Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, maio 15, 2024

APRENDENDO A ALIMENTAR-SE ESPIRITUALMENTE - JOSIVALDO OLIVEIRA

 

APRENDENDO A ALIMENTAR-SE ESPIRITUALMENTE - JOSIVALDO OLIVEIRA

Eu penso que como cristãos, precisamos aprender a nos alimentar diariamente da Palavra de Deus. A palavra de Deus é alimento e nutrição para nossa alma e para nosso espírito. O próprio Jesus disse, quando estava sendo tentado pelo diabo em Mateus 4:4: "Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus."

O Senhor Jesus está citando um versículo de Deuteronômio 8:3, mostrando que a palavra de Deus é alimento para nossa alma, para nosso espírito, para nosso coração e para nossa fé. É nutrição espiritual para cada um de nós.

Existem muitos textos bíblicos em que a palavra de Deus é comparada com alimento. A Bíblia diz:

  • "Jesus comparou a palavra com pão: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.'" (Mateus 4:4)

  • "O salmista diz que a palavra é mais doce ao paladar do que mel." (Salmos 119:103)

  • "A palavra é comparada pelo apóstolo Pedro com leite." (1 Pedro 2:2)

Observe que as Escrituras Sagradas estão sempre comparando a Palavra de Deus com alimento. Porque de fato, a Palavra é alimento. Não é um alimento físico, mas sim um alimento espiritual para a nutrição do nosso coração, da nossa alma e do nosso espírito.

É muito importante que aprendamos a nos alimentar com a Palavra de Deus. Muitos cristãos têm muitos anos de fé, mas estão sempre esperando que o ministro, o pastor, que aqueles que lhes ministram a palavra sejam os únicos responsáveis por alimentá-los espiritualmente.

Mas a Bíblia nos ensina que precisamos ter responsabilidade com nossa própria nutrição espiritual. É muito importante que nós mesmos criemos o hábito de nos alimentar da palavra de Deus diariamente.

Por isso, as Escrituras Sagradas nos ensinam a importância de meditar na palavra de Deus de dia e de noite. Quando meditamos na palavra de Deus de dia e de noite (Salmos 1:2), o resultado é que seremos como árvores plantadas junto à corrente de águas que dá o fruto na estação própria, cujas folhas não murcham e tudo quanto fizermos será bem-sucedido.

Ou seja, quando nos alimentamos da palavra de Deus por nós mesmos, quando criamos o hábito de diariamente separar tempo para abrir a Bíblia, lê-la, refletir naquilo que ela está nos falando e, acima de tudo, aplicar os ensinamentos do Senhor Jesus à nossa própria vida, nos tornaremos cristãos abençoados e abençoadores. Nos fortaleceremos em nossa fé, seremos nutridos espiritualmente, receberemos direção espiritual para cada área de nossas vidas, seremos guiados por meio do Espírito Santo, (porque o Espírito Santo  fala conosco por meio da palavra de Deus), seremos conduzidos a pastos verdejantes (salmo 23:2), seremos nutridos, nos fortaleceremos e receberemos forças para vencer as batalhas espirituais que se levantam contra nós (Efésios 6:17, Hebreus 4:12).

Por isso é tão importante que não dependemos apenas dos cultos, das células, daqueles que nos ministram a palavra para nos alimentarmos espiritualmente. Claro que não somos daqueles que orientam as pessoas a não congregar (Hebreus 10:25), a não receber a Palavra nas reuniões da igreja e nas células (pequenos grupos). Mas isso não nos isenta da nossa responsabilidade de irmos ao Senhor diariamente para nos alimentar da Sua Santa Palavra por nós mesmos.

Acredito que uma das maiores alegrias de uma família, principalmente das mães, é quando percebe que seus filhos começam a crescer e se alimentar por si mesmos da comida que prepara para nutri-los e saciar-lhes a fome. Imagine se uma mãe precisasse continuar dando comida na boca dos seus filhos saudáveis com 10, 12 ou 20 anos de idade. Isso não seria maturidade nem crescimento.

Uma das maiores alegrias de uma mãe é ver os filhos começarem a se alimentar por si mesmos, ainda que cometam muitos erros no processo de aprenderem a se alimentar. Talvez eles coloquem a colher de forma errada na comida, possa ser que eles se lambuzem, que se sujem, mas estão aprendendo e desenvolvendo a coordenação motora para se alimentar por si mesmo. Eu creio que isso é uma alegria muito grande para qualquer mãe, para qualquer família.

