Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, março 08, 2011

O testemunho de Deus

O testemunho de Deus
1ª João 5: 6-13

Alguma vez você já testemunhou algum fato importante? Já foi testemunha numa cerimônia de casamento ou já testemunhou a favor de alguém diante de um tribunal? Certa vez fui chamado para testemunhar a favor de um irmão em Cristo, que muito antes da sua conversão havia cometido um grave delito. Porém, naquele momento eu estava diante de um tribunal para testemunhar que ele havia se convertido ao Senhor Jesus e portanto estava completamente transformado, a partir de então era uma nova pessoa, um homem de bem, um servo de Cristo. O meu testemunho ajudou-o em sua defesa e ele foi absolvido. Esse é um bom exemplo que as testemunhas são extremamente necessárias para comprovarem fatos importantes. É por isso, que geralmente exige-se a assinatura de pelo menos duas testemunhas em documentos oficiais.

Neste texto vemos Deus dando um testemunho acerca de dois fatos importantes.

1ª) Deus testemunha sobre a divindade do seu Filho Jesus Cristo (Vv.6-9)

Muitas pessoas veem Jesus apenas como um homem histórico, outros o veem somente como um profeta ou um revolucinário político, e ainda outros pensam que Jesus foi um grande charlatão ou enganador. Desde os dias em que o Senhor habitou nesta terra até aos dias de hoje, as pessoas têm diferentes conceitos sobre quem Ele é, infelizmente muitos destes conceitos estão equivocados (Mt 16:13-17). Porém, contra toda a especulação humana, Deus declara que Jesus é o seu Filho unigênito, o Deus Filho encarnado, com a mesma natureza e essência do Pai, co-igual e co-eterno com Ele e com o Espírito Santo. Deus apresenta três testemunhas para declarar que Jesus é o seu Filho:

a) A água (Vv.6,8)

A água refere-se ao batismo de Jesus. Quando o Nosso Senhor foi batizado por João, o batista, o Pai dirigiu-se a Ele do céu e disse: “...Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mt 3:17).

b) O sangue (Vv.6,8)

O sangue representa a morte de Jesus na cruz. Quando o Senhor Jesus deu a sua vida por nós na cruz, Deus testemunhou a respeito da dividade do Seu Filho, através do seu poder, trazendo escuridão sobre a terra do meio dia às três da tarde, fazendo a terra tremer, ressucitando alguns dos seus servos, e rasgando o véu do templo de alto a baixo. Todas estas ações sobrenaturais de Deus no momento em que Jesus morreu tinha o propósito de testetificar a dividade de Jesus (Mt 27:45-54).

c) O Espírito (Vv.6,8)

Jesus Disse: “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim”. Através dessa palavra Jesus nos ensinou que o Espírito Santo daria testemuno d`Ele. Como o Espírito Santo testifica de Cristo? Em primeiro lugar, Ele dá este testemunho pela Palavra de Deus (1° Co 2:10-16) em segundo lugar, Ele testifica de Cristo no coração do cristão (Rm 8:15-16) e em terceiro lugar, quando o Espírito Santo age de modo sobrenatural usando os servos de Deus para realizarem sinais, milagres e prodígios em nome de Jesus, isto também testificará que Jesus é Deus (At 4:24-31).

2º) Deus testemunha sobre a vida eterna que Ele nos deu através do Seu Filho (Vv.10-13)

Este é o segundo fato importante sobre o qual Deus testemunha. Se você crê no testemunho que Deus nos dá a respeito do seu Filho, receberá a vida eterna. Porém, quem não crê está vendo Deus como um mentiroso, porque não acredita no que Ele testemunhou a respeito do seu Filho. Mas, quando você crê em Jesus, Deus testemunha a teu favor concernente à vida eterna (V.10a).

Deus declara que só é possível ter a vida eterna por meio de Jesus Cristo (Vv.11,12)
Não existem outros meios de obtermos a vida eterna. Não é por obras, nem por méritos ou esforços humanos, mas somente por Cristo. É preciso crer n`Ele e recebê-lo como Senhor e Salvador para obtermos a vida eterna. A questão é simples, se temos Cristo, temos a vida eterna, mas se não temos Cristo, então não temos a vida eterna. Nem Paulo, nem João, nem Maria, nem Buda, nem Maomé, nem Allan Kardec, ou qualquer outro nome, mas somente através de Cristo podemos ter a vida eterna. E Deus deseja que você tenha certeza disso (V.13).

“E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” (At 4:12).


Conclusão:

Deus deu-nos o testemunho que Jesus Cristo é o seu Filho e que aquele que n`Ele crê tem a vida. Portanto, devemos crê naquilo que Deus declara a respeito do seu Cristo e receber a vida eterna mediante nossa fé n`Ele.

Pr. Josivaldo Oliveira


Projeto Esdras:
Construindo um palácio para Deus. Colabore!!!