Mensagens

mensagens

Ministério Shallom

Seja bem-vindo

sábado, agosto 17, 2024

Nossa riqueza em Cristo (Efésios 1:15-23) - Josivaldo Oliveira

 Nossa riqueza em Cristo (Efésios 1:15-23) - Josivaldo Oliveira


Vivemos em um mundo que valoriza em extremo as riquezas materiais e a falsa sensação de segurança e poder que elas geram.  Porém, nesse texto, o apóstolo Paulo, chama a nossa atenção para uma realidade muito mais profunda e duradoura: as riquezas espirituais que já possuímos em Cristo. Em Efésios 1:15-23, Paulo não apenas reconhece a fé e o amor dos cristãos em Éfeso (uma evidência do novo nascimento), mas também intercede para que eles (e nós) possam discernir plenamente as riquezas que já nos foram dadas em Cristo. 

Na primeira parte do capítulo 1, Paulo fala sobre todas as bênçãos que desfrutamos em Cristo Jesus. Porém, esta porção das Escrituras (Efésios 1:15-23)  é uma oração de Paulo pelos crentes em Éfeso, e que também se aplica a cada um de nós, a cada servo de Deus espalhado pelo mundo, não só no tempo de Paulo, mas em todas as épocas. Portanto, este texto se aplica a nós, referindo-se às nossas riquezas em Cristo, às riquezas espirituais que possuímos Nele.

Vejamos o que diz o texto sagrado:

"Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminando os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder, o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado e potestade, e poder e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas." (Efésios 1:15-23).

Glória a Deus por essa Palavra! Como havia dito, este texto é o registro da oração intercessória do apóstolo Paulo pelos seus discípulos na igreja de Éfeso. Contudo, esse texto se aplica a cada um de nós, como cristãos em Cristo Jesus.

No versículo 15, ele começa dizendo que está orando pelos Efésios depois de ouvir sobre duas evidências do novo nascimento: "Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos." Essas são duas evidências de que aqueles efésios eram, de fato, nascidos de Deus, e essas evidências estão presentes em todos os que nasceram de Deus.

A primeira delas é a fé no Senhor Jesus Cristo. Todos aqueles que realmente experimentaram o novo nascimento, que passaram por essa transformação de vida, exercem fé no Senhor Jesus Cristo. A Bíblia diz que a salvação é pela graça, por meio da fé, então, nós só acessamos essa salvação ao crermos em Jesus Cristo. Essa salvação começa em nosso interior, numa mudança de natureza, numa ressurreição espiritual que ocorre em nosso homem interior, ou seja, em nosso espírito. Portanto, a fé no Senhor Jesus Cristo é a primeira evidência do novo nascimento.

A segunda evidência que Paulo menciona é “o amor para com todos os santos". O apóstolo João nos ensina, em uma de suas cartas, dizendo que "Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte (1 João 3:14)." Portanto, quem ama, quem experimenta esse amor de Deus em seu coração, recebe essa evidência em seu interior de que, de fato, já nasceu de Deus. A Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4:8), e, portanto, aqueles que nasceram de Deus manifestam essa natureza amorosa.

Mas não podemos confundir o amor bíblico com sentimentalismo barato, nem com a ideia de “amor romântico” que os filmes de Hollywood nos apresentam. Amor é uma decisão da vontade, uma decisão, pelo Espírito Santo, de fazer o bem ao outro, de tomar atitudes que visam o bem do próximo. Isso é amor. Jesus nos mostrou isso claramente, de forma prática, na história que ele contou sobre o bom samaritano. Ali, vemos o amor de forma prática. Ainda que aquele bom samaritano não tivesse nenhum sentimento positivo pelo judeu, ele teve uma atitude amorosa, uma atitude prática de fazer o bem para aquele homem (Leia Lucas 10:25-37).

Portanto, fé no Senhor Jesus Cristo e amor pelos irmãos são duas evidências de que, de fato, nascemos de Deus.

Paulo continua dizendo em Efésios 1:16: 'não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações'. Vemos aqui que Paulo estava constantemente orando pelos irmãos em Cristo. Ele diz 'não cesso', o que significa que era algo constante, um hábito que ele tinha. E, nas suas orações, primeiro ele rendia graças a Deus por esses irmãos e, depois, os apresentava em suas súplicas.

É importante que nós também possamos incluir esses dois ingredientes espirituais em nossas orações intercessórias: Seja pelos nossos filhos, família, cônjuge, amigos, pelas pessoas que desejamos alcançar para o Senhor, ou pelos irmãos em favor dos quais estamos orando para que cresçam espiritualmente. 

