Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

terça-feira, agosto 27, 2024

A NATUREZA E MISSÃO DA IGREJA - 1 PEDRO 2:4-10

 A NATUREZA E MISSÃO DA IGREJA - 1 PEDRO 2:4-10 


“Chegando-se a ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vocês, como pedras que vivem, são edificados casa espiritual para serem sacerdócio santo, a fim de oferecerem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo. Pois isso está na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será envergonhado. "Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa. Mas, para os descrentes, "A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular." E: "Pedra de tropeço e rocha de ofensa." São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram destinados. Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.  Antes, vocês nem eram povo, mas agora são povo de Deus; antes, não tinham alcançado misericórdia, mas agora alcançaram misericórdia” (1 Pedro 2:4-10). 


Esse texto nos convida a refletir sobre a nossa identidade em Cristo e o papel que desempenhamos no plano de Deus. Pedro, ao escrever essa carta, está se dirigindo a cristãos que enfrentavam perseguições e dificuldades. Ele os encoraja a lembrar quem eles são em Cristo e a viver de acordo com essa nova identidade.



1. JESUS: NOSSA BASE FIRME (V. 4-5): 


“Chegando-se a ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, também vocês, como pedras que vivem, são edificados casa espiritual para serem sacerdócio santo, a fim de oferecerem sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por meio de Jesus Cristo”.


Pedro começa destacando Cristo como a “pedra viva”. Essa metáfora da pedra aponta para a solidez e a permanência de Cristo. Ele é a fundação da nossa fé, a pedra angular sobre a qual toda a estrutura da nossa vida espiritual deve ser construída. O próprio Senhor Jesus citou esse texto de salmo 118:22-23 fazendo alusão a si mesmo (Mateus 21:42, Marcos 12:10, Lucas 20:17)


A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular. Isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos” (Salmo 118:22).



Cristo, a pedra viva, foi rejeitado pelos homens, mas é precioso aos olhos de Deus. Essa rejeição pelos homens nos lembra que o caminho do cristão nem sempre será aceito pelo mundo. Assim como Cristo foi rejeitado, seus seguidores também podem enfrentar oposição. No entanto, assim como Cristo é escolhido por Deus, nós também somos escolhidos e temos um papel vital na edificação da casa espiritual de Deus.


Pedro nos chama de “pedras que vivem”. Isso significa que somos parte de algo maior do que nós mesmos. Estamos sendo edificados juntos em uma “casa espiritual”. Não estamos isolados; somos parte de uma comunidade de fé, um corpo que serve e adora a Deus.


2. SERVINDO COM PROPÓSITO (V. 5): 


Pedro continua dizendo que somos “sacerdócio santo”. Isso ecoa o chamado de Israel no Antigo Testamento para ser um reino de sacerdotes (Êxodo 19:6). Agora, em Cristo, esse chamado é estendido a todos os crentes. Como sacerdotes, temos acesso direto a Deus e somos chamados a oferecer “sacrifícios espirituais” a Ele. Esses sacrifícios não são mais animais, como no Antigo Testamento, mas nossas vidas, nossas orações, nosso serviço a Deus e ao próximo. Tudo isso é feito por meio de Jesus Cristo, o nosso mediador.


3. CRISTO: A BASE QUE SUSTENTA TUDO (V. 6-8)


Pois isso está na Escritura: "Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será envergonhado.Portanto, para vocês, os que creem, esta pedra é preciosa. Mas, para os descrentes, "A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a pedra angular. E: "Pedra de tropeço e rocha de ofensa." São estes os que tropeçam na palavra, sendo desobedientes, para o que também foram destinados” (1 Pedro 2:6-8).



Pedro cita Isaías 28:16 ao falar sobre Cristo como a pedra angular eleita e preciosa. A pedra angular é o fundamento de um edifício; ela alinha e sustenta toda a construção. Aqueles que confiam em Cristo não serão envergonhados, pois estão firmes em uma base segura.


Por outro lado, para aqueles que rejeitam Cristo, Ele se torna “pedra de tropeço e rocha de ofensa”. Aqui, vemos uma realidade solene: a mesma pedra que traz segurança para os crentes também pode ser causa de tropeço para os descrentes. A rejeição de Cristo leva à queda espiritual, e essa é uma verdade que não podemos ignorar.


IV. NOSSA IDENTIDADE EM CRISTO (V. 9-10)


Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamar as virtudes daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.  Antes, vocês nem eram povo, mas agora são povo de Deus; antes, não tinham alcançado misericórdia, mas agora alcançaram misericórdia” (1 Pedro 2:9-10).



Finalmente, Pedro descreve a identidade dos crentes com quatro títulos poderosos: raça eleita, sacerdócio real, nação santa e povo de propriedade exclusiva de Deus. Esses títulos são um reflexo de nossa nova posição em Cristo.


- Raça Eleita: Somos escolhidos por Deus, separados para pertencer a Ele.

- Sacerdócio Real: Somos sacerdotes e reis, chamados para servir e reinar com Cristo.

- Nação Santa: Fomos santificados por Deus, chamados a viver de maneira distinta do mundo.

- Povo de Propriedade Exclusiva de Deus: Pertencemos a Deus de forma especial; somos Seu tesouro precioso.


E qual é o propósito de tudo isso? “A fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” Nossa identidade em Cristo nos chama a testemunhar sobre o poder transformador de Deus. Antes, estávamos nas trevas, mas agora andamos na luz. Fomos alcançados pela misericórdia de Deus, e essa misericórdia deve ser proclamada ao mundo. 


CONCLUSÃO:


Nesse texto o apóstolo Pedro nos lembra de quem somos em Cristo. Somos pedras vivas, edificadas sobre a pedra angular, Jesus Cristo. Somos sacerdotes santos, chamados a oferecer nossas vidas como sacrifícios espirituais. Somos uma raça eleita, uma nação santa, e povo de Deus. Que essa identidade nos impulsione a viver para a glória de Deus, proclamando as Suas virtudes ao mundo.


Que possamos sempre lembrar que fomos chamados das trevas para a maravilhosa luz de Cristo, e que nosso chamado é ser um testemunho vivo da graça e misericórdia de Deus em nossas vidas. Amém.


DOAÇÕES:

MINISTÉRIO SHALLOM




Nenhum comentário:

Postar um comentário