Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

domingo, agosto 11, 2024

COMO DEVE SER O NOSSO ESTILO DE VIDA? - 1 PEDRO 1:13-25

 COMO DEVE SER O NOSSO ESTILO DE VIDA? - 1 PEDRO 1:13-25


Como cristãos, somos chamados por Deus para viver uma vida completamente diferente daquela que vivíamos quando estávamos no mundo. Encontramos esse princípio fundamental em toda a Sagrada Escritura:  O povo de Deus é chamado para ser diferente.


Por exemplo, na antiga aliança, o povo de Israel foi chamado para ser luz para as nações (Isaías 60:1-3) e um reino de sacerdotes (Êxodo 19:6).  Nós, como cristãos, na Nova Aliança, somos chamados para sermos sal da terra e luz do mundo (Mateus 5:13-14). Por isso, somos exortados a não amar o mundo nem imitá-lo (1 João 2:15-17), a não nos amoldarmos aos seus padrões e valores (Romanos 12:2), a buscar andar Como Jesus andou (1 João 2:6) e procurar imitar a Deus como filhos amados (Efésios 5:1). 


Infelizmente, assim como Israel era tentado a imitar as nações a sua volta (Deuteronômio 12:30-31), nós também somos tentados a imitar o mundo ao nosso redor.


Para alertar seus primeiros leitores (e a nós também)  sobre os perigos de continuarmos vivendo como o mundo, Pedro nos mostra três fatos sobre como deve ser o estilo de vida do cristão. Primeiro, o cristão deve viver em santidade, em segundo lugar, o cristão deve viver no temor a Deus  e por último Pedro nos mostra que o Cristão deve viver em amor. 


1 ) O CRISTÃO DEVE VIVER EM SANTIDADE ( 1 PEDRO 1:13-16)


“Por isso, preparando o seu entendimento, sejam sóbrios e esperem inteiramente na graça que lhes está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos obedientes, não vivam conforme as paixões que vocês tinham anteriormente, quando ainda estavam na ignorância. Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, porque está escrito: "Sejam santos, porque eu sou santo” (1 :13-16).


 A SANTIDADE COMEÇA EM NOSSA MENTE (V.13)

  • Devemos livrar nossa mente de todo embaraço ( distrações) -  “... cingindo o vosso entendimento”.

  • Devemos ter uma mente sóbria -  nos livrar de tudo aquilo que nos entorpece e nos leva a excessos. 

  • Devemos colocar a nossa confiança inteiramente na graça que receberemos na volta de Cristo.


A SANTIDADE PASSA PELO ENTENDIMENTO DE QUE SOMOS FILHOS OBEDIENTES (V.14)

Recebemos a natureza do nosso Pai, por isso NÃO devemos nos conformar com as paixões carnais que tínhamos no tempo da nossa ignorância espiritual


A SANTIDADE DO CRISTÃO É UMA ORDEM DIVINA, NÃO A OPÇÃO (VV. 15-16)

  • Porque o Deus que nos chamou é santo e devemos refletir o seu caráter (V.15)

  • Porque somos ordenados a viver em santidade em cada aspecto de nossa vida (v.15b). “... santos (...) em todo vosso procedimento” 

  • Porque somos ordenados a viver em santidade de acordo com os ensinos das escrituras (v.16; Lv 11:44).


2 ) O CRISTÃO DEVE VIVER NO TEMOR A DEUS (1  PEDRO 1:17-21)


“E, se vocês invocam como Pai aquele que, sem parcialidade, julga segundo as obras de cada um, vivam em temor durante o tempo da peregrinação de vocês, sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula. Ele foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos, em favor de vocês. Por meio dele, vocês creem em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, para que a fé e a esperança de vocês estejam em Deus” (1 Pedro 1:17-21).


  • Temer a Deus não significa ter medo de Deus ou pavor e pânico de sua presença ( veja Gênesis 3:8-10). 