Assim também, espiritualmente, todo verdadeiro ministro de Deus, ficará muito alegre e feliz ao perceber que os filhos espirituais estão se alimentando da palavra, estão com fome e sede da palavra, estão buscando diariamente na Palavra alimento e resposta para a as suas vidas (3 João 1:4). Isso gera maturidade, e todo verdadeiro ministro de Deus deseja que os filhos espirituais que ele está gerando para Jesus cresçam e amadureçam na fé (Gl 4:19), que não permaneçam meninos a vida toda, mas que cresçam por meio do alimento espiritual que é a palavra de Deus (Ef 4:14).

Por isso devemos diariamente separar tempo para ouvir, ler  e meditar a palavra de Deus, para refletir sobre aquilo que Deus está falando conosco por meio da sua palavra e, acima de tudo, para aplicar a palavra de Deus a cada aspecto, a cada esfera da nossa vida. Porque se assim procedermos seremos muitíssimo abençoados e abençoaremos outras pessoas.

Um cristão cheio da palavra é um cristão que não apenas é abençoado, mas também é abençoador, que está sempre disposto a servir o próximo, sendo uma bênção na vida de outras pessoas (Cl 3:16, 1 Pd 4:10).

Portanto necessitamos crescer por meio da leitura, meditação e prática da Palavra de Deus, que todos os dias possamos estar na mesa com o Pai. O próprio Senhor nos servirá o seu alimento espiritual. Ele tem nos servido desse pão diário da Palavra e nós precisamos todos os dias pegar o pão quentinho, fresquinho da Palavra de Deus e nos alimentar, colocar em nossa boca espiritual, mastigar, engolir, digerir de forma que o alimento fresco da palavra se torne vida para nós e também para aqueles que estarão próximos a nós por meio do nosso compartilhar da palavra com cada um deles.

Que nós possamos agir assim em nome de Jesus. Oremos ao Senhor.

Pai querido, nós queremos te render graças pelo presente maravilhoso que é a tua palavra. Como disse o salmista no Salmo 119:105: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho." Senhor, que nós possamos entender quão preciosa é a tua palavra, que a tua palavra é alimento genuíno, é alimento verdadeiro para o nosso coração, para a nossa alma, para o nosso espírito.

Senhor, que nós possamos ter fome e sede pela tua Palavra e que possamos diariamente separar tempo para nos alimentar da tua palavra. Assim como nos alimentamos diariamente do pão físico, que nós possamos muito mais nos alimentar diariamente da palavra de Deus, do pão espiritual, para que tenhamos forças para vencer as batalhas, para que recebamos direção do Senhor para a nossa família, casamento, empresas, negócios, vida espiritual, enfim, para cada área de nossas vidas, para que sejamos nutridos espiritualmente, para que possamos estar fortalecidos no Senhor para vencer as tentações das trevas, as tentações de Satanás.

O texto que nós lemos aqui no início, Mateus 4:4, diz que Jesus estava numa tentação contra o contra Satanás e ele, por meio da palavra, venceu a tentação de Satanás. Porque a palavra de Deus, a palavra ungida de Deus na boca dos ungidos de Deus, tem poder para afastar o inimigo.

Senhor, que nós possamos, como crentes em Jesus, cada um de nós, nos alimentar diariamente da tua palavra e que a tua palavra esteja ungida em nossa boca para que possamos vencer tentações, vencer batalhas espirituais, vencer as intempéries da vida, vencer as adversidades por meio da tua palavra. Sustenta-nos, dai-nos fome e sede da tua palavra em nome de Jesus, e que a bênção do Senhor repouse sobre cada um dos teus filhos, sobre a família, sobre as finanças, sobre a saúde. Pai, aqueles que estão doentes, aqueles que estão enfermos, eu te peço em nome de Jesus, toca em cada um deles com a tua cura por meio da tua Palavra (Pv 4:22-24), que eles sejam completamente curados no poderoso e bendito nome de Jesus Cristo.

Oramos assim para glória e para honra do Senhor. Nós abençoamos o teu povo em nome de Jesus. Amém! Glória a Deus! 

Que Deus abençoe você e a sua família. Não se esqueça de separar tempo para meditar e alimentar-se da Palavra diariamente.  

Por Josivaldo Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário