Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

quinta-feira, janeiro 20, 2011

Ações do Espírito Santo em nosso favor

Ações do Espírito Santo em nosso favor
1ª João 2:27-29

O Espírito Santo é o grande presente de Deus para aqueles que creem em Jesus. Ele nos foi dado para ser o nosso companheiro e amigo fiel que colaca-se ao nosso lado para nos ajudar no que for preciso. Portanto, tudo o que o Espírito Santo faz em nós e por nós é visando ao nosso bem real. Todas as suas ações tem o propósito de glorificar a Cristo e beneficiar cada um dos discípulos dEle. Em 1ª João 2:27-29 o apóstolo João nos mostra três ações do Espírito Santo em nosso favor.

1°) O Espírito Santo nos ensina a respeito de todas as coisas (V.27)

Obs: Em toda a Bíblia encontramos várias designações para o Espírito Santo, Ele é chamado de Espírito do Senhor (Is 11:2), Espirito de Deus (Gn 1:2), Espírito de Cristo (Rm 8:9) Consolador (Jo 16:7), mas aqui Ele é designado como A UNÇÃO.
O Espírito Santo nos ensina principalmente através da Palavra de Deus e dos verdadeiros ministros de Deus (Hb 13:7). Por isso quem têm o Espírito Santo não necessita daqueles que ensinam falsas doutrinas.
O Espírito Santo nos ensina a orar (Rm 8:26,27), a testemunhar de Cristo (Mt 10:18-20)..., enfim, Ele nos ensina tudo o que é necessário à salvação e à vida Cristã diária.

2°) O Espírito Santo nos ajuda a permanecer em Cristo (V.28)

Permanecer em Cristo nos mantêm em segurança.

Quando permanecemos em Cristo estamos seguros, mesmo em face das piores adversidades. (Sl 23:4)

Permanecer em Cristo nos mantêm numa posição de honra na vinda dEle

Infelizmente, muitas pessoas serão envergonhadas na vinda de Cristo por não terem permanecido nEle. Muitos dirão: “Óh Senhor, um dia eu te servir, mas veio as lutas e eu não suportei e me afastei de ti”. Outros dirão: “Jesus, eu era teu servo, mas veio as tentações e eu não resistir e desviei-me de ti”. Estes, infelizmente, serão destinados ao castigo eterno. Porém, aqueles que apesar de toda luta, adversidade, obstáculo e perseguição, permanecerem firmes em Cristo serão honrados e exaltados pelo Senhor quando Ele voltar.

3°) O Espírito Santo nos ajuda a praticar a justiça (V.29)

É impossivel praticarmos a justiça divina por nós mesmos, mas o Espírito Santo é quem nos ajuda a praticá-la. Quando praticamos esse tipo de Justiça somos identificados como filhos de Deus (Mt 5:45). Essa justiça não é humana, mas é a justiça de Cristo que é derramada na vida daquele que nEle crê. Quando Cristo morreu na cruz, levou sobre si os nossos pecados para que a justiça dEle fosse concedida ao que crê (2° Co 5:21) e o Espírito Santo nos ajuda a viver nesta justiça, que é também, descrita por Jesus no sermão do monte. Justiça nas bem- aveturanças (Mt 5:3-12), Justiça em relação ao ódio (Mt 5:21-26), ao adultério (Mt 5:27-30), ao divórcio (Mt 5:31,32), aos Juramentos (Mt 5:33-37), à vingança (Mt 5:38-42) ao amor aos inimigos (Mt 5:43-48) e a tudo o mais que é ensinado por Jesus, principalmente, nos capítulos cinco, seis e sete de Mateus. Somente por meio da ação do maravilhoso Espírito de Deus é que conseguiremos praticar esta justiça.

Conclusão:

O Espírito Santo é o dom de Deus para a nossa vida. Ele nos ensina tudo o que é necessário à salvação e ao viver cristão diário, nos dá força para permanecer em Cristo e nos ajuda a praticar a justiça de Deus. Portanto, devemos a cada dia agradecer ao Pai por ter-nos dado do seu Espírito, e desejar, ardentemente, ter uma profunda comunhão com Ele.