Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, março 06, 2011

Características do verdadeiro amor

Ministério Shallom
Características do verdadeiro amor
1ª João 3:11-24

O Dicionário Essencial da Língua Portuguesa conceitua a palavra amor como: “Afeição profunda a outrem, a ponto de estabelecer um vínculo afetivo intenso, capaz de doações próprias, até o sacrifício”. Embora podemos encontrar em outros dicionários definições similares, na prática não é tão fácil compreender o verdadeiro amor e vivê-lo. Somente em Jesus podemos experimentar o verdadeiro amor e praticá-lo em nossa vida cotidiana.

Em 1ª João 3:11-24 o apóstolo João nos apresenta três características do verdadeiro amor:

1°) O amor verdadeiro é a evidência que passamos da morte para a vida (Vv.11-15)
Quando recebemos a Jesus como nosso Senhor e Salvador pessoal, recebemos vida espiritual por meio do Espírito Santo que vem habitar dentro de nós. O mesmo Espírito Santo que nos dá a vida, também nos capacita a amar (Rm 5:5). É por isso que o amor verdadeiro prova a nossa passagem da morte para vida.
A falta de amor pelos irmãos revela que a pessoa, como Caim, ainda pertence ao maligno e portanto, ainda vive no mundo (Vv.12,13).
A falta de amor pelos irmãos mostra que a pessoa ainda está na morte, visto que é homicida, não tendo portanto, a vida eterna (Vv.14,15).
Ap 21:8 diz que os homicidas serão lançados no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Portanto, o que prova que somos nascidos de Deus e temos a vida de Deus é a capacidade de amar aos irmãos.

2°) O amor verdadeiro se doa (Faz sacrifícios)Vv.16-18

Uma das mais belas características do verdadeiro amor é a sua capacidade de doar-se e fazer sacrifícios pela pessoa amada. A maior prova do amor de Deus por nós está no fato de Jesus ter dado a sua vida por todos nós (V.16, Jo3:16).
Onde houver amor verdadeiro haverá sempre a capacidade de doar a vida (V.16)
Nos versículos 17 e 18 vemos uma forma bem prática de desmostrar o amor verdadeiro que se doa. Estes versículos nos ensinam que quando vemos um irmão necessitado, devemos ajudá-lo dentro das nossas condições financeiras. Este é o mesmo princípio que o apóstolo Tiago nos ensina em Tg 2:15,16.

3°) O amor verdadeiro deixa o nosso coração (Consciência) seguro diante de Deus (Vv.19-24)

Quando estamos vivendo no verdadeiro amor o nosso coração se tranquiliza diante de Deus, pois sabemos que estamos fazendo o que agrada-o.
O coração neste texto é sinônimo de consciência, que é o alarme do Espírito Santo. Quando sentimos a nossa consciência pesar é como se dentro de nós o Espírito Santo soasse um alarme sinalizando que alguma coisa não está certo.
Um coração perturbado por uma consciência pesada interrope a comunhão com Deus. Portanto, tranquilizar o nosso coração diante de Deus é ter sempre uma consciência pura (1ª Tm 1:5,19; At 24:16). Pois, uma consciência limpa nos dá confiança (ousadia, intrepidez,) diante do Senhor e nos leva a obter a resposta das nossas orações (Vv.21,22). Por exemplo, se a nossa consciência estiver pesada, porque estamos guardando ódio em nosso coração, as nossas orações serão impedidas. Mas, se a nossa consciência estivver limpa, teremos a convicção que permanecemos em Cristo (Vv.23,24).

Conclusão:

O Cristão genuíno desfruta plenamente do amor de Deus em seu coração, sendo capaz de amar os outros cristãos, sendo isto, a prova do seu nascimento espiritual. Se você ainda não desfruta desse amor, hoje é o dia de entregar sua vida a Jesus e permitir que o Espirito Santo encha sua vida do amor de Deus.