Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, maio 26, 2024

CONSTRUINDO HÁBITOS ESPIRITUAIS PARA REDUZIR O ESTRESSE - SALMO 23

CONSTRUINDO HÁBITOS ESPIRITUAIS PARA REDUZIR O ESTRESSE - SALMO 23 


“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.  Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre” (Salmo 23).


Em um mundo cada vez mais acelerado e cheio de desafios, o estresse se tornou uma realidade comum na vida humana. Preocupações, pressa, problemas financeiros, relacionamentos difíceis, falta de descanso e doenças são apenas algumas das fontes que podem alimentar o estresse crônico, com consequências devastadoras para nossa saúde.

Mas existe esperança! A Palavra de Deus nos oferece um antídoto poderoso para o estresse. Veremos como os princípios encontrados no Salmo 23 são poderosos para nos fazer encontrar paz interior, aliviar o estresse e nos permitir viver uma vida mais plena e significativa.

AS SETE FONTES DE ESTRESSE MAIS COMUNS NA VIDA MODERNA:

1. PREOCUPAÇÕES

2.  PRESSA

3.  MULTIDÕES

4.  MÚLTIPLAS ESCOLHAS (O excesso de opções me deixa sem opção).

5.  PERDA DE PRIVACIDADE

6.  PLURALISMO

7.  MEDO DO FUTURO 

Encontraremos no Salmo 23 os sete antídotos para as sete fontes de estresse

“O coração em paz dá vida ao corpo…” (Provérbios 14:30).


1 ) CREIA QUE SOMENTE O SENHOR É O PROVEDOR PARA TODAS AS SUAS NECESSIDADES (V.1)

“O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Salmo 23:1).

Pare de colocar a sua segurança em coisas que você pode perder.  Sua segurança deve estar somente em Cristo Jesus.

“Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8:32)

O primeiro passo na redução do estresse é a ADORAÇÃO (ou seja, focar em Deus e parar de focar na expectativa de que outras pessoas possam suprir nossas necessidades).

2) APRENDA A DESCANSAR (V.2)

“Em verdes pastagens me faz repousar…” (Sl 23:2)

“Diz o Soberano Senhor, o Santo de Israel: "No arrependimento e no descanso está a salvação de vocês, na quietude e na confiança está o seu vigor, mas vocês não quiseram” (Isaías 30:15)

O que eu devo fazer no meu período de descanso?

Descansar meu corpo,  me concentrar novamente no meu espírito, recarregar minhas emoções… 

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". (Mateus 11:28-30). 

Três verbos importantes aparecem nesses versículos: vir, tomar e aprender.

Quando estamos no mesmo jugo com Jesus  nos movemos na mesma direção e na mesma velocidade.

3) RECARREGUE A SUA ALMA COM BELEZA (VV.2-3A)

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma…” (Salmo 23:2-3a)

Precisamos sair frequentemente para ver a natureza; Precisamos estar em contato com a criação de Deus; Precisamos nos cercar com beleza.

Comece o seu dia com Deus e não com as mídias - “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. (Filipenses 4:8).

Intencionalmente coloque beleza em volta de você ( por exemplo, louvores que te inspiram).

4) BUSQUE A ORIENTAÇÃO DE DEUS (V.3)

“... Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome” (Salmo 23:3b).

Uma fonte comum de estresse na vida é a indecisão ( múltiplas escolhas - O excesso de opções me deixa sem opção).

Por isso nós precisamos buscar a sabedoria de Deus -  “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”. (Tiago 1:5).

5) CONFIE EM DEUS NOS VALES ESCUROS (V.4)

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam” (Salmo 23:4).

Uma fonte comum de estresse é a perda. A possibilidade de perder o trabalho, o dinheiro, a saúde, o cônjuge etc…

Por isso precisamos aprender a confiar em Deus nos dias difíceis.

Quando o meu espírito se desanima, és tu quem conhece o caminho que devo seguir…” (Salmo 142:3).

6) PERMITA QUE O SENHOR SEJA O SEU DEFENSOR (V.5)

“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda” (Salmo 23:5).

Outra fonte de estresse são os conflitos, oposições e críticas, por isso eu preciso de Deus como meu defensor. Eu não tenho que ficar preocupado em me defender. Deus está no controle. 

“Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem”. (1 Pedro 4:19). 

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês" (Mateus 5:10-12).

7) CREIA QUE DEUS ESTARÁ COM VOCÊ EM CADA FASE DA SUA VIDA (V.6)

“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre” (Salmo 23:6).

Outra fonte de estresse é o medo do futuro. “E se eu perder o emprego, e se eu falir, e se eu adoecer…” Mas a promessa da palavra é que todos os dias você será cercado de bondade e misericórdia. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário