Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

segunda-feira, janeiro 31, 2011

Como identificar um verdadeiro filho de Deus?

1ª João 3:1-10

A Palavra de Deus nos ensina que todo aquele que recebe a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida é-lhe concedido o direito de tornar-se filho de Deus. A Bíblia também nos ensina que existem duas categorias de pessoas: os filhos de Deus e os filhos do maligno (Mt 13:38). Eles são totalmente distintos entre si, não apenas quanto à conduta, mas principalmente em relação à natureza; e embora, muitas vezes, os filhos do maligno procuram apresentar-se como filhos de Deus, a Palavra nos mostra claramente as características de ambos, de tal maneira que não sejamos confudidos. Neste texto o apóstolo João apresenta três características dos verdadeiros filhos de Deus.

1°) Os verdadeiros filhos de Deus desfrutam do amor do Pai (Vv.1-3)
Deus ama todos os seres humanos, mas somente aqueles que tornaram-se filhos dEle, mediante a fé em Jesus Cristo, é que desfrutam plenamente dos benefícios deste amor.

Áreas em que desfrutamos o amor de Deus:

a) Somos reconhecidos no mundo espiritual como filhos de Deus (chamados filhos de Deus V.1). Portanto, temos o poder e autoridade de um filho do Pai celestial (Jo 1:12).

b) Como filhos de Deus seremos semelhantes a Cristo em sua vinda (V.2). Isto significa que teremos um corpo novo e glorificado, totalmente adequando a essa nova realidade espiritual, e não mais sujeito às fraquezas, às doenças, e à morte.

c) Por desfrutarmos do amor do Pai temos a bendita esperança (da volta de Jesus) que nos ajuda a purificarmo-nos (V.3)

2°) Os verdadeiros filhos de Deus não vivem na prática do pecado (Vv.4-8)
Isto não significa que os filhos de Deus são impecáveis, mas que não vivem pecando habitualmente. É como uma ovelha, ela até pode cair na lama, mas sua natureza não permitirá que ela se revolva na lama como um porco.

Razões pelas quais os filhos de Deus não podem viver pecando:

-Porque estão no governo de Deus (V.4). Quem vive no pecado está fora do governo de Deus.

-Porque Cristo já removeu os seus pecados (V.5)

- Porque já receberam a revelação sobre quem é Deus (viu e conheceu) e sabem que Ele é Justo e Santo, sendo exatamente por isso que Ele destesta o pecado (V.6,7)

-Porque quem vive no pecado é filho do diabo e não de Deus (V.8). Porém, Jesus veio para destruir as obras do diabo, portanto mesmo quem vive em pecado pode tornar-se um filho de Deus se abandonar o pecado e entregar sua vida ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.

3°) Os verdadeiros filhos de Deus têm em si a vida de Deus (Vv.9,10)

A semente divina é a vida de Deus que recebemos quando nos convertemos a Jesus e somos regenerados (experimentamos o novo nascimento). Ao nascermos fisicamente recebemos a natureza humana herdada dos nossos pais biológicos, mas quando nascemos de Deus herdamos a vida divina em nosso espírito.

A vida de Deus (a divina semente) nos concede as características do nosso Pai celestial. Essa vida restaura em nós a imagem e semelhança de Deus que foram perdidas pela descendência de Adão (Gn 5:3).

-A vida de Deus nos capacita para a prática da justiça (V.10a).

-A vida de Deus torna-nos capazes de amar os nossos irmãos (V.10b).

Conclusão:

Podemos ter certeza que somos filhos de Deus quando recebemos Jesus como Senhor e Salvador da nossa vida. Quando isso ocorre, desfrutamos do amor do Pai, vencemos o pecado, e experimentamos a plenitude da vida de Deus. É maravilhoso ser um filho de Deus, mas se você ainda não tem esta certeza, pode vencer esta dúvida agora mesmo,entregando sua vida a Jesus.