Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, março 06, 2011

O infinito amor de Deus

Ministério Shallom
O infinito amor de Deus
1ª João 4:7-21

Seria possível medir o amor? Será que algum dia haverá um equipamento com alta tecnologia capaz de aferir as dimensões do amor? Acredito que não. Pois, embora o homem seja capaz de calcular o diâmetro da terra, medir a distancia entre a terra e sol e computar a quantidade de água que cai num período de chuva, seria-lhe impossível medir o amor de Deus. O amor de Deus é mais alto que os céus, mais profundo que o mar, mais extesso que o universo, mais forte que a morte, é impossível calculá-lo pois ele é infinito. Neste texto (1ª Jo 4:7-21) o apóstolo João nos mostra quatro fatos sobre o infinito amor de Deus.

1º) O amor infinito é a essência da natureza de Deus (Vv.7.8)
Deus é amor e tudo o que Ele fez e faz expressa a natureza do seu ser. Esse amor é visto na criação. O Senhor criou todas as coisas para a sua glória, mas motivado por seu amor. Quando Ele criou o universo pensou no bem de todas as suas criaturas, principalmente no ser humano. Pense na variedade de coisas que Deus criou para o nosso bem. Por exemplo: considere a variedades de alimentos, e toda vez que você comer uma fruta que gosta muito lembre-se do amor de Deus, pois Ele criou-a por amor a você.

Deus criou todas as coisas em perfeita harmonia para que pudéssimos desfrutar delas plenamente.

Lembro-me, que quando era criança, painho me contava uma história de um homem deitado debaixo de um pé de jabuticaba pensando porque Deus criou uma árvore tão grande para produzir uma frutinha tão pequena, sendo que Ele criou plantas rasteiras para produzir grandes frutos, como é o caso da melancia. Enquanto ele questionava a Deus sobre estas coisas uma pequenina jabuticaba caiu no nariz dele. Imagine o que aconteceria se fosse uma melancia.

2º) O amor infinito tornou-se mais evidente quando Deus nos enviou o seu único Filho (Vv.9-10)
Por amor a nós pecadores Deus enviou o seu Filho ao mundo para morrer em nosso lugar afim de que tenhamos vida por meio d`Ele (V.9). “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3:16,17).

Todo ser humano antes de fazer uma aliança com o Senhor Jesus está espiritualmente morto por causa dos seus delitos e pecados. Mas Deus, por causa do seu amor, nos deu a vida através da morte do seu Filho Jesus Cristo. “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos deu vida juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”. (Ef 2:4,5).

Jesus morreu para ser a propiciação por nossos pecados.
Propiciação é o sacrifício que Jesus fez por nós para que pudéssimos obter o perdão dos nossos pecados. É importante notar que o Novo Testamento enfatiza a morte de Jesus mais que o seu nascimento. A morte de Cristo é tão importante para a nossa redenção que Ele nos ordenou celebrar a ceia em memória da morte d`Ele. “E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós” (Lc 22:19-20).

3º) O amor infinito de Deus é visto naqueles que creem em Cristo (Vv.12-16; 20,21)

Ninguém pode ver a Deus com os olhos físicos pois Ele é invisível. Quando Jesus esteve aqui na terra Ele revelou Deus aos homens, pois quem via a Jesus via a Deus.
“Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta. Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” (Jo 14:8,9)

Mas agora Jesus não está mais presente fisicamente aqui na terra, como então Deus será visto pelo homens? Através de nós, os filhos de Deus. Quando nos amamos uns aos outros o amor de Deus é revelado ao mundo necessitado. “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (Jo 13:35).

4°) O amor infinito quando aperfeiçoado em nosso coração produz confiança. (Vv.17-19)
Quando você tem certeza que o amor de Deus está aperfeiçoado em seu coração também terá segurança e confiança que não será condenado no juízo. Quando o amor de Deus está em teu coração o medo desaparece. O medo paraliza muitas pessoas impedido-as de desfrutarem da comunhão com Deus e da plena felicidade, mas quando o amor de Deus enche o nosso coração o medo sai. A maioria das pessoas tem medo de adoecer, de morrer, de envelhecer, de perder pessoas ou posses, medo do futuro,etc. Mas quando a convicção que Deus te ama entra em teu coração, você descança no amor d`Ele e vence todo o medo do mal que poderá lhe acontecer.

Conclusão:
O amor de Deus é infinito e imenssurável, porém podemos desfrutá-lo plenamente através da nossa fé em Jesus. Quando você recebe a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida, o Espírito Santo vem morar no seu interior , e é Ele quem derrama o amor de Deus no seu coração para que possa desfrutá-lo e manifestá-lo aos outros. Portanto, decida hoje viver no amor de Deus!