Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, março 06, 2011

Discernindo os espíritos

Discernindo os espíritos
1ª João 4:1-6

A Bíblia nos mostra a existência de uma realidade espiritual tal real quanto o mundo físico em que vivemos. Outra verdade que a Bíblia nos ensina é que há seres espirituais, tanto do bem quanto do mal. Portanto, como servo de Deus, devemos ter nosso discernimento espiritual ampliado a fim de examinarmos os espíritos para comprovar se procedem, ou não, de Deus. Esse discernimento espiritual é profundamente necessário para não sermos enganados pelo espírito de engano que opera nos falsos profetas que estão surgido no mundo inteiro (V.1). É a Palavra de Deus e o Espírito Santo que nos concedem a capacidade de discernnir os espíritos. Em 1ª João 4:1-6 observamos três MANEIRAS de examinarmos os espíritos, para discernirmos quem de fato age movido pelo Espírito de Deus.

1º) Quem tem o ESPÍRITO DE DEUS confessa que Jesus Cristo é o filho de Deus encarnado (Vv.2-3)

Jesus Cristo veio em carne, isto é, como um ser humano. Porém, satanás sempre tentou negar este fato. A Bíblia diz que é o espírito do anticristo quem nega a encarnação divina de Jesus Cristo (V.3). A doutrina da encarnação de Jesus Cristo é totalmente necessária a nossa redenção e salvação. Se o Senhor Jesus não tivesse se tornado homem, Ele não poderia ter morrido pelos nossos pecados e nos redimido da morte, Pois como Deus Ele (Jesus Cristo) é Espírito (João 4:24) e Espírito não morre. Foi exatamente por isso que nosso Senhor Jesus Cristo precisou tornar-se carne (ser humano – Mt 1:18-25).
“NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.(...)E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.(João 1:1,14)

2º) Quem tem o ESPÍRITO DE DEUS vence os falsos profetas (V.4)

A – Vence, pois o Espírito que habita no crente é maior do que o espírito que opera no mundo

B – Vence, pois o Espírito que habita no crente ensina-lhe a verdade
O engano só permanece até a verdade chegar, quando a verdade for revelada o engano será dissipado. Como diz o ditado popular: “A mentira tem pernas curtas”.
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João8:32).

“Porque nada podemos contra a verdade, senão pela verdade”.(2° Co 13:8)

3º) Quem tem o ESPÍRITO DE DEUS fala da parte de Deus (Vv.5-6)

“ Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou” (Jo 7:16). O Verdadeiro Espírito de Deus nunca falará nada que contraria a vontade do Pai, revelada na Palavra.

“Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar. Tudo quanto o Pai tem é meu; por isso vos disse que há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (Jo 16:13-15).

Por exemplo, quando uma pessoa prega ou ensina a imoralidade, dizendo que não importa o que as pessoas fazem na cama, ou com quem elas têm relações sexuais, pois o que importa é o “amor”, esta pessoa não fala pelo Espírito de Deus, porque o Espírito de Deus nos ensina a viver em santidade.

“ E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo” (1ª Ts 5:23).

“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb 12:14).

Quando uma pessoa ensina que o importante é ter fé, não importando em que ou em quem se tem fé, esta pessoa não tem o Espírito de Deus, pois o Espírito Santo nos ensina que só podemos ter fé em Deus.
"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus;" (Marcos 11 : 22)

Mas quem não tem o Espírito de Deus fala da parte do mundo e é por isso que o mundo os ouve (V.5). Hoje é muito comum vermos multidões de mundanos seguino os falsos profetas e praticando os falsos ensinos que satisfazem a sua carne. Mas, a Bíblia diz claramente que estes ensinos são doutrinas de demônios (1ª Tm 4:1-6).
Portanto, quem pertence a Deus, quem é nascido de Deus ouve os verdadeiros profetas de Deus, que pregam a Palavra de Deus com verdade e veracidade, conferindo tudo o que é dito com o que está escrito nas Sagradas Escrituras (V.6).
É importante entender que não basta ter sinceridade, tem que conhecer a verdade. Infelizmente, tem muitas pessoas sinceras mas que estão enganadas. Imagine se uma pessoa com toda sinceridade (achando estar certa) pulasse de um prédio de vinte andares acreditando poder voar, o que poderia acontecer? Por isso, é preciso conhecer a verdade revelada na Palavra de Deus, e não apenas ser sincero.

Conclusão:

Quem nasceu de Deus e se aprofunda no conhecimento da Palavra, pode discernir os espíritos por meio do Espírito Santo que nele habita. Portanto, devemos ser sempre como os crentes bereanos (At 17:10-12) examinando as Escrituras com temor e tremor dependendo sempre do Espírito de Deus. Só assim poderemos vencer o espírito de engano.

Projeto Esdras: Construindo um palácio para Deus. Invista neste projeto e seja abençoado!