRA

Eu penso que como cristãos, precisamos aprender a nos alimentar diariamente da Palavra de Deus. A palavra de Deus é alimento e nutrição para nossa alma e para nosso espírito. O próprio Jesus disse, quando estava sendo tentado pelo diabo em Mateus 4:4: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."

O Senhor Jesus está citando um versículo de Deuteronômio 8:3, mostrando que a palavra de Deus é alimento para nossa alma, para nosso espírito, para nosso coração e para nossa fé. É nutrição espiritual para cada um de nós.

Existem muitos textos bíblicos em que a palavra de Deus é comparada com alimento. A Bíblia diz:

  • "Jesus comparou a palavra com pão: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.'" (Mateus 4:4)

  • "O salmista diz que a palavra é mais doce ao paladar do que mel." (Salmos 119:103)

  • "A palavra é comparada pelo apóstolo Pedro com leite." (1 Pedro 2:2)

Observe que as Escrituras Sagradas estão sempre comparando a Palavra de Deus com alimento. Porque de fato, a Palavra é alimento. Não é um alimento físico, mas sim um alimento espiritual para a nutrição do nosso coração, da nossa alma e do nosso espírito.

É muito importante que aprendamos a nos alimentar com a Palavra de Deus. Muitos cristãos têm muitos anos de fé, mas estão sempre esperando que o ministro, o pastor, que aqueles que lhes ministram a palavra sejam os únicos responsáveis por alimentá-los espiritualmente.

Mas a Bíblia nos ensina que precisamos ter responsabilidade com nossa própria nutrição espiritual. É muito importante que nós mesmos criemos o hábito de nos alimentar da palavra de Deus diariamente.

Por isso, as Escrituras Sagradas nos ensinam a importância de meditar na palavra de Deus de dia e de noite. Quando meditamos na palavra de Deus de dia e de noite (Salmos 1:2), o resultado é que seremos como árvores plantadas junto à corrente de águas que dá o fruto na estação própria, cujas folhas não murcham e tudo quanto fizermos será bem-sucedido.

Ou seja, quando nos alimentamos da palavra de Deus por nós mesmos, quando criamos o hábito de diariamente separar tempo para abrir a Bíblia, lê-la, refletir naquilo que ela está nos falando e, acima de tudo, aplicar os ensinamentos do Senhor Jesus à nossa própria vida, nos tornaremos cristãos abençoados e abençoadores. Nos fortaleceremos em nossa fé, seremos nutridos espiritualmente, receberemos direção espiritual para cada área de nossas vidas, seremos guiados por meio do Espírito Santo, (porque o Espírito Santo  fala conosco por meio da palavra de Deus), seremos conduzidos a pastos verdejantes (salmo 23:2), seremos nutridos, nos fortaleceremos e receberemos forças para vencer as batalhas espirituais que se levantam contra nós (Efésios 6:17, Hebreus 4:12).

Por isso é tão importante que não dependemos apenas dos cultos, das células, daqueles que nos ministram a palavra para nos alimentarmos espiritualmente. Claro que não somos daqueles que orientam as pessoas a não congregar (Hebreus 10:25), a não receber a Palavra nas reuniões da igreja e nas células (pequenos grupos). Mas isso não nos isenta da nossa responsabilidade de irmos ao Senhor diariamente para nos alimentar da Sua Santa Palavra por nós mesmos.

Acredito que uma das maiores alegrias de uma família, principalmente das mães, é quando percebe que seus filhos começam a crescer e se alimentar por si mesmos da comida que prepara para nutri-los e saciar-lhes a fome. Imagine se uma mãe precisasse continuar dando comida na boca dos seus filhos saudáveis com 10, 12 ou 20 anos de idade. Isso não seria maturidade nem crescimento.

Uma das maiores alegrias de uma mãe é ver os filhos começarem a se alimentar por si mesmos, ainda que cometam muitos erros no processo de aprenderem a se alimentar. Talvez eles coloquem a colher de forma errada na comida, possa ser que eles se lambuzem, que se sujem, mas estão aprendendo e desenvolvendo a coordenação motora para se alimentar por si mesmo. Eu creio que isso é uma alegria muito grande para qualquer mãe, para qualquer família.

Assim também, espiritualmente, todo verdadeiro ministro de Deus, ficará muito alegre e feliz ao perceber que os filhos espirituais estão se alimentando da palavra, estão com fome e sede da palavra, estão buscando diariamente na Palavra alimento e resposta para a as suas vidas (3 João 1:4). Isso gera maturidade, e todo verdadeiro ministro de Deus deseja que os filhos espirituais que ele está gerando para Jesus cresçam e amadureçam na fé (Gl 4:19), que não permaneçam meninos a vida toda, mas que cresçam por meio do alimento espiritual que é a palavra de Deus (Ef 4:14).

Por isso devemos diariamente separar tempo para ouvir, ler  e meditar a palavra de Deus, para refletir sobre aquilo que Deus está falando conosco por meio da sua palavra e, acima de tudo, para aplicar a palavra de Deus a cada aspecto, a cada esfera da nossa vida. Porque se assim procedermos seremos muitíssimo abençoados e abençoaremos outras pessoas.

Um cristão cheio da palavra é um cristão que não apenas é abençoado, mas também é abençoador, que está sempre disposto a servir o próximo, sendo uma bênção na vida de outras pessoas (Cl 3:16, 1 Pd 4:10).

Portanto necessitamos crescer por meio da leitura, meditação e prática da Palavra de Deus, que todos os dias possamos estar na mesa com o Pai. O próprio Senhor nos servirá o seu alimento espiritual. Ele tem nos servido desse pão diário da Palavra e nós precisamos todos os dias pegar o pão quentinho, fresquinho da Palavra de Deus e nos alimentar, colocar em nossa boca espiritual, mastigar, engolir, digerir de forma que o alimento fresco da palavra se torne vida para nós e também para aqueles que estarão próximos a nós por meio do nosso compartilhar da palavra com cada um deles.

Que nós possamos agir assim em nome de Jesus. Oremos ao Senhor.

Pai querido, nós queremos te render graças pelo presente maravilhoso que é a tua palavra. Como disse o salmista no Salmo 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho." Senhor, que nós possamos entender quão preciosa é a tua palavra, que a tua palavra é alimento genuíno, é alimento verdadeiro para o nosso coração, para a nossa alma, para o nosso espírito.

Senhor, que nós possamos ter fome e sede pela tua Palavra e que possamos diariamente separar tempo para nos alimentar da tua palavra. Assim como nos alimentamos diariamente do pão físico, que nós possamos muito mais nos alimentar diariamente da palavra de Deus, do pão espiritual, para que tenhamos forças para vencer as batalhas, para que recebamos direção do Senhor para a nossa família, casamento, empresas, negócios, vida espiritual, enfim, para cada área de nossas vidas, para que sejamos nutridos espiritualmente, para que possamos estar fortalecidos no Senhor para vencer as tentações das trevas, as tentações de Satanás.

O texto que nós lemos aqui no início, Mateus 4:4, diz que Jesus estava numa tentação contra o contra Satanás e ele, por meio da palavra, venceu a tentação de Satanás. Porque a palavra de Deus, a palavra ungida de Deus na boca dos ungidos de Deus, tem poder para afastar o inimigo.

Senhor, que nós possamos, como crentes em Jesus, cada um de nós, nos alimentar diariamente da tua palavra e que a tua palavra esteja ungida em nossa boca para que possamos vencer tentações, vencer batalhas espirituais, vencer as intempéries da vida, vencer as adversidades por meio da tua palavra. Sustenta-nos, dai-nos fome e sede da tua palavra em nome de Jesus, e que a bênção do Senhor repouse sobre cada um dos teus filhos, sobre a família, sobre as finanças, sobre a saúde. Pai, aqueles que estão doentes, aqueles que estão enfermos, eu te peço em nome de Jesus, toca em cada um deles com a tua cura por meio da tua Palavra (Pv 4:22-24), que eles sejam completamente curados no poderoso e bendito nome de Jesus Cristo.

Oramos assim para glória e para honra do Senhor. Nós abençoamos o teu povo em nome de Jesus. Amém! Glória a Deus! 

Que Deus abençoe você e a sua família. Não se esqueça de separar tempo para meditar e alimentar-se da Palavra diariamente.  

Por Josivaldo Oliveira



COMO POSSO ME APROXIMAR DE DEUS - LUCAS 15:11-32

 COMO POSSO ME APROXIMAR DE DEUS -  LUCAS 15:11-32


Quanto mais longe eu estiver de Deus mais problemas reais eu terei em minha vida, por outro lado, quanto mais perto eu estiver de Deus mais a minha vida será transformada. 


VERSÍCULO PARA MEMORIZAR -  ROMANOS 12:2


“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).


