Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, janeiro 04, 2011

O amor que Deus odeia

Ministério Shallom

O amor que Deus odeia
1ª João 2:15-17

Em toda esta epístola o Apóstolo João nos ensina que devemos praticar o amor (o tipo certo de amor). Porém, neste texto ele nos mostra que há um tipo de amor que Deus odeia, e portanto não devemos praticá-lo, é o amor pelo mundo. Existem pelo menos quatro razões para não amarmos o mundo:

1ª) POR CAUSA DAQUILO QUE O MUNDO É

O mundo que o Senhor nos ordena a não amar não se refere ao planeta terra (Sl 24:1), muito menos a humanidade (João 3:16), mas, a um sistema espiritual, maligno, regido por satanás e que se opõe a Deus e a Cristo. É um sistema organizado constituído de um conjunto de ideias, valores, atividades, objetivos, etc. Completamente contrários a Palavra de Deus, por isso o mundo pode incluir qualquer coisa em que o Senhor Jesus não é amado e honrado.

2ª) QUEM AMA O MUNDO PERDE O AMOR POR DEUS(V.15)

O amor pelo mundo não pode coexistir harmoniosamente com o amor pelo Pai. É por isso, que quando uma pessoa começa a amar o mundo ela deixa de amar a Deus, ou vice-versa.
“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tg 4:4).

“Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom” (Mt 6:24).

3ª) AS COISAS QUE NO MUNDO HÁ NÃO PROCEDEM DE DEUS (V.16)

Tudo o que o mundo tem a oferecer é:
- Cobiça da carne (refere-se aos desejos carnais da nossa natureza adâmica) – Gl 5:19-21
-Cobiça dos olhos (são os desejos perversos estimulados por aquilo que vemos) – 2º Sm 11:2-4, Js 7:20-21
- Soberba da vida (é odesejo maligno de se obter a glória deste mundo, é também o orgulho e o anseio por agir independente de Deus) – João 5:41, 7:18, 12:42-43

4ª) O MUNDO É PASSAGEIRO (V.17)

“Os investidores prudentes não depositam dinheiro num banco prestes a quebrar. Os construtores inteligentes não edificam sobre uma fundação instável. Concentrar-se num mundo é como arrumar as cadeiras no convés do Titanic. Assim, os sábios não vivem para o mundo que passa. Aquele porém que faz a vontade de Deus permanece eternamente. É a vontade de Deus que nos livra da tentação das coisas passageiras” (Willian Macdonald – Cometário bíblico popular – Novo Testamento).
Existem dois tipos de pessoas: as que vivem em função da eternidade e aquelas que vivem em função do mundo que passa.

CONCLUSÃO:

O Amor ao mundo é totalmente prejudicial ao servo de Deus. É o tipo de amor que Deus odeia. Por isso quem é verdadeiramente discípulo de Cristo deve guarda-se a todo e qualquer custo para não amar o mundo.