  • Temor ao Senhor significa uma santa reverência, um respeito sagrado por Deus, pela Sua Palavra e Presença e pelas coisas sagradas dele.

  • O medo de Deus nos afasta dele, mas uma santa reverência nos aproxima.


 POR QUE DEVEMOS TER REVERÊNCIA PARA COM DEUS?

I - Porque aquele que é o nosso pai é também juiz

II - Porque ele julga sem fazer acepção de pessoas

III - Porque ele julga cada um de acordo com as suas obras

IV - Porque nossa vida na Terra é um tempo de peregrinação 


V - Por causa do preço pago pela nossa redenção (Vv. 18-20)

  • O preço pago Foi o Sangue de Jesus

  • O preço foi pago para sermos resgatados de uma vida vazia

  • O preço pago foi planejado antes da fundação do mundo (V.20) 


VI - Por causa da nossa fé em Deus (V.21)

  • Cremos em Deus por meio de Cristo

  • Cremos que Deus ressuscitou a  Cristo

  • Cremos que Deus glorificou a Cristo

  • Cremos que Deus tem um futuro glorioso para nós em Cristo ( isso é esperança!)


3 ) O CRISTÃO DEVE VIVER EM AMOR (1  PEDRO 1:22-25)


“Tendo purificado a alma pela obediência à verdade, e com vistas ao amor fraternal não fingido, amem intensamente uns aos outros de coração puro. Porque vocês foram regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Porque ‘toda a humanidade é como a erva do campo, e toda a sua glória é como a flor da erva. A erva seca, e a flor cai; mas a palavra do Senhor permanece para sempre.’ Esta palavra é o evangelho que foi anunciado a vocês” (1 Pedro 1:22-25) .


  • O amor é a marca do verdadeiro discípulo de Jesus Cristo (João 13:35). 

  • É a evidência de que realmente nascemos de Deus (1 João 3:14). 


POR QUE DEVEMOS AMAR UNS AOS OUTROS?


PORQUE A NOSSA VIDA JÁ FOI PURIFICADA PELA OBEDIÊNCIA À VERDADE (V.22 JOÃO 8:32, JOÃO 17:17).

  • Esse amor não deve ser fingido

  • Esse amor deve ser de todo o coração

  • Esse amor deve ser ardente -  com intensidade


PORQUE NASCEMOS DE DEUS E HERDAMOS A NATUREZA DO NOSSO PAI (V.23). Porque vocês foram regenerados não de semente corruptível, mas de semente incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente” (1 Pedro 1:23).


PORQUE A VIDA HUMANA É PASSAGEIRA (V.24). “Porque toda a humanidade é como a erva do campo, e toda a sua glória é como a flor da erva. A erva seca, e a flor cai” (1 Pedro 1:24). Ela é comparada com a erva que seca e cai. Tudo que fizermos com base no egoísmo e orgulho vai perecer, a única coisa que vai permanecer é aquilo que é feito com base no amor (1  Coríntios 13:8). 


PORQUE A PALAVRA DO SENHOR PERMANECE ETERNAMENTE (V.25). 

  • Essa palavra não falha nem parece

  • Essa palavra Nos manda amar os irmãos

  • Essa é a Palavra que nos concedeu nova vida quando nos foi proclamada.


CONCLUSÃO: 

Deus nos chamou para que possamos viver uma vida compatível com a nossa nova realidade em Cristo. Não é a vontade do Senhor que vivamos de acordo com o padrão deste mundo mas de acordo com os padrões de Deus. Por isso, como cristãos, devemos viver em santidade,  no Santo Temor do Senhor e amando-nos uns aos outros. É desse modo que glorificaremos o nosso pai celestial.  Que hoje possamos fazer (ou renovar) o nosso compromisso com Ele e permitir que o Espírito Santo transforme as nossas vidas. 



DOAÇÕES

MINISTÉRIO SHALLOM




Nenhum comentário:

Postar um comentário