APRENDEREMOS COM A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO QUE EXISTEM QUATRO COISAS QUE PRECISAMOS FAZER PARA VOLTAR PARA DEUS:


1 ) CAIA EM SI -  ENTENDA QUE VOCÊ PRECISA DE MUDANÇA - (LUCAS 15:13-14,17)


"Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade” (Lucas 15:13-14). 


"Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome” (Lucas 15:17)!


Nada acontecerá em sua vida até você decidir mudar.


Deus ama você do jeito que você é, mas ele ama tanto você que não deixará você permanecer do jeito que está.


“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”.  (Jeremias 29:13).


2 ) CONFESSE O SEU PECADO - LUCAS 15:17-18 


"Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti” (Lucas 15:17-18).


Pecado em grego é “HAMARTIA”  que significa “errar o alvo”

Isaías 59:2; Salmo 51:1-4; Isaías 1:18 


“Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá” (Isaías 59:2).


“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me” (Salmo 51:1-4).


"Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão” (Isaías 1:18).


FAÇA UM CHECK-UP ESPIRITUAL 


A Bíblia fala que você pode testar a si mesmo em cinco áreas:

  •  ADORAÇÃO

  •  COMUNHÃO

  •  DISCIPULADO

  •  MINISTÉRIO

  •  EVANGELISMO 


Essas cinco áreas são propósitos de Deus para sua vida.

Faça uma Avaliação pessoal dessas áreas.  2 Coríntios 5:17, 2 Coríntios 13:5; Salmo 139:23-24, 1 Coríntios 11:28.


“Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!” (2 Coríntios 13:5)


“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23-24).


“Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice” (1 Cor 11:28).


 “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17)


3 ) SE OFEREÇA PARA SERVIR - LUCAS 15:12, 19


“O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles” (Lucas 15:12).


A primeira atitude dele foi: “dá-me”, mas quando ele voltou para casa do pai a sua atitude foi: “Faça de mim um servo”.


“Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores”. (Lucas 15:19)


Isso é uma verdadeira transformação,  quando a sua vida deixa de estar centrada em si mesmo para estar centrada em Deus. 


“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito”. (2 Coríntios 3:18).


ESSA DEVE SER A NOSSA ORAÇÃO: “MUDA-ME SENHOR, TRANSFORMA-ME SENHOR” 


“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:1-2).


“... Vamos fazer uma festa e comemorar”. (Lucas 15:23) -  Isso é o que o Senhor fará quando nós voltarmos para ele.


4) - LEVANTE-SE EM LOUVOR E CELEBRAÇÃO - LUCAS 15:23 


“... Vamos fazer uma festa e comemorar” (Lucas 15:23).



Obrigado Senhor pela tua graça, por seu amor, pela sua bondade… 


Nós vamos celebrar com uma festa… ( Lucas 15:23). 


A vida vira uma festa quando é transformada.


“Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele!” (Salmo 68:4)


Um psicólogo americano quando alguém vinha a ele com depressão, a primeira pergunta que ele fazia ao paciente era: “Você cantou todas as canções da igreja na última semana?” Se a resposta fosse “não”, o psicólogo dizia "Então eu quero que você vá e cante todas as canções da igreja pelas próximas três semanas, depois volte para me ver .


Um estudo científico global foi feito por pesquisadores suecos e esse estudo concluiu que:


O hábito de cantar em grupo (não sozinho) é bom para a sua saúde.


É uma grande terapia cantar com outras pessoas. 


É bom para sua saúde mental

É bom para sua saúde emocional

É bom para sua saúde social

É bom para sua saúde física


Eles fizeram estudos extensivos em diferentes áreas e descobriram que cantar com outras pessoas:


  • ABAIXA SUA PRESSÃO ARTERIAL

  • LIBERA ENDORFINA ( O QUE FAZ VOCÊ SE SENTIR MELHOR)

  • MELHORA O SEU HUMOR

  • CONSTROI A SUA CONFIANÇA 

  • ALIVIA A SOLIDÃO

  • ALIVIA  EMOÇÕES NEGATIVAS E STRESS

  • CRIE EMOÇÕES POSITIVAS


Outro estudo científico mostrou que:

Pessoas que cantam e adoram a cada semana vivem mais.


Por isso o pai celebrou!


Ele fez uma celebração (não uma condenação) quando o filho voltou para casa. Por isso devemos nos levantar e fazer uma festa e celebrar e cantar juntos ao Senhor pela sua misericórdia, graça, amor leal e bondade.