Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quarta-feira, maio 15, 2024

COMO POSSO ME APROXIMAR DE DEUS - LUCAS 15:11-32

 COMO POSSO ME APROXIMAR DE DEUS -  LUCAS 15:11-32


Quanto mais longe eu estiver de Deus mais problemas reais eu terei em minha vida, por outro lado, quanto mais perto eu estiver de Deus mais a minha vida será transformada. 


VERSÍCULO PARA MEMORIZAR -  ROMANOS 12:2


“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).


APRENDEREMOS COM A PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO QUE EXISTEM QUATRO COISAS QUE PRECISAMOS FAZER PARA VOLTAR PARA DEUS:


1 ) CAIA EM SI -  ENTENDA QUE VOCÊ PRECISA DE MUDANÇA - (LUCAS 15:13-14,17)


"Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade” (Lucas 15:13-14). 


"Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome” (Lucas 15:17)!


Nada acontecerá em sua vida até você decidir mudar.


Deus ama você do jeito que você é, mas ele ama tanto você que não deixará você permanecer do jeito que está.


“Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração”.  (Jeremias 29:13).


2 ) CONFESSE O SEU PECADO - LUCAS 15:17-18 


"Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti” (Lucas 15:17-18).


Pecado em grego é “HAMARTIA”  que significa “errar o alvo”

Isaías 59:2; Salmo 51:1-4; Isaías 1:18 


“Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá” (Isaías 59:2).


“Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa e purifica-me do meu pecado. Pois eu mesmo reconheço as minhas transgressões, e o meu pecado sempre me persegue. Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas, de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me” (Salmo 51:1-4).


"Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão” (Isaías 1:18).


FAÇA UM CHECK-UP ESPIRITUAL 


A Bíblia fala que você pode testar a si mesmo em cinco áreas:

  •  ADORAÇÃO

  •  COMUNHÃO

  •  DISCIPULADO

  •  MINISTÉRIO

  •  EVANGELISMO 


Essas cinco áreas são propósitos de Deus para sua vida.

Faça uma Avaliação pessoal dessas áreas.  2 Coríntios 5:17, 2 Coríntios 13:5; Salmo 139:23-24, 1 Coríntios 11:28.


“Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmos. Não percebem que Cristo Jesus está em vocês? A não ser que tenham sido reprovados!” (2 Coríntios 13:5)


“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:23-24).


“Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice” (1 Cor 11:28).


 “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17)


3 ) SE OFEREÇA PARA SERVIR - LUCAS 15:12, 19


“O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles” (Lucas 15:12).


A primeira atitude dele foi: “dá-me”, mas quando ele voltou para casa do pai a sua atitude foi: “Faça de mim um servo”.


“Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus trabalhadores”. (Lucas 15:19)


Isso é uma verdadeira transformação,  quando a sua vida deixa de estar centrada em si mesmo para estar centrada em Deus. 


“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito”. (2 Coríntios 3:18).


ESSA DEVE SER A NOSSA ORAÇÃO: “MUDA-ME SENHOR, TRANSFORMA-ME SENHOR” 


“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. (Romanos 12:1-2).


“... Vamos fazer uma festa e comemorar”. (Lucas 15:23) -  Isso é o que o Senhor fará quando nós voltarmos para ele.


4) - LEVANTE-SE EM LOUVOR E CELEBRAÇÃO - LUCAS 15:23 


“... Vamos fazer uma festa e comemorar” (Lucas 15:23).



Obrigado Senhor pela tua graça, por seu amor, pela sua bondade… 


Nós vamos celebrar com uma festa… ( Lucas 15:23). 


A vida vira uma festa quando é transformada.


“Cantem a Deus, louvem o seu nome, exaltem aquele que cavalga sobre as nuvens; seu nome é Senhor! Exultem diante dele!” (Salmo 68:4)


Um psicólogo americano quando alguém vinha a ele com depressão, a primeira pergunta que ele fazia ao paciente era: “Você cantou todas as canções da igreja na última semana?” Se a resposta fosse “não”, o psicólogo dizia "Então eu quero que você vá e cante todas as canções da igreja pelas próximas três semanas, depois volte para me ver .


Um estudo científico global foi feito por pesquisadores suecos e esse estudo concluiu que:


O hábito de cantar em grupo (não sozinho) é bom para a sua saúde.


É uma grande terapia cantar com outras pessoas. 


É bom para sua saúde mental

É bom para sua saúde emocional

É bom para sua saúde social

É bom para sua saúde física


Eles fizeram estudos extensivos em diferentes áreas e descobriram que cantar com outras pessoas:


  • ABAIXA SUA PRESSÃO ARTERIAL

  • LIBERA ENDORFINA ( O QUE FAZ VOCÊ SE SENTIR MELHOR)

  • MELHORA O SEU HUMOR

  • CONSTROI A SUA CONFIANÇA 

  • ALIVIA A SOLIDÃO

  • ALIVIA  EMOÇÕES NEGATIVAS E STRESS

  • CRIE EMOÇÕES POSITIVAS


Outro estudo científico mostrou que:

Pessoas que cantam e adoram a cada semana vivem mais.


Por isso o pai celebrou!


Ele fez uma celebração (não uma condenação) quando o filho voltou para casa. Por isso devemos nos levantar e fazer uma festa e celebrar e cantar juntos ao Senhor pela sua misericórdia, graça, amor leal e bondade. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário