Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, janeiro 10, 2011

Contraste entre os inimigos de Cristo e os filhos de Deus

1ª JOÃO 2:18-26

Desde o início da história humana – a partir da queda – existem duas classes de pessoas: Aquelas que amam a Deus e aquelas que se opõem a Ele. Vário sãos os termos que a Palavra de Deus emprega para mostrar a diferença evidente entre estes dois tipos de pessoas. Justos e ímpios, ovelhas e lobos, luz e trevas, trigo e joio, crente e incrédulo, filhos de Deus e anticristos, etc... Cada um destes termos evidencia a existencia de uma assustadora diferença entre os que temem ao Senhor e aqueles que tornaram-se inimigos dEle. Neste texto o apóstolo João nos apresenta algumas destas diferenças, vejamos:

1°) Características dos inimigos de Cristo

a) Não desfrutam verdadeira comunhão com a igreja de Cristo (Vv.18,19)

O anticristo ( o homem da iniquindade, a besta) é o grande inimigo de Cristo e do seu povo, porém, mesmo antes dele se manifestar muitos anticristos (inimigos de Cristo) surgiram no mesmo espírito dele, isso evidencia que já chegou a última hora. Entendemos mediante o V. 19 que muitos desses inimigos de Cristo se diziam (ou se dizem) cristãos e, em outros tempos, já estiveram inseridos na igreja visível, simulando uma suposta comunhão. No entanto, no seu interior nunca foram verdadeiros discípulos de Cristo, por isso deixaram a igreja do Senhor. Perseverar em seguir a Jesus é uma prova da fé genuína. Portanto, um dos sinais da verdadeira vida cristã é o desejo de está em permanente comunhão com o povo de Deus.

b) Negam que Jesus é o Cristo (Vv.22,23)

Os inimigos de Cristo negam que ele é o Filho de Deus. Veem-no apenas como um profeta, um mestre, um grande líder, mas não como o Deus eterno que se fez homem para nos salvar. Negar a divindade de Jesus é o mesmo que nagar o Pai. Algumas pessoas dizem que adoram a Deus o Pai, mas não querem confessar a Jesus como Senhor e salvador de suas vidas, tão pouco, reconhecem-no como Deus o Filho. O apóstolo João chama estas pessoas de anticristos, e nos diz que é totalmente impossível ter o Pai sem ter o Filho. “Qualquer que nega o Filho, também não tem o Pai; mas aquele que confessa o Filho, tem também o Pai” (V.23).

c) Procuram enganar os fiéis (V.26)

É interessante notar que os participantes das seitas pseudocristãs são proselitistas, ou seja, não buscam alcançar os perdidos que estão no mundo, mas tentam enganar e tornar membros das suas seitas, aqueles que já fazem parte da igreja de Cristo. É por isso que nós, do Ministério Shallom, temos o cuidado para não convidar para fazer parte da nossa congregação irmãos que já fazem parte de outras igrejas genuinamente cristãs, mas nos esforçamos para alcançar para Jesus aquelas que estão perdidas no mundo.


2°) Características dos Filhos de Deus

a) Possuem a unção que procede do Santo (O Espírito Santo) V.20

Quando alguém se converte ao Senhor Jesus Cristo torna-se o templo do Espírito Santo, a partir deste momento Ele vem morar no interior desta pessoa e lhe dá a capacidade de discernir entre a verdade e o engano. O Espírito Santo é o presente de Deus para o crente em Cristo Jesus. Deus nos selou com o Espírito Santo como sinal de que nós, os que cremos, somos filhos dEle. “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.(Rm 8:14-16)

b) Conhecem a verdade em Cristo (V.21)

A verdade é revelada na Palavra de Deus. Todo verdadeiro filho de Deus ama a Palavra e se expõe a ela continuamente. A medida que ouvimos, lemos, meditamos e praticamos a Palavra de Deus o nosso conhecimento da verdade em Cristo vai sendo ampliado. “E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna”. (1ª Jo 5:20)

c) Desfrutam da vida eterna (Vv.24,25)

Os verdadeiros filhos de Deus já desfrutam da vida eterna, pois permanecem nos ensinamentos do Senhor Jesus e dos seus apóstolos. Para aqueles que permanecem na sã doutrina, a vida eterna é uma realidade tanto presente quanto futura. Isto significa que vida eterna não se refere apenas à existência infinita, mas principalmente a uma qualidade de vida espitual (a qualidade da vida de Deus – vida abundante, vida plena) que começa quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador e Senhor e continua por toda a eternidade.

Conclusão:

Vimos que há uma enorme diferença entre os filhos de Deus e os inimigos de Cristo, não apenas no que diz respeito às suas naturezas e condutas, mas também no tocante aos seus destinos. O destino dos inimigos de Cristo é a perdição eterna, enquanto que o destino dos filhos de Deus é a vida eterna. Somente um profundo arrependimento, confissão e abandono do pecado, pode transformar um inimigo de Cristo em um filho de Deus. Portanto, se você tem agido como um inimigo de Cristo, pode mudar a sua vida e o seu destino tornando-se um filho de Deus, se se arrepender do seu pecado e entregar verdadeiramente a sua vida a Jesus Cristo. Você gostaria de receber a Jesus agora?
( ) Sim ou não ( ).