O primeiro ingrediente é render graças. Às vezes, não somos gratos pelo que Deus está fazendo na vida das pessoas, pelas bênçãos que Deus está derramando na vida delas e pela transformação que está acontecendo. Há momentos em que não conseguimos ver Deus agindo silenciosamente na vida daqueles por quem intercedemos. Algumas vezes, estamos orando por uma pessoa (por um cônjuge, por exemplo), e, por conta de tantos desafios, tantas lutas, tantas batalhas, não conseguimos enxergar as pequenas mudanças (ou grandes mudanças), que já estão acontecendo na vida dessa pessoa. E, por não enxergarmos essas mudanças, nosso coração começa a ficar azedo e ingrato. Por isso, Paulo está dizendo: 'eu não cesso de dar graças por vocês'. Então, quando você estiver orando por alguém, renda graças a Deus pela vida dessa pessoa, crendo que essa pessoa é um presente de Deus para você, para alinhar o seu caráter ao caráter de Deus. Ainda que haja uma situação desafiadora, você rende graças porque já começa a ver, pela fé, Deus operando e provocando mudanças. Ainda que sejam micro mudanças, que essa pessoa comece a experimentar, já é motivo de gratidão. Nós precisamos render graças a Deus por aqueles por quem estamos intercedendo. E muitas vezes essa gratidão é simplesmente um ato de fé.

E ele diz: 'e não cesso também de fazer menção de vós nas minhas orações'. portanto, nós também clamamos, intercedemos, pedimos e suplicamos a Deus para que o Senhor possa abençoar, transformar, libertar e salvar aqueles por quem estamos orando." 

O apóstolo Paulo continua em Efésios 1:17, dizendo:

"Para que o Deus do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da Glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele." Nesse versículo, Paulo não está orando para que sejamos abençoados, ou para que tomemos posse de bênçãos que ainda não possuímos, pelo contrário, ele começa a orar para que os nossos olhos espirituais se abram para entender e discernir quais são as bênçãos espirituais que já possuímos, quais são as riquezas espirituais que já herdamos em Cristo. Por isso ele ora, nesse primeiro momento, pedindo discernimento espiritual para o povo de Deus. E quanto nós precisamos de discernimento espiritual! 


Ele ora primeiro por duas coisas: ele pede que o Senhor lhes dê espírito de sabedoria e, depois, também que lhes dê espírito de revelação no pleno conhecimento dele, ou seja, de Deus. Por isso ele intercede para que os crentes em Éfeso (e nós também)  recebam o espírito de sabedoria, e quão necessário é que nós tenhamos a sabedoria divina, e não a sabedoria do mundo. 

A Bíblia nos mostra pelo menos três formas de nos tornarmos pessoas mais sábias. A primeira delas é temendo ao Senhor. A Bíblia diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria…” (Provérbios 9:10). Temer a Deus, como costumo dizer, não é ter medo de Deus, não é ter pânico pela presença de Dele, mas temer a Deus é um respeito solene e sagrado, uma reverência santa por Deus (Sua Pessoa, Sua Presença, Sua Palavra e por todas as coisas sagradas que estão relacionadas com Ele). Portanto, o princípio (ínicio) da sabedoria é o temor do Senhor. 

Outra forma de recebermos sabedoria é pedindo a Deus. A Bíblia diz em Tiago 1:5: "Se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá livremente, e não será lançado em rosto; peça, porém, com fé". Por isso nós precisamos pedir a Deus que nos dê sabedoria, como Salomão fez. Ele pediu sabedoria a Deus, e Deus lhe deu sabedoria e muito mais do que sabedoria. Deus lhe deu também riquezas e honras. Mas ele pediu apenas sabedoria a Deus. Portanto, precisamos orar por sabedoria, é isso que Tiago nos ensina. E é isso que Paulo está fazendo aqui: ele está orando para que Deus dê a esses irmãos de Éfeso espírito de sabedoria. 

A terceira maneira de nos tornarmos pessoas mais sábias, é meditando na Palavra de Deus, as Escrituras Sagradas. Tanto é assim que o salmista, diz: “Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo. Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos” (Salmo 119:98-100). Ou seja, quando meditamos na Palavra de Deus e a praticamos nos tornamos mais sábios. Por isso, ao meditarmos na palavra de Deus diariamente, vamos absorvendo a sabedoria de Deus em nosso coração. E essa sabedoria nos ensina a viver melhor, a nos relacionar melhor e a nos comportar melhor enquanto estivermos aqui na Terra (Provérbios 8). Paulo também pede a Deus que dê aos irmãos o espírito de revelação no pleno conhecimento Dele. Esse espírito de revelação não é “ter uma revelação” como as pessoas costumam dizer: "Olha, Deus me deu uma revelação", mas sim ter a revelação plena da palavra de Deus, ter revelação plena do conhecimento de Deus. A Bíblia diz: "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor…" (Oséias 6:3). Por isso, quanto mais conhecemos a Deus, mais vamos sendo santificados pelo Senhor. 

O conhecimento inicial de Deus nos leva à salvação. O Senhor Jesus disse: "Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. (João 17:3) Mas o conhecimento progressivo de Deus nos leva a uma vida santa. "Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor..." Portanto, é essa revelação do conhecimento de Deus que Paulo está orando para que tenhamos, A fim de que a nossa mente e o nosso espírito se abram para esse conhecimento mais pleno, mais íntimo do Senhor. Não conhecer a Deus apenas de ouvir falar, daquilo que lemos nos livros ou nos compêndios teológicos, mas conhecê-lo por andar com Ele, por vivermos em sua Presença. É um conhecimento de intimidade com Deus. 

Em Efésios 1:18, Paulo continua: "iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos". A partir deste momento, Paulo está orando para que os olhos espirituais de cada crente se abram (Obs: Olhos do coração é o mesmo que olhos espirituais, ou olhos do nosso homem interior). Para quê? Para sabermos qual é a esperança do nosso chamado. E é tão importante entendermos que no nosso chamado há esperança. 

O primeiro chamado é o chamado para a salvação. Como Jesus disse em Mateus 11:28-30: "Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve". Ou como diz Isaías 55:1: "Vinde, comprai sem dinheiro e sem preço vinho e leite". Esse é um chamado para salvação, e esse é o primeiro chamado que nós recebemos. Sem sombra de dúvidas, um chamado cheio de esperança. 

Mas há um outro chamado, é o chamado para o ministério, para o serviço cristão, é o chamado para entregar a nossa vida no altar do Senhor (Romanos 12:1), para servir ao Senhor com tudo que temos, com tudo que somos, com todos os nossos dons (1 Pedro 4:10). É o chamado para colocar a mão no arado (Lucas 9:62). Por isso, seja o primeiro (o chamado para a salvação) ou o segundo chamado, (o chamado para o serviço, para o ministério), há esperança nesse chamado.

Nós, como cristãos, vivemos uma vida de esperança. O mundo não tem esperança; o mundo vive em desespero, e desesperança. E nós que cremos em Cristo, que fomos chamados pelo Senhor, temos esperança: a esperança da vida eterna, a esperança de que o nosso Senhor Jesus está voltando para buscar o seu povo, para estar eternamente com Ele, a esperança de que as coisas estarão melhorando para aqueles que temem ao Senhor e andam nos seus caminhos, por mais que haja lutas e batalhas à nossa volta. Nós temos essa esperança em nosso coração. 

Por isso, a Bíblia nos diz que Paulo está orando para que os olhos espirituais, os olhos do coração, sejam iluminados para que possamos saber qual é essa esperança do nosso chamado, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos. Essa herança nos santos significa a herança que Deus tem em nós. Nós somos o presente de Jesus para o Pai. A Bíblia diz, por exemplo, em Isaías 53:11, que Ele verá o fruto do penoso trabalho de sua alma e ficará satisfeito; o meu Servo, o Justo, com o seu conhecimento, justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si”. o Senhor Jesus viu o fruto do seu penoso trabalho, e ficou satisfeito. Nós somos esse fruto do penoso trabalho de Jesus; nós, os que cremos, somos esse fruto do penoso trabalho de redenção realizado pelo Senhor Jesus, e ele viu o fruto desse trabalho e ficou satisfeito. Amém!

Veja que texto precioso! Os nossos olhos devem ser iluminados para que possamos saber que em Cristo nós somos a herança de Deus, E que o nosso chamado é cheio de esperança.

Paulo continua em Efésios 1:19: “e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder”. Isso significa também que nós precisamos ter os olhos iluminados para entender qual é o poder de Deus que está disponível àquele que crê. Esse poder está disponível a todo crente; é a suprema grandeza do poder de Deus, é a eficácia da sua força e do seu poder. Cremos que esse poder está disponível para todo crente em Jesus Cristo, desde o novo convertido até aquele que já tem muitos anos de experiência cristã. 

O apóstolo Paulo nos explica, então, que esse poder é o mesmo poder que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. O versículo 20 diz: "o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado e potestade, poder e domínio e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro". 

Portanto, o poder de Deus que está disponível a cada crente é o mesmo poder que Deus liberou na ressurreição de Jesus. É o mesmo poder que ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos, é o mesmo poder que fez com que ele fosse elevado aos céus, é o mesmo poder que o fez assentar à direita de Deus nos lugares celestiais, é o mesmo poder que o colocou como autoridade suprema no universo, “acima de todo principado, potestade, poder, domínio e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro”. É o mesmo poder que fez com que todos os seres fossem sujeitos ao senhorio e à autoridade de Cristo. 

É este poder que está disponível a cada crente em Jesus Cristo. Mas a grande verdade é que, muitas vezes, nós, por não sabermos, não usufruímos desse poder que temos em Cristo Jesus, por meio da Palavra de Deus e do Espírito Santo que habita em nós. 

Porque esse poder já está presente em nós na pessoa do Espírito Santo, e a Bíblia diz que nós somos morada do Espírito Santo, nós somos templo do Espírito Santo. O Espírito Santo habita em nós, trazendo esse poder de Deus para a nossa vida, e nós precisamos viver neste poder, triunfando sobre as tentações, as ações das trevas, sobre o poder do pecado, triunfando sobre todas essas coisas por meio do Espírito que em nós habita. 

Vou repetir mais uma vez para que essa verdade fique firme em seu coração. O mesmo poder que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, o mesmo poder que fez Jesus ser elevado aos céus, o mesmo poder que o colocou assentado à destra de Deus, o mesmo poder que sujeitou a Cristo todos os principados e potestades e poderes e domínio, e de tudo que se possa referir, esse é poder que está disponível a cada crente em Jesus Cristo, desde o mais novo na fé até ao ancião.


Em Efésios 1:22-23 O Apóstolo Paulo conclui dizendo: "E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas." Então, Deus sujeitou todas as coisas aos pés de Cristo e fez de Cristo cabeça sobre todas as coisas e cabeça também sobre a igreja. De modo geral, Ele é o cabeça do universo, e de modo restrito ele é o cabeça da igreja, e isso significa que Ele é a autoridade máxima sobre a igreja; que a igreja vive na dependência de Cristo, sendo guiada, nutrida e alimentada por Ele, como a Bíblia diz em Efésios 5:29. 

Portanto, a igreja está sujeita a Cristo, sendo Ele a cabeça. A igreja não faz nada sem a ação e a direção da cabeça, que é Cristo, e também a igreja é extremamente dependente de Cristo, que é a cabeça. Há uma união vital entre Cristo, que é a cabeça, e a sua igreja, que é o corpo. 

Por isso, o Pai deu Cristo como cabeça sobre a igreja, que é o seu corpo. O texto diz: "A plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas." Em certo sentido, a igreja se torna a plenitude de Cristo. Por quê? Como Deus, Cristo já é pleno em sua essência, mas, como cabeça, Ele necessita do seu corpo que é a igreja. Como noivo da igreja, Ele precisa da sua noiva (Efésios 5:31-32).  E é nesse sentido, que a igreja completa Cristo, assim como Cristo completa a igreja (Apocalipse 19:7-9). 


Que maravilhosa bênção espiritual recebemos nessa porção da Palavra! Que os nossos olhos sejam iluminados para entendermos e compreendermos toda essa riqueza espiritual que o Apóstolo Paulo nos descreve nesse texto precioso de Efésios 1:15-23.

Oração:

Oremos ao Senhor: “Pai, nós Te rendemos graças pela Tua bondade, pela Tua misericórdia. Te rendemos graças, Senhor, porque o Senhor é aquele que abre os olhos do nosso entendimento, e nós Te pedimos: Abre os olhos do nosso coração para que possamos compreender todas as riquezas espirituais que já possuímos em Cristo, como filhos de Deus. 

Pai, que este amor e esta fé transbordem em nosso coração, que o teu poder esteja operando em nossas vidas para que possamos viver essa realidade de desfrute das riquezas espirituais e, que pelo Teu poder, possamos vencer toda circunstância adversa, todas as tentações das trevas, o poder e as armadilhas do pecado contra a nossa vida. Oh Pai Santo, que pelo Teu poder, possamos andar triunfantemente como o povo de Deus e o corpo de Cristo aqui na terra. Nós oramos assim para a Tua glória, no Bendito e Santo nome de Jesus Cristo, e que essa verdade seja estabelecida em nosso coração e em nossas vidas.  Amém! Glória a Deus. 

Deus abençoe sua vida e sua família poderosamente, em nome de Jesus. 

Shallom, shallom. Graça e paz!”

Doações:

Ministério Shallom









Nenhum comentário:

Postar um comentário